converter acessos

Converter acessos em clientes é o principal propósito de qualquer empresa, afinal se o negócio não conseguir alcançar esse objetivo, suas estratégias de marketing digital não fazem o menor sentido.

De nada adianta ter um site, criar bons conteúdos para um blog e investir em anúncios em diferentes plataformas se esses recursos não transformarem os visitantes em leads para posteriormente se tornarem clientes.

O marketing digital é totalmente voltado para a conversão, e ele oferece diferentes estratégias e recursos para fazer isso. Os anúncios costumam ser mais procurados pelas empresas, mas as estratégias de inbound marketing não devem ser esquecidas.

Inbound Marketing é um conjunto de ações que atraem os usuários para os canais da marca, por meio de conteúdos ricos e relevantes, que vão despertar o interesse das pessoas, conquistar sua confiança e fazer as conversões.

Tudo isso acontece dentro do funil de vendas, um processo que mostra todas as etapas pelas quais os consumidores passam, desde o momento em que conhecem uma marca até o momento em que compram com ela.

Mas para alcançar esse objetivo, é necessário saber como converter acessos em clientes, quais são as vantagens do inbound marketing e conhecer algumas dicas sobre essa estratégia.

Como converter acessos em clientes

O processo de conversão começa com a etapa de atração, nesse período a empresa vai investir em conhecimento e descoberta e, também, em captar a atenção do consumidor para que ele se torne um lead primário.

Para realizar essa ação, é necessário saber criar interesse nas pessoas e nutri-las, algo feito por meio de diferentes estratégias que devem ser executadas com profissionalismo.

Nessa fase, uma auto escola perto de mim vai mostrar para seus potenciais clientes qual é seu problema ao mesmo tempo em que mostra a importância de seus produtos e serviços.

Para que ele se torne um lead qualificado, é necessário mostrar que a marca oferece uma solução indispensável para que o potencial cliente alcance seu objetivo. É aqui que começa o processo de nutrição de leads.

Nutrir significa manter o interesse da pessoa e a internet é repleta de materiais e ofertas. Com isso em vista, é necessário demonstrar para o potencial cliente por que ela oferece a melhor solução e sua autoridade em resolver problemas.

Para mostrar todos esses aspectos para os potenciais clientes, a organização deve investir em algumas estratégias, como:

  • Criação de conteúdo relevante;
  • Fluxo de nutrição contínuo;
  • Marketing de influência;
  • Presença nas redes sociais;
  • Uso de chamada para ação;
  • Construção de landing page.

São técnicas que representam o Inbound Marketing e por essa razão precisam ser realizadas em conjunto, tendo como base uma campanha maior e bem estruturada.

Vantagens de investir em Inbound Marketing

Investir em inbound marketing traz muitas vantagens para empresas de diversos setores, inclusive para uma clínica especializada em topografia computadorizada de córnea.

Uma das principais vantagens é o fato de que essa estratégia é muito mais econômica do que as ações de marketing tradicional ou os anúncios pagos, o que acaba aumentando o retorno sobre os investimentos.

A marca consegue saber exatamente o quanto de seu investimento está sendo revertido em novos clientes e acessos ao site. É muito mais fácil acompanhar as etapas da estratégia e modificar ações quando o resultado não está sendo alcançado.

Todo o processo de atração e preparação dos clientes fica a cargo do setor de marketing, com isso, os vendedores vão receber apenas pessoas que realmente estão prontas para comprar.

É uma ação que auxilia muito na hora de educar a clientela para que as pessoas consigam enxergar valor nas soluções oferecidas. A organização vai disseminar conteúdos informativos e aumentar as chances de negócios.

Um dos principais diferenciais do marketing de atração é que ele não interrompe o consumidor, na verdade é capaz de atrair as pessoas com conteúdos interessantes e faz com que elas procurem a empresa.

Além de atrair naturalmente os consumidores, uma loja de móveis para home office planejado vai conseguir fidelizar seus clientes. Isso acontece porque as pessoas começam a ter uma imagem diferente sobre a marca e a enxergam como referência.

