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As empresas, hoje em dia, podem até se perguntar se vale a pena fazer ações de marketing digital por acharem, sem embasamento, que o público delas está fora da internet e no meio online. 

Dados oficiais do Governo Federal já mostraram que cerca de 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet.

Isso significa, em outras palavras e outros números, que há, aproximadamente, nos dias atuais, 65 milhões de domicílios conectados, o que representa quase 6 milhões a mais do que em 2019.

  • No campo, os dados mostram 74,7% dos domicílios conectados;
  • Há mais smartphones do que a população inteira do Brasil;
  • 87% dos brasileiros utiliza a internet para pesquisar produtos;
  • 70% buscam opiniões online antes de fazer uma compra;
  • É o terceiro país que mais usa redes sociais;
  • O Brasil é a segunda nação que mais usa Instagram;
  • Os brasileiros usuários de internet já somam 155,7 milhões;
  • As pessoas conectadas aumentaram em todas as idades;
  • Mais pessoas conversam pela internet em vez de outros meios.

Ou seja, os dados podem mostrar que praticamente todos os públicos estão na internet, uns mais e outros menos. No entanto, é impossível dizer, nos dias de hoje, que uma empresa não tem público digital, até mesmo um veterinário próximo a mim.

Nem mesmo um alfaiate poderia dizer isso, já que muitos apreciadores da arte de confeccionar roupas e adaptar tamanhos de vestuário elegante e na medida fazem isso, muitas vezes, por meio de grupos nas redes sociais e afins.

Portanto, não há como uma marca não ter presença digital nos dias de hoje. É corporativamente impossível.

O mercado está no espectro online e isso é, praticamente, inegável e incontestável para qualquer tipo de empresário, seja pequeno, médio ou grande ou um coworking por hora para psiquiatras. O mundo está, de fato, cada vez mais conectado.

É possível que mesmo com esses dados à mostra, existam empresários que ainda tenham relutância em se posicionar nas redes sociais ou, sequer, fazer um site para que usuários encontrem a empresa em questão.

No entanto, a limitação do espaço físico é nítida para qualquer companhia que queira crescer. Para quem já tem uma clientela fiel, pode ser que não queira usar esforços para alavancar vendas ou expandir a oferta do serviço.

A questão é: se uma organização quiser mesmo se destacar frente aos concorrentes, conseguir mais espaço no mercado e atingir cada vez mais públicos diferentes e extensos, a internet e o marketing digital são o caminho certo para isso.

Chegou o momento de sair da zona de conforto e pensar em novas estratégias. O mercado consumidor mudou, continua em constante mudança e essa diferença da atualidade pode ser uma ameaça para quem não se adaptou a esse cenário.

A era digital é uma realidade e não há como lutar contra isso. Hoje em dia, é muito mais fácil se adaptar do que ficar no mesmo lugar e, cada vez mais, ficar em uma bolha sem crescimento e fadada a perder mais mercado.

Principais razões para usar o marketing digital

Como já foi destacado, a internet mudou toda a forma de se comunicar no meio corporativo, tanto de empresa para empresa quanto de empresa para seus clientes finais, como acontece com aula de natação iniciante, por exemplo.

Por isso, é fundamental conhecer os principais motivos para investir no marketing digital, que serão apresentados a seguir.

1. Custo-benefício

No marketing digital, é essencial um bom investimento, mas quando comparado aos valores cobrados pelos meios tradicionais de divulgação, como mídia impressa, televisão, rádio e outdoors.

O aporte é visto como de baixo custo, principalmente, quando se considera o Retorno Sobre o Investimento (ROI).

2. Facilidade para medir o retorno

Graças à grande quantidade de dados mensuráveis, que são fornecidos em tempo real por diversas ferramentas de análise contratadas pelas empresas, é possível obter estatísticas logo depois de implementar as ações de marketing digital escolhidas.

Isso dá um bom tempo para analisar os dados, entender a eficácia e mudar rapidamente a rota. É importante tal cenário porque esse modo “data-driven”, ou seja, baseado em dados, demonstra capacidade de a empresa de CNH especial para moto se adaptar.

3. Contato com o público

A internet facilita a interação e a proximidade com o público. É possível estreitar com as pessoas que gostam de uma determinada marca por meio de canais e, também, é viável fidelizar esses clientes.

