marketing

Para que um negócio cresça no campo virtual, ele pode contar com a ajuda do marketing de conteúdo, ferramenta que proporciona uma série de vantagens, como prospecção de novos consumidores, otimização do posicionamento da marca e muitos outros. 

Crescendo intensamente nos últimos seis anos, essa área já movimenta expressivamente o mercado, estando presente nas estratégias de desenvolvimento de um empreendimento, principalmente na construção da sua autoridade na internet.

Assim, como pode ser utilizada por qualquer campo, como fábrica que produz placa vermelha mercosul, por exemplo, essa ferramenta tem se tornado cada vez mais popular e também acessível, levando seus benefícios para os mais diversos tipos de negócio.

Desse modo, se torna, ainda mais importante, entender o que é o marketing de conteúdo, qual a sua importância para um empreendimento. Além disso, o presente artigo mostrará algumas estratégias de marketing de conteúdo que podem ser aplicadas em uma empresa.  

O que é marketing de conteúdo

Quando se pensa em marketing, muitas vezes vem à cabeça a ideia que essa área está voltada apenas para capturar os consumidores, ou seja, criar armadilhas para captar os potenciais clientes de uma marca. 

Porém, com o passar do tempo, esse vasto campo foi se desenvolvendo e criou um importante nicho de atuação chamado Inbound Marketing, área que tem como principal objetivo fazer com que os clientes procurem a marca por conta própria. 

Mas essa procura não irá ocorrer de uma forma tão natural assim. Apesar de ter esse intuito, o marketing irá utilizar ferramentas que levem os potenciais consumidores a terem contato com o empreendimento por meio de elementos que agreguem valor. 

E um desses elementos é o marketing de conteúdo, recurso, que nada mais é, que a criação de vários materiais que irão entregar aos usuários, ou seja, público-alvo, informações sobre os assuntos que eles desejam. 

Por exemplo, um profissional está procurando na internet sobre limpeza de vidraças em altura até que encontra um site que não apenas tem postagens sobre o tópico, mas materiais que agregam ainda mais conhecimento, como eBooks. 

A partir disso, esse profissional irá fazer uso desses materiais e terá um contato orgânico com a empresa que dará cursos sobre o assunto que foi pesquisado. Com isso, esse usuário pode se sentir inclinado a se matricular na instituição de ensino. 

Todo esse processo é uma estratégia do marketing de conteúdo, que oferece ao cliente o que ele precisa e, dessa forma, consegue prospectá-lo e realizar a sua conversão. 

Podendo ser colocado em prática por todos os tipos de negócios e profissionais, como nutricionista para terceira idade, essa área do marketing cria autoridade para a marca, ajuda no seu crescimento no mundo virtual e até aumenta o faturamento. 

Com muitos outros recursos que colocam em prática a sua essência, o marketing de conteúdo realiza planejamentos que fazem o público engajar com o negócio, seja de maneira orgânica ou não, sempre se baseando nos conceitos do Inbound, que são:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar. 

Esses quatro passos são o que movem não apenas a área do Inbound Marketing, mas também o próprio marketing de conteúdo, que apesar de estar mais inclinado para a primeira etapa, atrair, têm influência sobre todas as demais. 

  1. Atrair 

Essa primeira etapa consiste em captar a atenção dos potenciais clientes, ou seja, chamar esse público por meio dos conteúdos que são relevantes para eles, como vídeo sobre táxi para cachorro.

  1. Converter 

Depois de atrair os usuários, o Inbound faz o processo de conversão, que é transformar quem está do outro lado da tela em lead com a captação dos seus dados, como e-mail, número de contato e outras informações pessoais. 

  1. Vender 

Com os dados em mãos, os empreendimentos podem então descobrir ainda mais sobre as necessidades desse lead, como se ele procura por veterinário próximo a mim e muito mais, realizando então a venda. 

  1. Encantar 

Por fim, com a venda realizada, cabe à empresa colocar em prática estratégias de encantamento que irão fidelizar esses novos clientes. 

Esse encantamento pode ocorrer por meio de um excelente atendimento, suporte, comunicação recorrente e muitas outras ações. 

A importância do marketing de conteúdo

Com a criação de um site, o empreendimento precisa ter em mente que esse novo recurso não será apenas para que eles estejam na internet, mas sim para que eles sejam vistos, consumidos e que aumentem as chances de conquistar novos clientes. 