Naturalmente, quem já compra com o negócio se torna fiel e mais do que voltar a comprar outras vezes, vai falar bem sobre a empresa para outras pessoas. Isso é muito importante, tendo em vista a competitividade do mercado.

Se não houver uma boa estratégia de inbound marketing, fica muito difícil para a empresa se posicionar nos mecanismos de pesquisa e obter destaque digital.

A internet oferece muitas possibilidades para destacar a marca, mas ter apenas um site e um perfil nas redes sociais não é o suficiente para gerar engajamento e só ele pode construir uma marca forte nos canais digitais.

A boa notícia é que uma empresa de lavagem fachada não precisa investir muito para estar presente na mídia, por essa razão até mesmo os pequenos negócios e empreendedores autônomos conseguem conquistar relevância com investimentos menores.

Dicas de Inbound Marketing

Para fazer um bom trabalho com marketing de atração, é muito importante investir nas estratégias certas e trabalhar com o seguinte passo a passo:

Conhecer a jornada de compra

A maior vantagem do inbound marketing é que as campanhas são segmentadas, por isso, a marca consegue alcançar o público certo e no momento mais adequado.

Para saber se as informações estão chegando no perfil ideal, é necessário conhecer a jornada de compra do consumidor. Ela é dividida entre as etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Nesse contexto, uma empresa de serviços de manutenção automotiva precisa identificar em qual etapa o consumidor se encontra para criar ações que vão ajudar em suas decisões.

Se a persona ainda estiver na fase de aprendizado a descoberta, preciso de conteúdos úteis para saber um pouco mais sobre os produtos e serviços que procura. Agora, se estiver na fase de consideração, é um momento de apresentar uma oferta.

Criar um blog

A marca também precisa de um blog com conteúdos relevantes e otimizados para que o potencial cliente consiga entender sobre seus produtos e serviços. Mas esses materiais também precisam ser otimizados com as estratégias de SEO.

Entre as principais ações está o uso de palavras-chave, URL amigável, layout responsivo, títulos e descrições bem elaboradas, entre outras práticas essenciais.

Utilizar e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta que potencializa os resultados das estratégias de marketing de atração.

Se o usuário acessou o site de uma confecção de uniforme cozinha industrial e deixou o seu e-mail, é sinal de que ele está interessado nos produtos.

Só que é muito importante segmentar a base de dados, considerando o perfil de interesse dos contatos para enviar mensagens interessantes e úteis.

Isso vai fazer com que a marca fique na mente do consumidor e quando ele precisar de algum produto ou serviço, automaticamente vai se lembrar do negócio.

Criar conteúdos ricos

Os conteúdos precisam fazer parte das estratégias de marketing de qualquer empresa, só que além de produzir materiais para blog, e-book, webinar e outros tipos, é fundamental que eles sejam relevantes e úteis.

O propósito do conteúdo criado por uma clínica de exame demissional é posicionar a empresa entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. Esse propósito ajuda a aumentar a visibilidade na internet, aumenta a geração de leads e as chances de vendas.

Ter uma boa landing page

A landing page é um recurso indispensável para gerar leads e aumentar as taxas de conversão do e-commerce. A função da página é capturar informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone.

Mas para alcançar esse propósito, ela precisa ser funcional e atrativa. A melhor forma de alcançar isso é por meio de títulos simples e diretos, bons contrastes entre as cores, uma boa chamada para ação e layout funcional.

Um fabricante de cano de irrigação 2 polegadas deve trabalhar com outros recursos como provas sociais, depoimentos de clientes, entre outras ações que atraem o público.

Outra dica é usar vídeos curtos que façam um resumo sobre o conteúdo ofertado, uma vez que instigam a curiosidade dos usuários. Para não errar nessas ações, também é fundamental investir em testes A/B.

Considerações finais

Se o propósito das empresas é converter visitantes em leads, então precisam investir nas estratégias de marketing de atração para alcançar esse objetivo.

A internet traz um leque amplo de possibilidades para divulgar a marca, seus produtos e serviços, mas tudo acontece de maneira diferente do que costuma ser no marketing tradicional.

Atrair os consumidores é a melhor forma de mostrar o valor dos produtos e serviços e despertar o desejo de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.