Dentro do mundo digital, existem diversos meios diferentes de garantir a sua presença dentro da internet, principalmente quando falamos da criação de campanhas de marketing digital ou de publicidade online, afinal, toda empresa nos dias de hoje, como as que trabalham com vidro termoelétrico querem otimizar e melhorar sua comunicação digital. 

Porém, qual estratégia combina mais com você? Qual a ideal para o seu negócio? Muitas empresas focam exclusivamente em ter um site, mas você sabia que existem outras opções? Como por exemplo o hotsite e a landing page, já ouviu falar sobre elas?

No texto de hoje iremos mostrar a principal diferença entre hotsite e landing page e explicar um pouco mais de cada uma dessas ferramentas para você, preparado para conhecer? Então vamos lá!

O que é um hotsite?

Vamos começar pelo hotsite, em uma tradução literal ele significa “site quente”, se trouxemos no contexto do marketing, isso significa promover alguma ação específica, ou seja, ele nada mais é do que um mini site provisório, muito utilizado principalmente em situações sazonais. 

Na maioria das vezes, ele é criado para o lançamento de um produto ou promovido, como algum jogo online, pesquisas e outras ações interativas, possuindo um visual extremamente chamativo para criar uma certa expectativa e hype nos usuários. 

Ele também pode ser usado para evitar o travamento do seu site atual quando alguma campanha faz muito sucesso, se seu compressor de ar odontológico for muito bem visto, talvez seja melhor usar um hotsite para amenizar o tráfego e compartilhar um pouco os acessos. 

Os hotsites possuem algumas características marcantes como possuir uma vida útil determinada, sendo retirados após o período de ações, ele é usado com um domínio adicional ou subdomínio, possuem pouco conteúdo e são mais voltados para conversão, são muito utilizados em links patrocinados e possuem um enorme apelo visual. 

O que é uma Landing Page?

Landing page, ou também conhecida como “página de aterrissagem” tem como principal objetivo a conversão de um visitante em lead, e tem uma funcionalidade muito parecida com um hotsite, tanto que, muitas pessoas acabam confundindo ambos ou nem conhecem direito um ou outro. 

A grande diferença entre eles é justamente o tempo de duração, a Landing page não possui um tempo determinado para ficar no ar, ou seja, ela não expira, a não ser que a empresa queira, isso faz com que muitas vezes, ela não precise necessariamente ser criada para um produto de lançamento, podendo ser montada pensando em um médio a longo prazo, falando sobre serviços e produtos fixos da sua empresa. 

Essa é uma estratégia muito utilizada no Inbound Marketing, com informações rápidas e uma ótima ferramenta para captar leads, entre as principais características dela temos justamente a não dependência de uma vida útil e o apelo visual voltado para o CTA,  de resto tudo é muito parecido com o hotsite. 

Afinal, qual devo escolher?

Agora que você já sabe mais sobre cada uma delas, sempre fica aquela questão, afinal, qual escolher? Qual encaixa melhor no seu negócio? Bom, podemos afirmar que, tudo vai depender dos seus objetivos, ambas são muito parecidas e a grande mudança é justamente em relação a sua finalidade. 

Enquanto o hotsite se concentra mais em um lançamento específico de um produto e possui data de validade, a landing page não, o que faz com que ela tenha maior vida útil e possa ficar no ar mostrando seus produtos como roletes industriais por muito tempo. 

Veja qual se encaixa melhor com seu negócio e aplique dentro de suas estratégias seguindo é claro, aquilo que você busca. 

O que achou do texto de hoje? Agora consegue distinguir o hotsite da landing page? Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.