Consumidores dentro da Internet

O comportamento dos consumidores dentro da internet é diferente do que acontece nas lojas físicas, e entender essa questão é fundamental para uma empresa antecipar as ações e trabalhar melhor as estratégias de marketing.

Já se foi o tempo em que a maneira como o cliente se comporta era voltado à massa, ou seja, época em que as companhias acreditavam que todos os consumidores tinham as mesmas necessidades, hábitos e pensamentos.

Atualmente, o público está muito mais diverso e as marcas precisam ir além para conhecer melhor a sua clientela. É necessário saber onde, quando, como e por que as pessoas tomam determinadas decisões de compra.

Só que entender tudo isso é bastante complexo e antigamente era ainda mais difícil, posto que não existiam tantas ferramentas que conseguiam processar e analisar dados.

Se você parar para pensar, vai perceber que existem diferentes grupos sociais, faixas etárias, perfis psicológicos e outros fatores que vão impactar na decisão de compra. Portanto, é difícil dizer se uma empresa de fato conhece seus clientes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos esclarecer o conceito de comportamento do consumidor e listar alguns exemplos de como as pessoas se comportam na hora de comprar pela internet.

Comportamento do consumidor: do que se trata?

O comportamento do consumidor são todas as atitudes e influências que levam as pessoas a se decidirem por comprar ou não um produto ou serviço. Dentro do marketing, entendê-lo é fundamental para estudar a jornada do cliente e suas motivações.

Compreender esse comportamento é determinar quando, onde, como e por que as pessoas compram ou não alguma coisa. Nesse contexto, pode-se afirmar que o comportamento é um conjunto de atitudes, percepções e hábitos diante de marcas e soluções.

Uma empresa de american bullies pode usar essa definição objetiva ou ir um pouco além, interiorizando o conceito de que comportamento do consumidor também é um estudo de processos envolvidos na seleção, compra e descarte de produtos.

Esses aspectos também definem o que satisfaz suas necessidades e desejos em determinado momento. Por essa razão, as empresas precisam compreender esse conceito para que possam satisfazer plenamente seus clientes.

O marketing tem como objetivo alinhar as soluções do negócio ao comportamento do consumidor moderno, pois só assim ele será capaz de corresponder às suas expectativas.

Mas isso também envolve criar relacionamentos saudáveis e duradouros que, de fato, vão influenciar de maneira positiva as decisões de compra.

O que influencia o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é influenciado por diferentes fatores, e dentre os principais estão:

  • Fatores culturais;
  • Fatores sociais;
  • Fatores pessoais;
  • Fatores psicológicos;
  • Fatores situacionais;
  • Fatores demográficos.

Os fatores culturais influenciam o que as pessoas comem, vestem, usam e desejam, por esse motivo, uma empresa de direção assistida elétrica deve considerar essa informação na hora de se comunicar com seus clientes.

Os grupos sociais também exercem fator de peso, pois o círculo social determina a necessidade de pertencimento e o status que a pessoa alcança ao adquirir determinado produto ou serviço.

Quanto aos fatores pessoais, são aspectos que independem das forças externas da sociedade, como no caso do estilo de vida, motivações pessoais e valores.

Já os fatores psicológicos são estados emocionais, como traços de personalidade e padrões de pensamento que influenciam a jornada de compra e levam o indivíduo a escolher comprar ou não determinada solução.

Os fatores situacionais abrangem o ambiente físico, ambiente social, o tempo disponível para comprar, a razão para comprar e os estados psicológicos que levam ao desejo de compra.

Por fim, temos os fatores demográficos que ajudam a segmentar o público e são considerados como os primeiros indicadores do comportamento de consumo, como nacionalidade, faixa etária, gênero, classe econômica, entre outros.

Esses fatores continuam agindo na internet, ou seja, eles vão impactar a decisão de compra do indivíduo na hora de comprar qualquer coisa em uma loja online. Portanto, é necessário saber como ele acontece nesse ambiente.

O comportamento do consumidor na internet

Na hora de comprar qualquer tipo de produto ou serviço na web, como camiseta básica, o consumidor tem um comportamento muito diferente do que as empresas estão acostumadas a ver.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a maneira como os clientes se comportam não é algo fixo, pois muda de acordo com o tempo e o contexto social.

Quem compra na internet adota uma postura ainda mais distinta e as empresas precisam se atentar a esse perfil, uma vez que as vendas digitais estão caminhando a passos largos. Alguns exemplos desse comportamento são:

  1. Prefere as compras online

O primeiro exemplo é o fato de que quem compra na internet sempre vai preferir essa modalidade, a não ser que o produto ou serviço que precisa não esteja disponível, o que, atualmente, é um pouco difícil de acontecer.

São pessoas que têm mais autonomia para procurar respostas, e se antes elas dependiam muito do que outros consumidores diziam, atualmente, não dependem tanto disso.

Nesse cenário, uma pessoa que quer construir jazigo familiar pode encontrar empresas na internet que realizam esse serviço e o que outros consumidores têm a dizer sobre elas.

As informações vêm em formato de conteúdo e ajudam as pessoas a resolver seus problemas do dia a dia. Para acompanhar essa mudança, as organizações investem em canais que ajudam a construir sua autoridade, como no caso do blog.

Toda vez que o consumidor precisar de uma solução, basta fazer uma pesquisa e esclarecer todas as suas dúvidas nesses canais.

  1. Procura atendimento customizado

O atendimento customizado, também conhecido como personalizado, consegue satisfazer as necessidades dos clientes e oferece a eles motivos para adquirir um produto ou serviço.

Por meio dele, uma empresa de cerca de piscina em pvc garante mais qualidade e não limita o atendimento apenas antes e durante a compra, mas também depois de vender, fidelizando o consumidor.

Contudo, não são todas as organizações que conseguem oferecer atendimento personalizado, pois, para isso, é necessário fazer com que o cliente encontre tratamento humanizado e que agregue valor ao seu dia a dia.

O negócio precisa fazer um esforço para adequar seus produtos e serviços às necessidades e expectativas do consumidor. Isso porque é muito desagradável falar com um atendente desinteressado e que não demonstra empatia.

Quando isso acontece, acaba prejudicando a imagem da empresa entre os clientes, algo muito difícil de resolver depois.

  1. Compara informações

Antes de comprar qualquer produto ou serviço na internet, como chopeira portátil, o consumidor procura informações e avalia as opções.

Esse processo é muito mais simples porque não é mais necessário se dirigir até a loja para verificar os preços e as condições de pagamento.

A internet oferece diferentes recursos para que os consumidores acessem as informações que desejam e podem avaliar diferentes itens no mercado, o que traz um perfil comparativo e ainda mostra as mudanças de preços.

Outro aspecto que merece destaque é o fato de que a decisão de compra não se baseia apenas na relação custo-benefício, mas em outros fatores, como usabilidade, qualidade, durabilidade e nível de satisfação de outros clientes.

  1. Compara preços

O consumidor digital visita diferentes lojas durante suas pesquisas e dedica um tempo para examinar a descrição dos produtos, olhar as imagens, ver a opinião de quem já comprou, analisar os preços, entre outros critérios importantes para ele.

O site precisa de uma boa comunicação visual para supermercado para atender a todas as exigências do consumidor digital. Tanto é que de acordo com uma pesquisa, 25% dos compradores chegam a visitar até 5 sites antes de comprar.

  1. Preferência por frete grátis

Sem dúvidas, o frete grátis é um dos maiores benefícios para o consumidor moderno, e as empresas podem investir em diferentes estratégias para oferecer essa facilidade, sem prejudicar sua receita.

Um exemplo disso é a entrega expressa durante a noite com um custo adicional, pedidos acima de valor específico, compra de dois ou mais itens ou disponibilizar frete grátis por um período determinado.

  1. Boa experiência de compra

A melhor maneira de melhorar o negócio é oferecer uma boa experiência de compra para o cliente. Quando ele precisa comprar algo como letreiro led, não procura apenas qualidade e preço baixo, mas também uma experiência excepcional.

A experiência consiste em todos os momentos vivenciados por ele com determinada empresa, o que gera a percepção de valor em relação à marca.

Considerações finais

O comportamento e os hábitos de consumo das pessoas mudaram muito nos últimos anos, principalmente quando elas compram pela internet.

O ambiente online bombardeia o público com informações, por isso, os clientes têm mais facilidade para pesquisar preços e encontrar empresas que satisfazem suas necessidades de maneira ampla.

Entender essas características é possibilitar que o negócio seja capaz de acompanhar as tendências comportamentais e atrair um público cada vez mais segmentado e fiel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.