Fazer uma boa análise de concorrência não é apenas interessante, mas sim primordial para iniciar os próximos passos de sua empresa, seja ela de um ramo automotivo á um de rebocador elétrico, só para citar alguns exemplos.

No fim das contas, esse conceito será uma balança (positiva ou negativa) para sua empresa, já que moldará os pontos fortes, ou seja, os diferenciais incríveis que você já está aplicando, mas também e aqueles que ainda precisam ser reajustados em relação aos demais. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

O que é uma análise de Concorrência?

Uma análise de concorrência avalia não só os produtos e serviços, mas também as táticas de venda e estrategias de marketing de quais as outras empresas que estão no mesmo nicho utilizam em seus clientes. É sempre importante fazê-la ao menos uma vez por ano ou principalmente, no início, quando você ainda esta entendo melhor como funcionará e o que aplicar eu seu negócio. 

Ter essa gana de saber o que os outros estão fazendo e como você pode alcançá-los é primordial para seu sucesso a curto e médio prazo. É algo para fazer parte de sua disciplina organizacional.

Qual é o objetivo da análise de concorrência?

Quando adquire uma impressora térmica não fiscal, é por um motivo específico, certo? Sendo assim, é correto dizer que a análise de concorrência também tem uma finalidade. Ou seja, o ajudará a notar as vantagens e todas as barreiras potenciais de crescimento. 

Esses pequenos atalhos fortalecerão suas estratégias de marketing e negócios, além de manterem sua empresa proativa. Muitos empreendedores operam com base em ideias preconcebidas sobre os demais, mas como saber se elas não são imprecisas ou desatualizadas? Com o termo pelo qual estamos falando.

Como fazer uma boa análise de concorrência?

  • Identificando seus concorrentes detalhadamente: Isso pode parecer simples, mas, na verdade, não é. E devemos trabalhar como uma retífica industrial, que dá acabamento às coisas com as seguintes etapas:
    • Saber quem são os concorrentes diretos: todos que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus, em locais próximos;
    • Saber quem são os concorrentes secundários: quais empresas tem uma gama de produtos e clientes diferentes, mas estão na mesma categoria geral (por exemplo, uma marca de cabo multiplexado e outra de cabo de internet são concorrentes secundários porque ambas vendem itens semelhantes);
    • Saber quem são os concorrentes substitutos: Aquelas que oferecem um catálogo diferente do seu, mas podem ter os mesmos clientes em uma localização parecida.
  • Reúna informações sobre seus concorrentes: Depois de identificar seus concorrentes, passe por essa etapa de reunir informações sobre os 4 P’s:
    • Produto: é importante que compare a qualidade dos seus produtos em relação ao concorrente. Cada detalhe poderá gerar uma nova à venda (cor, fornecedor e etc);
    • Preços: como seus produtos são precificados? Eles variam de acordo com a concorrência, são muito mais caros ou baratos? Você tem uma política de descontos? Como você estima a sua estruturação de custos?;
    • Praça: consegue notar o seu alcance geográfico em comparação com os outros? Caso a concorrência tenha maior poder de amplitude, é hora de investir em marketing digital para alcançar novos horizontes;
    • Promoção: quais táticas de marketing eles estão usando para interagir e se envolver com os clientes? Qual é a presença deles (bem como seus números) nas redes sociais?

Mesmo sabendo que esses quatro tópicos acima podem fazer a diferença, o conceito evoluiu e, por isso, que tal usar essa variação:

  • Posicionamento: Revise seus sites, mídias sociais, detalhes dos produtos e catálogos. Isso vai gerar melhor posicionamento e a autoridade no assunto em questão;
  • Reputação: o que as pessoas estão dizendo sobre os produtos e de seus concorrentes nas redes sociais? Tente gerar comentários positivos e inserir nesses apps, para ter essa confirmação social;
  • Pessoas: Qual é o tamanho da organização desses concorrentes? Qual é o perfil dos colaboradores?;
  • Parcerias: Quem são os fornecedores dessas outras empresas? Há quanto tempo eles trabalham juntos?

Se você nunca fez este exercício antes, sente-se com as equipes e os gestores de maior experiência para coletar os dados e fazer a pesquisa. Em seguida, veja o que descobriram e mapeie os resultados.

Pode ser um pouco trabalhoso no início, mas também é uma forma de verificar se todos estão na ‘mesma página’ quando o assunto é o foco em maiores lucros e no ganho de clientes.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários se você já fez analise nos seus concorrentes antes, e não esquece de compartilhar com aquela pessoa que precisa aplicar isso em seu negócio para otimizar ainda mais! 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.