O buzz marketing é uma estratégia que tem como objetivo criar uma grande quantidade de conversas em torno de um produto ou serviço. Esses diálogos podem acontecer offline, como em rodinhas de amigos, ou online, nas redes sociais.

Para que uma campanha de buzz marketing tenha sucesso, é importante que ela seja inovadora e capaz de despertar a curiosidade das pessoas e não ser uma bomba de vácuo. Além disso, é preciso escolher bem os canais de divulgação da campanha, de forma a atingir o público-alvo desejado.

Neste artigo, vamos mostrar 4  formas diferentes de aplicar o buzz marketing na sua empresa. Gostou do tema e quer saber mais? Então fique com a gente! 

Por que o buzz marketing é tão eficiente?

O buzz marketing é eficaz porque é uma forma de marketing que se concentra em criar uma conversa em torno de um produto ou serviço. Isso geralmente é feito criando conteúdo interessante o suficiente para as pessoas compartilharem nas redes sociais. 

O objetivo dessa estratégia é aumentar a consciência do público sobre um determinado produto ou serviço e, eventualmente, levar às vendas.

Formas de aplicação do buzz marketing

Buzz marketing pode ser aplicado de diversas maneiras, dependendo do objetivo a ser alcançado. Algumas das principais formas de aplicação são:

1. Criação de conteúdo viral

Uma das formas mais eficientes de se usar o buzz marketing é criar conteúdos que sejam interessantes e relevantes o suficiente para serem compartilhados nas redes sociais, mesmo que o objeto de venda seja um toldo articulado, que poucas pessoas conhecem.

Dessa forma, isso pode ser feito através de textos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo que chame a atenção das pessoas.

2. Promoções e concursos

Uma das formas mais utilizadas para gerar buzz é a realização de promoções e concursos, que costumam ter grande alcance devido às pessoas que os anunciam em suas redes sociais. Essa é uma ótima estratégia para gerar visibilidade para um produto ou serviço.

3. Patrocínio de eventos

Outra maneira interessante de usar o buzz marketing é patrocinar eventos relevantes para o seu público-alvo. Isso pode gerar bastante visibilidade para a sua marca, além de proporcionar um maior envolvimento com o seu público.

4. Ações em rede social

As redes sociais são um excelente canal para utilizar o buzz marketing, pois permitem que você crie um relacionamento mais próximo com seu público e gere interação com ele. Algumas ações interessantes que podem ser feitas nesse meio são postagens regulares, sorteios, enquetes e jogos.

A importância do storytelling no buzz marketing

O storytelling é uma técnica de marketing que tem se mostrado extremamente eficaz para gerar “buzz”, ou seja, conversas e compartilhamentos nas redes sociais.

Dessa forma, as marcas podem usar o poder do storytelling para criar um relacionamento emocional com seu público-alvo. Ao contar uma história, é possível transmitir valores e ideais alinhados com a identidade da sua empresa de manutenção de elevadores, por exemplo. 

Além disso, histórias são mais lembradas do que fatos isolados. Assim, a marca ficará gravada na memória das pessoas por muito tempo. E quando o cliente for tomar uma decisão de compra, é muito provável que se lembre daquela empresa que contou aquela história tão interessante.

Vale ressaltar que o storytelling é uma ótima estratégia para gerar “buzz” nas redes sociais. As pessoas adoram compartilhar boas histórias e isso pode ajudar a marca a alcançar um número maior de pessoas com muito menos esforço.

6 dicas para criar uma campanha de sucesso

Ao planejar uma campanha de marketing, é importante levar em consideração o seu público-alvo e o que você deseja comunicar, afinal, isso servirá como rótulos adesivos para sua marca se destacar no mercado. Para ter sucesso, siga estas dicas:

1. Escolha um tema relevante para o seu público-alvo

Se você não sabe qual é o interesse do seu público, pesquise! Identifique os principais assuntos que as pessoas buscam na internet e utilize esses temas para criar sua campanha e garantir a maior eficiência nesse processo.

2. Crie uma mensagem clara e consistente

Sua campanha deve ter um foco único e passar uma mensagem coerente em todos os canais que for usar para divulgá-la. Isso inclui o texto dos anúncios, as imagens e até mesmo o tonalidade da campanha.

3. Teste tudo antes de lançar a campanha

Não importa quanto tempo você leve para planejar sua campanha, ela só terá sucesso se os elementos escolhidos trabalharem juntos de forma harmoniosa. Portanto, teste anúncios em diversos canais para ver qual funciona melhor e experimente diferentes imagens antes de escolher as que irão compor a campanha final.

4. Lembre-se de medir os resultados

Por fim, é fundamental medir os resultados da campanha para saber se ela está sendo bem-sucedida ou não. Analise os números com atenção e veja onde houve mais impacto para replicar esses resultados em campanhas futuras.