Você deseja crescer em sua carreira: Saiba como através do celular

A construção de uma carreira bem sucedida é o grande objetivo de muitos profissionais. Isso porque, além de garantir uma maior estabilidade financeira, ela também auxilia na qualidade de vida. Mas, o que muitos não sabem é que é possível crescer na sua carreira pelo celular.

Afinal, o desenvolvimento tecnológico e o aumento do acesso a dispositivos eletrônicos e à internet permite que a obtenção de conhecimentos técnicos e mercadológicos – essenciais para o desempenho profissional – seja mais facilitada.

Assim, tanto os profissionais CLT quanto os microempreendedores individuais mais esforçados, são capazes de desenvolver um diferencial competitivo importante que é capaz de torná-lo mais apto a promoções para cargos de confiança – como gestao financeira startup – ou para o fechamento de contratos mais rentáveis.

Importância da ascensão profissional

A ascensão profissional feita através da conquista de posições mais elevadas na hierarquia empresarial, como a vaga de gestão de pessoas em startups, ou por meio do fechamento de contratos que façam o seu negócio ser mais próspero, é uma meta que exige muito esforço e dedicação.

Isso porque, considerando o grande número de profissionais ativos e altamente qualificados que entram no mercado de trabalho todos os anos, manter-se competitivo e atraente para as melhores oportunidades é imprescindível para aqueles que desejam construir uma boa carreira.

E, ainda que a obtenção de maiores responsabilidades não seja um desejo para muitos trabalhadores, a falta de interesse na ascensão profissional pode acabar comprometendo a estabilidade do seu cargo atual e até causando a perda dessa vaga.

Afinal, as empresas procuram cada vez mais por colaboradores completos, que estejam em constante aprendizado e que valorizem o crescimento profissional, tanto quanto a própria instituição.

Por isso, que profissionais ambiciosos que investem em curso gestão de marketing e vendas ou outros tipos de atualizações técnicas, que têm metas de crescimento pessoais e profissionais, são tão bem vistos pelo mercado e pelas empresas contratantes.

Como a educação é capaz de promover a construção da carreira

O crescimento profissional e o desenvolvimento da carreira não é uma tarefa que se alcança de repente. É um projeto que envolve planejamento, organização, dedicação, persistência, paciência e muito estudo.

Até porque, a ascensão profissional exige o desenvolvimento de três requisitos importantes: a capacitação profissional – como a graduação em gestão comercial ead melhores faculdades –, a constante atualização teórica e a construção de um networking abrangente e eficiente.

A capacitação envolve a qualificação na execução e desempenho das ações profissionais, garantindo que os trabalhadores tenham a devida familiaridade com as técnicas, softwares e metodologias necessárias para a função ocupada.

Enquanto isso, a atualização é uma forma de manter-se sempre relevante para o mercado, uma vez que permite a modernização dos conhecimentos obtidos na faculdade de vendas, por exemplo.

Isso faz com que os colaboradores estejam em dia com as tendências tecnológicas e teóricas do segmento.

E por fim, uma rede de contatos especializados é tão necessária para os profissionais CLT que buscam por novas oportunidades de crescimento e vagas dentro ou fora da sua empresa de atuação, quanto para os empresários e PJs.

Pois, ela gera uma reputação de autoridade no seu setor e te torna uma referência. Todas essas características e desenvolvimentos podem ser conquistados através da educação e do aperfeiçoamento acadêmico, efetuado por meio de:

  • Cursos técnicos;
  • Tecnólogos;
  • Graduações;
  • Mestrados;
  • Doutorado;
  • MBA, entre outros.

Mas, além disso, o comparecimento a palestras ou congressos e a realização de cursos de línguas, também é outra ótima forma de manter-se competitivo profissionalmente, enquanto constrói uma rede de conexões profissionais valiosas.

Como os dispositivos móveis podem auxiliar o desenvolvimento profissional

Como vimos anteriormente, a educação, o aprimoramento pessoal e a constante capacitação técnica são algumas características fundamentais, presentes em todos os indivíduos que planejam o crescimento dentro da carreira.

Neste contexto, a utilização de celulares e de outros dispositivos móveis do gênero, pode ser de grande ajuda para as pessoas, uma vez que facilita muito a aquisição da formação adicional e da construção de habilidades que podem ser diferenciais importantes em um mercado de trabalho tão concorrido.

