pirâmide alimentar saudável

A alimentação é muito importante para a manutenção da vida dos seres vivos. Alimentar-se garante aos nossos corpos repor todos os nutrientes e energias gastos durante a realização das atividades vitais.

Para se ter uma vida saudável, o nosso organismo necessita de proteínas, vitaminas e nutrientes que regulam o funcionamento de várias partes do corpo. Muitos não são produzidos em nós, sendo necessário buscá-los em fontes externas.

Para isso, uma alimentação saudável é bastante importante. E quando falamos de alimentação saudável, estamos falando de uma fonte rica em variedades de nutrientes, vitaminas e proteínas, como já falado acima.

Conhecer quais são os alimentos saudáveis e onde encontrar os nutrientes necessários é bastante fácil quando olhamos uma pirâmide alimentar.

O que é a pirâmide alimentar

De maneira simples e direta, uma pirâmide alimentar é uma representação visual, com elementos gráficos, dos alimentos que são saudáveis, separados por categorias e contendo informações de quais nutrientes eles possuem.

A pirâmide é composta por duas partes principais: a base, os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade e o topo, que devem ser ingeridos com mais moderação.

Os alimentos na base geralmente são do grupo dos cereais, como arroz, por exemplo. E conforme vai subindo, a pirâmide apresenta alimentos de categorias diferentes, com nutrientes diferentes.

No Brasil, para adaptar ao contexto cultural e alimentício, uma nova versão da pirâmide alimentar foi elaborada por nutricionistas, conforme os hábitos alimentares dos brasileiros. Em diferentes grupos, os alimentos são organizados.

Primeiro grupo: base da pirâmide

No primeiro grupo da pirâmide alimentar brasileira, os alimentos saudáveis indicados são compostos de raízes, tubérculos e cereais, como o arroz. Estes alimentos são ricos em fibras e carboidratos.

Por isso, são bastante importantes para o bom funcionamento do intestino e para a reposição das energias gastas pelas células de nosso corpo. Embora possam ser ingeridos com mais frequência, o excesso deve ser evitado.

Segundo grupo: hortaliças

Logo após os cereais, com a recomendação de ingestão de quatro ou cinco porções por dia, estão as hortaliças. Exemplos dela são os tomates, alface, brócolis, couve, dentre outras, ricas em vitaminas e fibras.

Além de nutritivas, as hortaliças são deliciosas, podendo ser bastante aproveitadas em saladas ou incluídas nas receitas de vários pratos, deixando a comida mais colorida e mais reforçada.

Terceiro grupo: frutas

As frutas fazem parte do terceiro grupo da pirâmide alimentar saudável brasileira. Elas são ricas em vitaminas, fibras e minerais, por isso, devem ser ingeridas para se obter uma saúde melhor.

A recomendação é que seja ingerido uma quantidade de cerca de três a cinco porções de frutas por dia. Exemplos são a banana, maçã, caju, laranja, melancia, melão, manga, mamão, etc.

A sugestão é aproveitar as frutas em sucos, chás ou geleias. Outra maneira mais recomendada é consumi-las cruas, natural, pois assim elas concentram mais nutrientes.

Quarto grupo: laticínios

Na pirâmide alimentar, o quarto grupo fica para os alimentos derivados do leite. Eles são representados pelo próprio leite, queijos, iogurtes, etc. São bastante ricos em cálcio, o que os faz serem atores bastante importantes para a saúde dos ossos.

Além do cálcio, os laticínios são ricos em proteínas. A recomendação é procurar os alimentos menos gordurosos, para quem quer aproveitar uma dieta mais saudável. 

Quinto grupo: proteínas

No quinto grupo, encontramos as proteínas como carnes e ovos. Esses alimentos, de origem animal, são ricos em vitaminas B12 e minerais, como o ferro, bastante importante para a composição das células vermelhas do sangue: a hemoglobina. 

As chamadas carnes brancas, derivadas dos frangos e peixes, são as opções mais saudáveis. Elas são menos gordurosas. Fica a dica de dieta saudável, com o consumo de proteínas!

É recomendado consumir de uma a duas porções de carne ou ovo por dia.

Sexto grupo: leguminosas

Representada pelo feijão, as leguminosas são bastante consumidas no Brasil. O feijão é a principal leguminosa na mesa do brasileiro, mas são exemplos deste grupo o amendoim, a fava e as ervilhas, também.

De origem vegetal, os legumes são ricos em proteínas e fibras, bastante importantes para o nosso organismo. É recomendado o consumo de pelo menos uma porção por dia.

Sétimo grupo: óleos e gorduras

Os óleos e as gorduras, embora sejam bastante calóricos e a recomendação de consumo seja bastante cautelosa, também são importantes para o organismo. A margarina, manteiga, óleo de soja, azeite, dentre outros, são exemplos deste grupo.

O consumo desta categoria de alimentos deve ser feito com cautela, pois, pode elevar as taxas de colesterol e ajudar no desenvolvimento de doenças cardíacas, pelo entupimento de artérias. 

É recomendado consumir no máximo duas porções destes alimentos por dia.

Oitavo grupo: açúcares

O último grupo de alimento da pirâmide, os açúcares não são muito nutritivos, embora tenham sua importância. Eles são bastante calóricos, o que pode ser prejudicial, principalmente se você está fazendo dieta.

Mel, sobremesas como sorvetes, doces, etc., são exemplos de alimentos da categoria dos açúcares. Eles não possuem muitas vitaminas e minerais. Por isso, a recomendação de consumo é muito baixa.

É recomendado ingerir no máximo uma porção desta categoria de alimento por dia, para evitar complicações para a saúde.

Faça uma alimentação saudável

A pirâmide alimentar serve de modelo para mostrar onde encontramos os nutrientes necessários para uma vida mais saudável. Consumir os alimentos sugeridos pela pirâmide trará mais benefícios para a saúde.

Consulte um nutricionista, que acompanhará o seu caso e te dirá como fazer uma dieta saudável, que seja equilibrada, contendo os alimentos corretos e na medida certa.

O segredo é manter sempre o equilíbrio, até mesmo na alimentação. Não corte de maneira radical certos alimentos, mas também não os consuma exageradamente. Examine quais comidas poderão fazer parte do seu cardápio.

Dietas radicais podem ser tão prejudiciais como comer com desequilíbrio. Procure a ajuda de um profissional, para que sua alimentação seja guiada de uma maneira correta, de um ponto de vista nutritivo e com respaldo científico.

A pirâmide alimentar apresentada neste artigo é baseada nos hábitos alimentares brasileiros, deixando de lado os padrões alimentares da sociedade americana.

Uma dica boa é pesquisar sobre as panelas red silver, ou outras similares. Você consegue fazer alimentos saudáveis de forma simples.