Fidelizar clientes

Fidelizar clientes com o marketing de recompensa pode ser uma opção para fortalecer a conexão da empresa com os clientes. O que é muito importante, afinal, tudo que uma empresa quer é justamente fazer os clientes desejarem a sua marca acima das outras.

E, em cenários cada vez mais competitivos, as empresas devem procurar estratégias que melhorem a relação, fidelizem os clientes e ainda tem que pensar em táticas que façam a marca ter um destaque maior em relação com todas as outras companhias concorrentes.

Por isso que uma clínica de drenagem linfática para o rosto deve sempre usar o marketing de recompensa, dado que ele pode ajudar a fidelizar clientes. Na verdade, toda técnica que possa trazer esse benefício deve ser utilizada pelo time de marketing.

Quando o negócio volta os seus olhos para a fidelização dos clientes, ele não tem só uma melhora nas vendas ou em qualquer outro setor, mas é uma mudança total em toda a empresa. Afinal, o foco será oferecer experiências melhores para todos os clientes.

Assim, uma empresa que vende troféu em acrílico para personalizar deve investir muito em estratégias que tragam a fidelização dos seus clientes. Isso trará para a entidade uma maior economia, pois não vai ser necessário ir em busca de novos clientes.

É muito comum ver negócios gastando milhões para obter novos clientes, enquanto os antigos ficam a ver navios. Isso ocorre porque muitos desconhecem que obter um novo cliente vai custar de cinco a sete vezes mais que manter um atual.

As empresas devem compreender e entender bem essa informação. Um cliente fidelizado não vai exigir o volume de ações que são necessárias para conseguir clientes novos, ao fidelizar um consumidor a empresa também consegue que ele possa divulgar a marca.

Os benefícios da fidelização são maiores: menos gastos, mais satisfação, mais compras recorrentes, menos dor de cabeça em construir campanhas que atraiam novos clientes, tudo isso vai cair sobre as contas da empresa. E se é algo viável, é o que deve ser feito.

Sendo assim, é importante dizer que uma empresa que trabalha com o serviço de homeopatia para alergia a gatos, por exemplo, vai conseguir ter sucesso se focar em fidelizar os clientes que já estão dentro da empresa.

E é crucial, também, ressaltar que todas as organizações passam por etapas, momentos e problemas. Se a entidade está em fase de captar clientes, ela deve fazer, mas se já possui clientes, o foco é fazer com que esses clientes não saiam da empresa.

Por isso, uma marca que faz serviço de assistência técnica da weg deve analisar o momento da empresa e focar no que for importante. É evidente que o marketing de recompensa vai acelerar muito mais essa fidelização.

Conceito de marketing de recompensa

O marketing de recompensas é um tipo de estratégia de marketing que tem como foco melhorar a conexão entre a marca e os clientes, através de um programa de recompensas.

Pode ser pequena, média ou grande, a empresa vai se destacar com um programa de recompensa dinâmico e inovador. E isso é muito importante para os clientes.

O maior diferencial desse formato de estratégia é que ele é capaz tanto de alcançar e atrair novos clientes, quanto estimulá-los a continuar fazendo compras com a empresa, ou seja, esse marketing atua diretamente na retenção e fidelização dos clientes.

Porém, esse não é o único benefício ao investir no marketing de recompensas. Por meio da estratégia, é possível diminuir o custo de aquisição de cliente, simplificar as vendas de novos produtos e serviços, já que os clientes já estarão engajados com a marca.

Nunca antes na história os consumidores estiveram tão decididos do que buscam em sua experiência de aquisição. Dados da SmarterHQ mostram que 63% deles cancelaram as compras com negócios que usaram métodos ruins de personalização.

Desse modo, com o marketing de recompensas, é possível se aventurar nessa brecha do mercado e auxiliar para que o negócio se destaque da concorrência.

Como engajar e mais fidelizar os clientes?

Não tem como negar a necessidade da construção de um relacionamento de confiança entre as empresas e os seus clientes. Um consumidor satisfeito pode se tornar um aliado forte, pois pode ser também um divulgador do negócio.

Segundo um estudo realizado pela SmarterHQ, 90% dos entrevistados disseram estar dispostos a entregar os dados de conduta desde que os negócios forneçam benefícios adicionais que simplifiquem a experiência de compra.

O ser humano é movimentado por um impulso interior na procura por uma meta, o que costuma-se chamar de entusiasmo.

E o que a maioria das empresas ainda não conseguiram definir é a melhor maneira de impulsionar o engajamento, ou seja, entusiasmar o cliente a se relacionar mais estreitamente com a marca.