Entre as melhores formas de utilizar o aparelho celular como forma de aprimorar a carreira profissional, você pode investir na:

  • Otimização do tempo

Tanto quem trabalha em regime CLT quanto quem possui um negócio próprio, tem uma dificuldade real com a conciliação entre o tempo dedicado ao exercício da função e o período necessário para investir no estudo e no aprimoramento profissional.

Por isso, o uso do aparelho celular pode ser uma ótima forma de otimizar o seu tempo, oferecendo acesso a ferramentas que tornam as ações profissionais mais rápidas ou ainda viabilizando o estudo, mesmo quando se está no transporte público.

Através desses dispositivos digitais você pode assistir videoaulas, escutar podcasts ou audiolivros, ler apostilas em PDF e fazer anotações sobre as matérias de interesse, mesmo estando em ônibus, metrô ou até mesmo no horário de almoço.

  • Estudo à distância

Outra maneira de tornar o estudo mais eficiente é optando pela modalidade de ensino EaD, como a gestão financeira a distancia ou qualquer outro tipo de curso que promova o desenvolvimento profissional.  

Esse tipo de aula pode ser realizado de forma totalmente digital, pelo próprio celular, e com o auxílio de horários flexíveis que são facilmente combinados com as demais obrigações do trabalho.

Além disso, ao realizar a atualização técnica por meio de cursos à distância, você evita a necessidade de se deslocar fisicamente até a instituição de ensino – não tendo que conciliar a localidade da empresa com a da universidade –, sendo capaz de adquirir um diploma de universidades mais renomadas.

  • Desenvolvimento de novas habilidades

Em conjunto com a efetuação de aprimoramentos técnicos formais – como o curso de gestão financeira online, a ascensão profissional exige dos trabalhadores habilidades diversas que são essenciais para uma boa convivência, uma facilidade com a administração das tarefas e uma segurança na tomada de decisões.

Isso inclui:

  • Domínio de línguas estrangeiras, como o inglês ou o espanhol;
  • Aptidão com a gestão de pessoas;
  • Conhecimentos acerca de administração financeira;
  • Perspectiva estratégica e organização;
  • Facilidade com liderança;
  • Inteligência emocional, entre outros.

Com o auxílio dos inúmeros aplicativos digitais que podem ser acessados remotamente pelo celular, fica muito mais simples o acesso a esse tipo de conteúdo ou a professores qualificados que possam ajudar no desenvolvimento desses diferenciais.

  • Criação de um plano de carreira e cumprimento do cronograma

Criar um planejamento estratégico para sua própria carreira é fundamental para conseguir definir com exatidão quais são as empresas em que se deseja trabalhar.

Além disso, ajuda a definir quais são os cargos exatos que são ambicionados, qual o objetivo salarial e em quanto tempo essas metas devem ser alcançadas.

Tudo isso é essencial para garantir que a sua carreira siga pelo caminho desejado e para identificar com exatidão quais são os aperfeiçoamentos pessoais e profissionais que precisam ser feitos ao longo do caminho.

No entanto, este é um plano que precisa ser revisitado com frequência, separando as resoluções por ações que podem ser feitas durante a semana, o mês ou o ano.

E para que isso seja possível, existem inúmeros aplicativos de celular que podem ajudar a manter o foco de cada uma dessas atividades.

  • Criação de uma boa rede de contatos

Como dito anteriormente, a construção de um bom networking é crucial para o aperfeiçoamento profissional, uma vez que é praticamente impossível construir uma carreira sem o auxílio de colegas, que tornam a conquista desses desenvolvimentos técnicos possível.

E esses relacionamentos podem ser estabelecidos durante a realização de um curso de gestão financeira ead, durante as aulas de língua ou em congressos e feiras realizadas. 

Neste cenário, o celular é absolutamente fundamental, uma vez que a sua principal finalidade é diminuir a distância entre as pessoas.

Assim, com o auxílio dos e-mails, de redes sociais voltadas para o estabelecimento de conexões profissionais e até mesmo o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, o distanciamento físico com os colegas de área deixa de ser tão relevante.

Isso auxilia no solucionamento de dúvidas sobre questões do segmento de atuação, no alcance de novas oportunidades de vagas mais prósperas, na atualização sobre as necessidades de aprimoramento das qualificações e até na compreensão sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Em resumo, a utilização dos celulares e dos dispositivos móveis é uma grande aliada no processo de ascensão profissional, tornando as tarefas referentes ao desenvolvimento técnico e pessoal mais otimizadas e eficientes. Tudo sem precisar sair de casa ou gastar muito tempo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *