Você sabe os sinais de que você deve trocar os pneus de seu veículo? Confira quais os detalhes devem ser levados em consideração para saber o momento ideal de realizar a troca, a fim de dirigir com maior segurança e evitar danos ao veículo.

Os pneus são uma das partes mais importantes do seu veículo, pois suportam a carga do veículo, absorvem os choques da estrada e mantêm a direção da viagem estável. Os pneus também são componentes essenciais para frenagem e tração em diferentes superfícies, incluindo cascalho, pavimento e, às vezes, até água e gelo.

Como os pneus do seu veículo são tão importantes, a manutenção adequada é crucial. Quanto melhor você cuidar de seus pneus, mais consciente você estará de quando trocá-los.

4 Sinais de que você deve trocar os pneus do seu veículo

trocar os pneus

Se você notar algum desses quatro sinais, saberá que é hora de substituir por pneus de qualidade, para isso, indicamos a loja Griffe:

Data de fabricação e validade

Devido à ampla gama de fatores que afeta o envelhecimento dos pneus, os fabricantes não podem definir com precisão uma data de validade. Muitos fabricantes de automóveis concordam que você deve substituir seus pneus cinco anos após a data de produção.

No entanto, alguns fabricantes de pneus dizem que os pneus podem durar até dez anos, desde que os hábitos de condução do veículo sejam bons, que os pneus sejam adequados para as vias pelas quais trafega, etc.

Os fabricantes de pneus também recomendam que você inspecione seus pneus anualmente após atingirem a marca de cinco anos. A parede lateral dos pneus fabricados após o ano 2000 contém um código DOT de quatro dígitos. Os dois primeiros números representam a semana em que os pneus foram fabricados e os dois segundos números representam o ano.

Trocar os pneus por causa da Quilometragem

Além da idade, você também vai querer substituir seus pneus se eles tiverem muitos quilômetros rodados. Às vezes, os pneus podem ter apenas alguns anos, mas já têm milhares de quilômetros. Tudo depende de quanto você dirige seu veículo e se dirige por longas distâncias.

Assim como a idade dos pneus, não há um número definido de quilômetros que você deve substituí-los. Alguns fabricantes de pneus têm uma garantia de 40.000 km em seus pneus. Outros fabricantes têm apenas uma garantia de 20.000 km. Em média, a maioria dos pneus é bons até 50.000 km, mais do que isso devem ser substituídos. Ou seja, você terá que comprar pneus novos.

Desgaste

desgaste do pneu

Se seus pneus estiverem danificados de alguma forma, você deve substituí-los. Será preciso trocar pneus danificados, mesmo que não sejam tão velhos ou os pneus não tenham muitos quilômetros rodados.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de danos aos pneus:

  • Desgaste irregular, desgaste central e desgaste unilateral;
  • Quebras de impacto ou protuberâncias;
  • Reentrâncias da parede lateral;
  • Profundidade do piso inferior a 1,6 mm;
  • Cortes e perfurações.

Dirigir seu carro com pneus danificados representa um sério risco de segurança, e é por isso que você precisa substituir os pneus danificados o mais rápido possível.

Banda de rodagem

Quando o piso do pneu está desgastado até certo nível, os pneus não são seguros para dirigir. Você pode verificar a banda de rodagem com um medidor de banda de rodagem ou inserindo uma moeda na banda de rodagem.

  • Como fazer o teste da moeda no pneu?

Pegue uma moeda de R$1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso veja um pouco da parte dourada, fique atento.