Twitter e Elon Musk

Saiba quais são as mudanças mais significativas desde que o bilionário assumiu o controle da empresa

As redes sociais estão sempre mudando e evoluindo, trazendo novas ferramentas para que a experiência do usuário seja a melhor possível, para que ele não se sinta distante das coisas do mundo e esteja sempre conectado em tempo real. Cada rede social tem a sua própria proposta, com foco em diferentes vertentes da tecnologia, mas hoje vamos falar sobre o Twitter, que tem ficado no topo dos assuntos mais comentados desde que Elon Musk virou o dono.

Esse nome com certeza é familiar para você, o bilionário Elon Musk é dono de várias empresas, a mais famosa é Tesla, empresa de carros elétricos de alto desempenho. Recentemente o filantropo adquiriu a empresa do Twitter por U$44 bilhões, marcando uma nova era na rede social, e que tem gerado muitos comentários em torno de como ele pretende gerenciar a rede.

Se você gosta de estudar mídias sociais, com certeza vai se interessar por esse artigo, já que o Twitter tem passado por uma série de mudanças em vários setores, indo de demissões em massa até cobrança para ter um selo de verificação na rede social. Abaixo vamos te mostrar algumas coisas que mudaram com a nova gestão, e como Elon Musk enxerga o futuro do Twitter.

1 – A liberdade de expressão no Twitter e o fim do banimento eterno

Uma das principais mudanças que essa nova gestão trouxe é o significado do termo liberdade de expressão, que parece ter se modificado, já que Musk é a favor de que todos possam expressar a sua opinião, até mesmo sobre assuntos delicados e polêmicos. Além disso, o novo dono deu fim ao banimento eterno, que era uma forma que a rede social tinha para banir quem fizesse postagens de cunho preconceituoso ou a favor de regimes extremistas. Musk afirma que isso permite um diálogo mais amplo sobre determinados assuntos, e que nada é totalmente proibido.

2 – A mudança na moderação de conteúdos

Quando falamos de moderar conteúdos, estamos falando de um conceito muito parecido com o que foi dito acima, Musk acredita que se houver dúvida, é melhor que não seja removido. Ele diz que conteúdos muito polêmicos merecem ser excluídos da plataforma, mas que postagens que geram dúvidas devem ser mantidas para que a liberdade de expressão não seja afetada. Mas Elon Musk ressalta que não quer transformar o Twitter em uma famosa terra livre, ele só espera que a rede social seja uma plataforma acolhedora para todos.

3 – A cobrança de assinaturas e os anúncios

Outra mudança significativa da nova gestão é o sistema de assinaturas dentro da rede social, que por enquanto está meio instável. A intenção é criar uma versão premium da rede, que está atrelada a diminuição de anúncios que aparecem ao longo das postagens. Musk acredita que a receita da empresa não deve vir apenas de anúncios, e que até 2028 o lucro vindo dos anúncios deve ser de 45%, atualmente esse valor está em 90%.

4 – O impacto em outras redes sociais

Uma compra desse tamanho não passou despercebida pelas outras mídias sociais, deixando o mercado em alerta para o que Musk pretende fazer ao longo de sua gestão. Quando falamos em impacto, falamos tanto do lado positivo quanto do negativo, mas nesse caso parece que a preocupação se destaca. Desde que Musk assumiu a empresa, muitas marcas que anunciam no Twitter têm ameaçado se retirar caso algumas medidas sejam aceitas pelo novo dono, como a volta de Donald Trump para a rede social.

Vale ressaltar que a maioria das grandes empresas de mídias sociais tem passado por um momento conturbado, com demissões em massa, queda no lucro em até 50% e a queda na receita de anúncios, dificultando o gerenciamento das redes sociais. O que Musk pretende fazer para se manter firme é um mistério, teremos que aguardar as cenas do próximo capítulo, e como o bilionário vai fazer para ganhar apoiadores dentro da própria empresa.