Estomatite: quais são as causas e tratamentos?

A estomatite é uma doença caracterizada por feridas nos lábios, língua, gengivas e bochechas, semelhantes a feridas e feridas na boca, que podem ser únicas ou múltiplas, sendo acompanhadas por outros sintomas como dor, inchaço e vermelhidão.

Essa condição pode ocorrer como resultado de pancadas e traumas na boca, que podem ser causados ​​por escovação muito vigorosa, ou como resultado da ingestão de alimentos ácidos, deficiências nutricionais ou infecções bacterianas ou virais.

Além de ocorrer muito em adultos, é valido dizer que também afeta crianças e o acompanhamento de um dentista infantil pode ser fundamental para o tratamento.

Afinal, ele é feito com base na gravidade dos sintomas, frequência de aparecimento e causa, mudanças nos hábitos alimentares, melhora na higiene bucal ou uso de pomadas com propriedades antivirais, etc.

Sintomas de estomatite

Os principais sintomas da estomatite são lesões orais que se assemelham a úlceras, com outros sintomas como:

  • Dor na área lesionada;
  • Sensibilidade oral;
  • Dificuldade para comer, engolir e falar;
  • Desconforto geral;
  • Desconforto bucal;
  • Inflamação ao redor da lesão;
  • Febre.

Além disso, a higiene bucal pode não ser feita adequadamente devido à dor e desconforto, por isso também é possível notar mau hálito.

Na presença de sinais e sintomas de estomatite, é aconselhável consultar um clínico geral ou dentista para criança (caso seja estomatite infantil) para que a causa possa ser investigada e o tratamento mais adequado possa ser iniciado.

Como obter um diagnóstico de estomatite?

O diagnóstico inicial de estomatite é feito por um médico ou dentista com base nos sinais e sintomas presentes e sua frequência, considerando os hábitos e histórico de saúde do paciente.

Exames laboratoriais também podem ser realizados para determinar a causa da estomatite, sendo recomendada a análise microbiológica da ferida, biópsia da lesão e exames de sangue, como hemograma e doses de vitaminas e minerais no sangue.

Razão principal da estomatite

A estomatite pode ocorrer devido a uma variedade de condições, principalmente:

  • Usar uma escova de dentes com cerdas muito fortes;
  • Escovar ou passar fio dental com muita força;
  • Uso de aparelhos ortodônticos;
  • Comer alimentos muito ácidos;
  • Deficiências de nutrientes (ferro, vitaminas B, vitamina C, ácido fólico);
  • Quimioterapia;

Além disso, a estomatite pode ocorrer devido a infecções virais, fúngicas e bacterianas. No caso das bactérias, as que causam estomatite geralmente fazem parte da microbiota normal e aumentam em concentração devido à redução da atividade do sistema imunológico.

Em termos de vírus, a principal causa de estomatite é o vírus do herpes, por isso esse tipo de estomatite é chamado de estomatite herpética e é caracterizada por feridas na boca, gengivas vermelhas e sangrando.

O que é estomatite infantil?

A estomatite infantil é uma doença inflamatória na boca que afeta e causa dor na língua, gengivas, lábios, bochechas, céu da boca e garganta das crianças. Esse problema pode causar sintomas como febre alta, feridas e até irritabilidade.

Muitas vezes, a estomatite em crianças pode ser causada por uma infecção por um vírus, como o vírus do herpes simples, que afeta bebês e crianças menores de 5 anos.

Quando alguns dos sintomas acima são percebidos, é importante levar seu filho ao dentista de criança para que ele investigue a causa e sugira o tratamento adequado para o bebê, geralmente com medicamentos para diminuir a febre.

A estomatite em crianças não é grave, se detectada precocemente, não representa risco para a criança, se a causa do vírus for herpes, é fator de risco e pode atingir os olhos.

Um dentista emergência 24 horas infantil pode detectar a estomatite infantil em uma única avaliação na boca de uma criança, mas a causa precisa ser descoberta e investigada para que o tratamento adequado possa ser iniciado.

Como funciona o tratamento para adultos e crianças?

O tratamento para estomatite envolve a limpeza da área afetada a cada três horas, além de gargarejar com um enxaguante bucal sem álcool. Comer uma dieta branda sem alimentos salgados ou ácidos pode reduzir os sintomas e ajudar a reduzir as lesões.

Durante uma crise, algumas medidas naturais, como o uso de extrato de própolis e gotas de alcaçuz, podem ser usadas no local da ferida, pois podem ajudar a aliviar o ardor e o desconforto.

No entanto, se as feridas forem recorrentes, é uma indicação procurar um médico de família ou clínica dentista 24 horas, pois como no caso do vírus do herpes, pode ser necessária medicação.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento da estomatite aftosa, existem algumas medidas preventivas, parecidas com o pós operatório da cirurgia de dente incluso,que podem ajudar na recuperação, como:

  • Mantenha uma boa higiene bucal.
  • Faça gargarejos com água morna;
  • Evitar alimentos muito quentes;
  • Evite alimentos salgados ou ácidos.
  • Não toque na ferida e depois toque em outros lugares;
  • Mantenha a área hidratada.

Além disso, é importante beber bastante água para se manter hidratado durante o tratamento, pois recomenda-se uma dieta mais líquida ou pastosa à base de cremes, sopas, mingaus e purês.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.