Limpeza de fossas sépticas, porque é tão importante realizar?

A fossa séptica é uma maneira de tratamento de esgoto, sendo mais comum em zonas rurais.

Ela funciona como depósito de materiais que bloqueiam a passagem de resíduos, facilitando o tratamento da água e realizando a decomposição.

O recomendado é construir fossas sépticas próximas de banheiros, e é preciso ser instalado num nível mais baixo do terreno para evitar a contaminação quando ocorrer algum vazamento.

Por ser um compartimento que retém matéria sólida, é importante que uma empresa especializada em limpa fossa realize essa limpeza.

Contratando uma empresa de limpa fossa, você fica tranquilo, pois o serviço será realizado da maneira correta, sem danificar a estrutura do imóvel.

A falta de cuidado  pode provocar diversos problemas, principalmente da acumulação de lodo, mau-cheiro e proliferação de pragas.

O acúmulo dessas substâncias pode fazer com que os resíduos e lodo presentes no interior da fossa transbordem.

Devido a uma limpeza insuficiente, as fossas sépticas podem apresentar  outros problemas, podendo ser  necessário até mesmo uma reparação.

Falando em limpa fossa conheça também JK Vazamentos que trabalha com Caça Vazamento Goiânia e pode te ajudar.

Mas afinal, por que é importante realizar a limpeza das fossas sépticas?

A limpeza é essencial para um bom funcionamento da fossa séptica.

A falta de cuidado com a fossa pode provocar vários problemas, decorrentes da acumulação de lodo e outros tipos de substâncias. 

O acúmulo dessas substâncias que falamos anteriormente, pode fazer com que os resíduos e lodo que estão no fundo da fossa transbordem.

Caso isso ocorra, causará muitas dores de cabeça para os moradores, pois começará a exalar mau cheiro, podendo também surgir pragas.

Devido a uma limpeza inadequada, as fossas sépticas podem apresentar  outros problemas, podendo até mesmo ser necessário fazer outra fossa.

O que acontece se uma pessoa não realizar a limpeza da fossa?

Se uma pessoa não realiza a limpeza da fossa periodicamente, em questão de pouco tempo ela vai atingir a sua capacidade máxima e vai começar a transbordar.

Caso esta situação aconteça, você irá sentir um cheiro insuportável, e também colocará a vida das pessoas que moram próximas em perigo. 

E as más notícias não param por aí, caso a pessoa não faça a limpeza ou não contrate uma empresa especializada em limpa fossa, ela pode ser penalizada, em alguns estados, essa limpeza é obrigatória.

Se a limpeza da fossa não for feita da maneira adequada, poderá também contaminar o solo e os lençóis freáticos, e é de lá que a água potável é retirada.

Dessa forma, contaminando os lençóis freáticos, a água que toda a população bebe estará contaminada, causando um transtorno muito maior, colocando em riscos a saúde pública.

Sinais de que a fossa precisa ser limpa

  • A água dos ralos e vaso sanitário começam a sair de forma mais lenta

Se você percebeu que a água dos ralos e vaso sanitário está saindo com dificuldade, fique atento, esse é um dos sinais de que a fossa não está funcionando como deveria.

  • Grama mais verde dos que as demais

Quando uma fossa não está funcionando corretamente, ela começa a vazar pelo quintal.

No começo pode ser um pouco difícil de perceber, mas após algum tempo a grama irá ficar mais verde e maior do que as outras.

Isso acontece porque a fossa vazou e despejou resíduos na grama, ela cresce mais do que as outras que não tem contato com a água.

  • Mau cheiro próximo a casa

Caso a fossa já esteja cheia, com certeza você irá perceber rápido, por conta do mau cheiro que ela começa a exalar. 

O odor pode ir e voltar, e você até pensar que o problema foi resolvido, mas fique atento, e tome as devidas providências para evitar que problemas mais sérios ocorram e contrate uma empresa especializada em limpa fossa.

Este artigo: A melhor explicação sobre poços artesianos, foi originalmente criado pela empresa de marketing e otimização de sites Compania Web, que trabalha com diversos serviços de backlinks e seo para o sites de seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *