Por que você deveria fazer mais cursos online?

Não dá pra negar: conhecimento é poder! Aprender coisas novas e adquirir um novo conhecimento faz com que uma pessoa aprenda novas habilidades, um novo ofício ou até mesmo saiba argumentar melhor sobre um determinado assunto.

E quando falamos nas vantagens de se aprender coisas novas, é comprovado que vivemos na melhor época para isso! Hoje, a facilidade de acesso e alcance da internet possibilita o alcance aos mais variados tipos de conhecimentos. 

Seja para entretenimento ou trabalho, hoje a internet já é parte fundamental da nossa vida, estando sempre na palma da nossa mão, na TV, escritório, quarto, etc… e se temos algo tão poderoso ao nosso alcance, por que não aproveitar para adquirir conhecimentos e melhorar nossas habilidades.

Esse seria o principal motivo para você buscar aprender coisas novas pela web: ela já existe e está sempre próxima a você. E como dizem muitos especialistas, a internet (em especial o Google) facilitou o acesso à informação e trouxe a resposta para as mais variadas perguntas e problemas.

Quer aprender a consertar celulares? Melhorar sua dicção? Aprender uma boa dieta fácil para emagrecer? Se tornar um coach? Tudo isso você encontra nesse lugar mágico chamado internet. Está tudo lá através de vídeo aulas, apostilas digitais, sites e blogs variados e claro, cursos online.

Existem muitas vantagens em fazer cursos pela internet. Os motivos para estudar online já foram falados acima, mas podemos detalhar e reforçar:

 

  • A internet torna o acesso mais fácil a cursos e aprendizados
  • É possível encontrar cursos dos mais variados assuntos
  • Cursos com carga horária e certificado compatível com o mercado
  • Cursos gratuitos e pagos podem ser facilmente encontrados

A pandemia nos deu outra visão

Vivemos recentemente uma situação terrível na época da pandemia. Lamentamos não só pelas milhares de mortes mas também pelos efeitos negativos na economia e nos empregos. Muitas pessoas tiveram que se adaptar, tendo que ficar mais em casa e se adaptando ao modelo de trabalho home office.

E claro que não dá para esquecer aquelas que perderam seus empregos ou tiveram que parar a faculdade, devido à necessidade do distanciamento. Pela necessidade, muitas dessas pessoas passaram a olhar com mais atenção para o que a internet oferece, que poderia auxiliá-las.

Plataformas de cursos online relataram um aumento nas inscrições em cursos livres e profissionalizantes, evidenciando que muitas pessoas passaram a procurar alguma solução, buscando uma nova oportunidade online e conhecimentos para exercer um novo ofício.

Vale lembrar que até as crianças foram adaptadas a um modelo de ensino online, e embora a maioria não tenha se adaptado, muitos pais aprovaram o modelo, como forma de alfabetizar a criança sem sair de casa. Acredite: isso não é incomum! O grande empresário Flávio Augusto já afirmou que seus filhos foram alfabetizados em casa.

As vantagens de fazer um curso online

Muitas pessoas ainda preferem os cursos presenciais, ir até o local nos dias das aulas e aprender pessoalmente. E claro, esse modelo tradicional de aulas tem sim muitas vantagens.

O foco aqui é reforçar as vantagens de se aproveitar a internet, tão presente na nossa vida, para aprender e não apenas para o entretenimento.

Podemos citar como vantagens de se estudar e fazer cursos pela internet:

  • Ganho de tempo: a maioria dos cursos na internet possibilitam ao aluno assistir mais aulas em menos tempo. Isso faz com que o curso seja concluído mais rápido e o conhecimento seja adquirido em menos tempo
  • Economia: cursos presenciais tendem a ser mais caros, pois envolvem gastos com o local e com os instrutores. Já uma escola que disponibiliza cursos na internet não teria esses gastos, possibilitando um valor mais acessível às aulas.
  • Praticidade: como já foi dito, a internet está no nosso celular, computador e até na TV. dessa forma, é possível assistir a vídeo-aulas em qualquer um desses dispositivos.
  • Conforto: é possível acompanhar as aulas de onde você estiver, inclusive no conforto da sua casa e junto da sua família.

Bom, essas são algumas das vantagens de se usar a internet para estudar e fazer cursos. E como já foi dito várias vezes nesse artigo: vale a pena aproveitar o acesso a tantas oportunidades que a internet nos possibilita.

Lembre-se: conhecimento é algo muito valioso. Não importa o que você gosta e busca, a internet pode sim te ajudar a encontrar. Pode ser um conhecimento que ajude a conseguir um emprego, aprender uma nova habilidade, melhorar a saúde, aumentar sua espiritualidade, aprender a cozinhar, etc.

Aproveite essa oportunidade e use a internet ao seu favor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *