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Um bom planejamento de marketing é importante para que os objetivos de venda a curto e longo prazo possam ser atingidos através de estratégias bem definidas e direcionadas ao tipo de negócio.

São essas ações que orientam e contribuem para o crescimento da empresa. Como ferramenta de gestão, o planejamento está vinculado à gestão do negócio.

Ao elaborar um planejamento de marketing alguns pontos precisam ser atentamente observados, para que os resultados, no final, sejam positivos, tais como:

  • Boa pesquisa de mercado;
  • Obter informações precisas a respeito do público-alvo;
  • Ter um cronograma bem definido;
  • Ser realista ao traçar os objetivos. 

Como, então, obter maior resultado de vendas a curto ou longo prazo de agenda personalizada para que a empresa aumente consideravelmente os lucros? Feito de maneira inteligente, o planejamento traz grandes impactos favoráveis à empresa.

Diferenças em vendas a curto, médio e longo prazo 

Focar nas metas, tarefas e objetivos é fundamental dentro de uma empresa porque vender mais e mais é uma necessidade real e dependendo da estratégia estabelecida pela área de marketing, as vendas ocorrerão em prazos diferentes.

Para a obtenção vendas do serviço de instalação de ar condicionado todo o processo tem de ser eficazmente elaborado, pois o tipo de serviço demanda conhecimentos específicos e outros detalhes extremamente importantes.

 Portanto, existem diferenças cruciais entre os prazos estabelecidos, tais como nas metas de vendas a curto prazo os objetivos são mais simples ou urgentes, e devem ser realizadas em até um ano.

Imaginando que o histórico financeiro da empresa não esteja indo bem, seria uma boa opção vender rapidamente o estoque parado de divisória de ambiente MDF

Geraria lucros mais rápidos, pois as metas de vendas a médio prazo deverão ser realizadas entre um a cinco anos. 

Além das metas de vendas a longo prazo são de alta complexidade de elaboração e a dificuldade tende a ser maior e precisam ser efetivadas em mais de cinco anos.

Tendo dividido essas metas em curto, médio e longo prazo a empresa conseguirá organizar a rotina e definir qual a melhor estratégia para que cada um desses objetivos seja alcançado.

Portanto, estruturar o planejamento internamente proporcionará vantagens para a venda do serviço de instalação ar condicionado janela.

Para maior entendimento do leitor o artigo exemplifica alguns tipos de metas a curto, médio e longo prazo e ao mesmo tempo dicas para obter resultados.

Exemplos e dicas de metas de curto prazo

Para atingir as metas de vendas em qualquer prazo é sempre recomendável criar uma reserva financeira de emergência.

Para essa reserva é necessário escolher as aplicações que tragam maior liquidez e rendimento, como o Tesouro Direto Selic, é um título pré-fixado cuja rentabilidade sempre aponta um crescimento ano após ano.

É urgente a instalação aquecedor gás na residência? Se para o morador não é um serviço tão importante para a comodidade da família reservar dinheiro para a contratação do serviço é indicado. Investir na aplicação citada ajuda bastante.

Outra dica de investimento de curto prazo para maior rendimento são as aplicações em CDBs com liquidez diária. É uma opção de renda fixa onde o investidor empresta o capital ao banco e recebe juros em contrapartida.

Exemplos e dicas de metas de médio prazo

Uma creche educandário particular normalmente não é um custo muito barato para o bolso dos pais.

Fazer um planejamento antecipadamente para colocar os filhos nesse tipo de instituição, por exemplo, requer, também, a realização de uma reserva financeira.

Essa meta de médio prazo vai demandar um período maior para ser concluída. O Fundo Multimercado é uma dica para alcançar esse objetivo. Ele diversifica as aplicações em ativos como títulos de renda fixa e ações até moedas e commodities.

Commodities são bens que não sofrem processos de alteração como frutas, legumes, cereais e alguns metais. O preço das commodities é negociado na Bolsa de Valores Internacionais.

O Fundo Multimercado é considerado mais agressivo e traz uma opção mediana de risco e de retorno. O potencial de ganho é bem atrativo e seguro.

Como dica também uma das opções de obter resultados a médio prazo são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA). Eles são títulos usados para captar recursos nos setores imobiliários e do agronegócio.

Essas opções oferecem taxas de rentabilidade prefixadas e é possível ao investidor saber qual será o retorno financeiro no final do investimento.

Exemplos e dicas de metas de longo prazo

Comprar uma clínica nutrição com certeza vai demorar mais de cinco anos para ser alcançado. Por ser uma meta de longo prazo, o investidor pode optar pela compra de ações.

Ao comprar papéis de empresas (as ações) ele vai se tornar um acionista dessa corporação e os lucros serão obtidos por meio dos dividendos e da própria valorização das ações.

Os dividendos, que são parte dos resultados da corporação, são pagos ao investidor ao longo dos meses na proporção de ações adquiridas. Se as instituições escolhidas pelo investidor registrarem crescimento, os ganhos também aumentarão.

Tais dicas citadas também se aplicam aos responsáveis por uma empresa e são totalmente passíveis de escolha para que resultados sejam obtidos de acordo com o objetivo escolhido.

Direcionando o cumprimento de objetivos para a área de marketing elencamos algumas ações de vendas que podem ser aplicadas para bons resultados a curto prazo, tais como:

  1. Aumentar a presença online;
  2. Investir em marketing de conteúdo;
  3. Criar programas de fidelidade;
  4. Facilitar o relacionamento e contato com o cliente;
  5. Criar um senso de urgência.

Com essas estratégias a empresa aumentará as vendas e algumas vantagens serão percebidas:

  • Melhoria na relação com os clientes;
  • Melhoria do posicionamento da marca, serviço ou produto no mercado;
  • Visibilidade para o negócio;
  • Abertura de portas para a fidelização de clientes;
  • Manutenção das vendas a médio e longo prazo.

No caso de vendas a longo prazo, podemos destacar como estratégias de marketing algumas das seguintes opções:

  • Conheça bem o público-alvo;
  • Identifique o comportamento de compra dos consumidores;
  • Aposte no relacionamento com o cliente;
  • Identifique e avalie a concorrência;
  • Motive a equipe para vender mais;
  • Invista no treinamento e na qualificação da equipe;
  • Ouça o cliente primeiro, depois fale;
  • Mantenha os valores da empresa;
  • Fique por dentro das novidades do mercado.

Focar a longo prazo não significa que os resultados das ações terão retorno em meses, após serem aplicadas.

A intenção, nesse caso, é ter um relacionamento por mais tempo com os leads e dessa forma aumentar a taxa de conversão e isso pode ser realizado com os contatos que já existem na base de dados da empresa.

O vendedor do serviço de assentamento de paver precisa manter ao menos um nível básico e reativo de relacionamento com o cliente que busca por isso. O que ele realmente quer e quais são as oportunidades de negócio que ele oferece.

Esses níveis de relacionamento exigem responsabilidade de contato pós-venda a fim de saber como foi o atendimento e o uso do produto ou serviço oferecido, realização de follow up constantemente e construção de um nível de relacionamento proativo.

A partir do momento em que o cliente passa a confiar na empresa, a fidelização e o aumento de vendas crescerá, levando aso seguintes benefícios a longo prazo:

  • Maiores taxas de conversão;
  • Melhor recorrência de compra;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento do volume de indicações;
  • Queda nas taxas de cancelamento de compras.

As estratégias de vendas para obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo precisam ser detalhadamente planejadas.

Considerações finais

Portanto, encontrar clientes potenciais, manter esses clientes, conhecer a concorrência são alguns fatores que contribuem para o aumento das vendas e do lucro da empresa, independentemente do objetivo escolhido.

Ações bem focadas e trabalhadas pelo marketing e pela equipe de vendas, flexibilizam a compreensão e entendimento do produto ou serviço por parte do cliente. Ele, na verdade, está à procura de uma solução para o que busca e não somente a compra.

 A empresa apenas crescerá se as metas de curto, médio e longo prazo forem bem definidas por um bom planejamento estratégico. Isso permite que o esforço da instituição e dos colaboradores atinjam os resultados esperados.

Pense em um planejamento completo, que permita o acompanhamento dos processos com tranquilidade, tempo adequado para manter contato com o cliente, checar informações, fidelizar clientes novos e manter os atuais.

Esses não são os grandes objetivos de uma empresa? Monte, então, um planejamento de curto, médio e longo prazo para garantir retornos financeiros qualificados ao negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.