As técnicas de marketing digital permitem oferecer uma experiência personalizada e eficaz ao lidar diretamente com os clientes e com suas demandas.

Isso resulta em um maior envolvimento e engajamento entre as partes e, consequentemente, maior satisfação dos consumidores.

4. Segmentação

Com o marketing digital, é possível ter o poder de direcionar os esforços das ações e campanhas em quem realmente está interessado no produto ou serviço de uma determinada empresa que faz, por exemplo, controle acesso senha.

Ou seja, segmentar as campanhas traz um ganho muito bom porque dá mais valor ao orçamento e focar naquilo que realmente vai valer a pena, indo direto às pessoas que têm alguma relação ou já demonstraram algum tipo de compatibilidade.

É possível, por exemplo, definir regiões que são de interesse do negócio, definir datas, horários, o perfil do público-alvo, como sexo, idade, estado civil, escolaridade, cargo, profissão, setor de atuação, interesses, entre outros dados segmentáveis.

O melhor de tudo isso é ter a adaptabilidade de mudar esses filtros em questão de minutos e de forma muito simples e fácil. Nenhuma outra mídia oferece tamanha flexibilidade na hora de atingir um público.

Além desses diferenciais, com as ferramentas escolhidas pela empresa, é normal que se faça essa segmentação e, logo em seguida, dê para analisar esses resultados e ir cada vez mais certeiro e com assertividade nas próximas vezes de divulgação.

5. Maior exposição

Muitas pessoas, ao ouvir falar de uma empresa ou um produto, seja etiqueta adesiva de controle colorida ou outros tipos, costumam procurar logo em seguida mais informações sobre a marca e o que é, de fato, e como funciona esse produto.

Nessas horas, a organização precisa ser facilmente encontrada pelos potenciais clientes que procuram pelo seu nome ou por palavras-chave relacionadas com o negócio.

Estar na internet já é algo que os usuários já esperam das marcas. Isto é, quando a companhia atende a esse requisito, tendo uma presença digital forte, a credibilidade do negócio aumenta e a possibilidade de conversão também cresce.

6. Fazer frente à concorrência

Não importa o ramo de atuação, seja terapia ocupacional para disfunções físicas ou outro segmento, uma coisa é certa: qualquer empresa de uma determinada área já está na internet.

O meio online diminuiu a distância entre as empresas. Isso significa que o concorrente sempre estará ali lado a lado.

Ou seja, os potenciais clientes podem achar uma empresa e podem, também, encontrar facilmente seus competidores principais.

Investir em marketing digital é garantir que essas pessoas encontrem uma marca de envelope personalizado para convite de casamento antes de outra.

A partir disso, basta escolher as principais formas de fazer isso, seja por redes sociais, artigos que focam em Search Engine Optimization (SEO), anúncios pagos, colabs, influenciadores de vídeo, entre várias outras maneiras de se expor mais.

Escolhendo muito bem o canal que seja aderente à empresa e ao público, executando de forma eficiente e colhendo bem os resultados, há uma boa chance de haver um aumento de exposição, garantindo que outros não vão ultrapassar em termos de visualização.

O conhecimento em relação à marca é algo importante na internet. Com tantas empresas concorrentes e com uma experiência cada vez mais fluida, fica cada vez mais difícil se destacar em meio a tantas opções.

Por isso, é uma frente de mão dupla. Ou seja, é fundamental buscar e implementar ações que engajam o público e é necessário investir muito para fazer com que essas campanhas alcancem pessoas relevantes e que realmente vão ajudar a crescer.

Considerações finais

O marketing digital é, de fato, uma indústria na internet que se criou, se desenvolveu e vem se mostrando com plataformas e ferramentas cada vez mais abrangentes, impulsionando todo tipo de negócio na era digital.

Por causa dos avanços tecnológicos e da influência da tecnologia na interação com o público consumidor, as formas de divulgação de marca e de produtos na internet mudaram muito e, hoje, são primordiais para qualquer negócio crescer.

Embora tenha muitas opções e seja um mercado em constante movimento, com muita concorrência, o marketing digital não é um bicho de sete cabeças.

É interessante que as companhias saibam escolher quais ações vão valer a penas considerando seus esforços de marketing e de vendas. Somente assim é que se produzirá valor na medida e para que os consumidores tenham uma boa experiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.