Uma estratégia muito utilizada é o programa de fidelidade, em que o cliente, à medida que compra os produtos ou contrata serviços, é cadastrado em um sistema de troca de pontos. E isso faz com que ele se torne mais fiel à marca.

Vantagens do marketing de recompensas para marcas

Em seguida, vão ser apresentadas algumas vantagens do marketing de recompensar e como essas vantagens estão ligadas às ações de recompensas:

Experiência mais personalizada

Destacar-se da concorrência é uma meta de qualquer negócio, mas em um mercado cada vez mais forte competitivamente, essa se torna uma tarefa muito desafiadora e complicada.

Os dados não mentem, pois sabe-se que só o e-commerce brasileiro cresceu 22,05% em número de lojas em 2021, passando os 1,5 milhão delas. Nesse contexto, há quem diga que investir em anúncios de mídia paga não é mais necessário para alcançar clientes.

Afinal, os investimentos nesse modelo de divulgação não param de aumentar, provando que a internet pode ser enorme, e existem muitas marcas querendo um pedacinho dela.

Em 2022, cerca de US$ 455 bilhões foram investidos em mídia paga em todo o mundo. Por isso, nunca foi tão essencial que os negócios conseguissem desenvolver algumas soluções personalizadas para se destacar e alcançar mais o público.

Isso porque os clientes buscam por mais do que só um bom produto e serviço, eles desejam ver valor na experiência com a marca.

Engajamento com a empresa

O tempo passa, o mercado se transforma, as táticas de marketing mudam. No entanto, se há uma prática que ainda funciona extremamente bem, mesmo com a evolução e consolidação dos canais digitais, é o marketing dos próprios clientes.

Ter consumidores que indicam a marca aos colegas, amigos e familiares ainda é um avanço para qualquer negócio. Até para uma auto escola preço. Mas, para isso, é imprescindível saber agradá-lo.

O marketing de recompensas age diretamente na emoção que o usuário ou cliente tem sobre a marca. Ao ser recompensado por ter engajado em algum dos canais da empresa ou depois de realizar uma compra, ele vai associar diretamente o benefício à experiência.

Aumento do ticket médio

O fato é que clientes recorrentes adquirem mais. Segundo o estudo da Bain & Company, os chamados return customers tendem a crescer o ticket médio das compras em uma mesma loja ao decorrer dos anos.

Porém, o que faz um consumidor voltar a adquirir uma marca é um tema que envolve vários fatores envolvidos na decisão, desde o valor e o volume dos produtos ou serviços ao atendimento que ele recebeu.

O marketing de recompensas, entretanto, vai surgir como uma estratégia que pode implementar valor a toda essa jornada, crescendo as possibilidades de retorno e, como consequência, elevando o ticket médio.

Fidelização dos clientes

A fidelização de clientes é, talvez, o maior benefício do marketing de recompensas e é, inclusive, um dos objetivos centrais das empresas que adotam esse tipo de estratégia.

Visto que um cliente fiel vale por dois ou mais. Porém, para além do aumento do ticket médio, a fidelização de clientes é um modelo processo complexo que traz vários outros benefícios a uma empresa que trabalha com adestramento avançado, por exemplo.

A fidelização estende a relação entre empresa e consumidor, garantindo a satisfação e fazendo com que ele veja valores agregados à experiência com aquela determinada marca.

Dicas para fidelizar com marketing de recompensa

No decorrer do artigo, pôde-se entender as vantagens de usar o marketing de recompensa, e agora serão apresentadas algumas dicas para que uma marca que vende rótulo champagne personalizado, por exemplo, possa usar ele para fidelizar clientes.

  • Surpreender os clientes de vez em quando;
  • Exceder as expectativas dos clientes;
  • Ofertar o melhor atendimento ao consumidor;
  • Desenvolver uma comunidade ao redor da empresa;
  • Facilitar mais a vida dos clientes;
  • Antecipar os problemas para fidelizar os consumidores;
  • Ser mais transparente.

Todas essas dicas são fundamentais, visto que cada um desses pontos podem auxiliar a empresa com o processo de fidelização dos clientes.

Considerações finais

Desenvolver uma base fiel de clientes evita que as empresas invistam dinheiro em marketing para conseguir novos compradores.

Por isso, uma companhia que trabalha ajudando com o andamento da CNH PCD moto deve investir na fidelização com o marketing de recompensa.

Ao utilizar o marketing de recompensa, a marca vai obter diversas vantagens, como o fato de oferecer algum tipo de recompensa aos clientes, por exemplo. E a maior recompensa que uma entidade pode oferecer é uma experiência inesquecível com os produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.