Em uma época que o digital ocupa boa parte do tempo da vida das pessoas, fazer desse novo espaço, que acaba nem sendo tão novo assim, um local em que os indivíduos podem encontrar informações completas é um fator essencial. 

Sem contar que os negócios que colocam em prática o marketing de conteúdo ainda irão se deparar com uma longa lista de vantagens, que proporcionam um maior desenvolvimento da marca. Desenvolvimento esse que se estende para o mundo físico. 

Por isso, é recomendado que as empresas realizem essa integração das suas atividades no mundo físico com as ações que ocorrer no universo virtual, pois assim elas conseguem colher mais frutos, como: 

  • Aumento de tráfego;
  • Brand awareness;
  • Maior engajamento com a marca;
  • Geração de vendas;
  • Redução do CAC.

Esses são os principais benefícios que o marketing de conteúdo proporciona para os sites que passam a colocar em prática as suas estratégias. 

  1. Aumento de tráfego 

Quando um site possui mais de um menu com sua história, endereço e algumas imagens, ele consegue aumentar o número de acessos, o que significa que há mais pessoas interagindo com a marca e consumindo os seus conteúdos. 

Por exemplo, se um site de uma loja de material de construção faz uma postagem no seu blog sobre caixa de tomada 4×4, as chances das pessoas que procuram o assunto caírem naquele endereço virtual são enormes. 

  1. Brand awareness 

Outro ponto positivo que surge é o brand awareness, expressão em inglês que refere-se ao conhecimento de marca. Assim, o público passa a ter ideia sobre uma determinada empresa, sobre os seus produtos e serviços. 

Esse é um fator crucial, afinal, segue aquela máxima de que quem não é visto, dificilmente será lembrado. 

  1. Maior engajamento com a marca

Consumindo os seus conteúdos, os usuários passam a interagir com a empresa, criando uma relação saudável com ela, conexão que já diminui toda a trilha que precisa ser realizada para que a venda de fato aconteça. 

  1. Geração de vendas 

Boa parte das empresas desejam sim gerar vendas e aumentar o faturamento, e o marketing de conteúdo é uma forma de se alcançar esse objetivo com maior facilidade. 

Afinal, uma pessoa que assiste um vídeo sobre direção defensiva curso de uma autoescola torna-se mais propícia a se matricular nessa instituição. 

  1. Redução do CAC 

Por fim, o marketing de conteúdo também é uma forma de reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), pois muitas vezes não requer altos investimentos, além que faz o consumidor procurar pela marca e não o contrário. 

Estratégias de marketing de conteúdo

Para que o marketing de conteúdo seja colocado em prática, é necessário desenvolver estratégias que irão fazer com que ele tenha maior assertividade e de fato aumente o tráfego no local em que está presente. 

Assim, o primeiro passo que uma empresa deve dar é conhecer melhor a sua audiência, quem é o seu público-alvo, como eles interagem com os mecanismos da internet, pois só dessa forma poderão escolher os recursos que serão utilizados. 

Como a internet é um campo muito vasto, a produção de conteúdo pode ser direcionada para os mais diferentes tipos de canais, como blogs, plataformas de vídeo, redes sociais, e-mail, fóruns, plataformas de imagens e muitos outros. 

Por isso é tão importante que os empreendimentos conheçam as pessoas que irão consumir os seus conteúdos, afinal, não se pode perder tempo e nem focar em ambientações erradas. 

Conhecendo então os seus potenciais usuários, é hora da empresa atraí-los. Como dito anteriormente, há diversos canais na internet que podem ser alimentados, então cabe ao empreendimento escolher os melhores. 

A partir dessa escolha, ele pode disponibilizar infográficos, eBooks, vídeos, textos e disparar também e-mail marketing, quando já tiverem em mãos os dados desses visitantes que acabaram se tornando leads. 

Após esse processo, então é hora de focar na divulgação. Isso pode ocorrer nas próprias mídias sociais da marca e também de forma paga, com a criação de anúncios. Cabe à empresa escolher o caminho mais viável. 

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma rica estratégia que pode e deve ser colocada em prática por qualquer empreendimento, como fábrica de portaria virtual, loja de roupa e muitas outras que desejam trabalhar a sua autoridade na internet. 

Tendo o poder de aumentar o faturamento das empresas por meio da captação de potenciais clientes, esse recurso também faz com que a marca se torne ainda mais conhecida pelo seu público-alvo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.