Você estudante de graduação, já deve ter ouvido falar em tempo suplementar, oficialmente chamado de Atividades Complementares.

Basicamente, são atividades destinadas a enriquecer a aprendizagem do aluno por meio de conhecimentos adquiridos fora da faculdade.

A ideia é que os alunos busquem Cursos Para Horas Complementares, palestras, seminários e estágios relacionados ao assunto que eles estudam durante as disciplinas.

Como resultado, ele poderá obter uma compreensão mais profunda de determinados tópicos de seu interesse e se tornar um profissional mais completo e preparado para ingressar dentro do mercado de trabalho

No entanto, muitos alunos se sentem perdidos ao buscar atividades complementares e não compreender por onde eles devem começar.

Com o objetivo de lhe ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo para você. Aqui, você aprenderá mais sobre como as horas complementares e por que fazer cursos a tempo é uma ótima opção.

Vamos lá?

O que é hora extra?

O Ministério da Educação estabeleceu o sistema de horas complementares em 2003 para que os alunos concluam a formação profissional e ganhem uma melhor experiência no processo de aprendizagem.

As atividades complementares tendem a fazer parte da carga horária obrigatória em toda a graduação. Portanto, o aluno deve completar certas horas de crédito adicionais, caso contrário, ele não poderá se formar.

Quantas horas eu preciso?

Cada faculdade tem seu próprio limite de horas complementares, porém, uma resolução emitida em 2007 estipulou que a carga horária não poderia ultrapassar em média de 20% do total de horas do curso.

Mas tenha cuidado! Sair apenas no final do curso para fazer seu tempo suplementar pode atrasar a sua formatura. Portanto, indicamos que você busque por Cursos Online Grátis no objetivo de garantir o seu diploma.

8 opções de cursos com horas adicionais em diferentes áreas de graduação

O Certificado Cursos Online oferece mais de 3000 Cursos Online Gratuitos em diversas áreas, disponíveis inclusive em horário extra na universidade.

A emissão do certificado ocorre após o pagamento de uma pequena taxa, mas o documento é válido em todo o território Brasileiro, ele também poderá ser utilizado para outros fins, como cursos de avaliação e provas de concurso.

Para ajudá-lo a começar, listamos abaixo algumas opções de Cursos Para Horas Complementares em diferentes áreas de conhecimento oferecidas pela plataforma:

1. Distribuição e logística

Os cursos de distribuição e logística são uma ótima opção para muitos alunos, principalmente na área administrativa. Além de ser útil para horas extras, o conhecimento tende a ser um diferencial de carreira.

Durante seus estudos, você aprenderá sobre logística integrada, sistemas de informação, marketing, transporte e muito mais. Aproveite para conhecer mais opções de cursos complementares em gestão.

2. Direito Comercial

Para quem está estudando administração ou direito, um curso complementar de direito empresarial tende a ser a melhor escolha. Através de seus estudos, você aprenderá mais sobre o direito tributário corporativo e a legislação sobre o assunto.

A plataforma oferece cursos para crédito complementar dentro da área de direito, auxiliando os alunos a compreender mais sobre licitações e contratos.

3. Marketing Digital

Outro curso complementar que merece destaque nesta lista será o de marketing digital. O estudo é de grande ajuda para estudantes de diferentes graus em publicidade e publicidade, marketing e gestão.

Durante seus estudos, você aprenderá mais sobre a teoria e os métodos do marketing digital e como construir uma pesquisa de mercado passo a passo. No entanto, se desejar, você pode saber mais sobre as opções de cursos de comunicação e marketing.

4. Gestão de recursos humanos

Se você estuda Recursos Humanos, este curso tende a ser a escolha certa para você. Entre os principais temas dentro do estudo, podemos citar: Recrutamento e seleção, compreendimento sobre os cargos, programas de incentivo e funções de RH.

A ideia é que você aprenda a gerenciar RH do início ao fim, lembre-se de conceitos que viu na faculdade e aprofunde seu conhecimento de novos tópicos.

5. Psicologia Escolar

Para quem está na área de psicologia ou educação, um programa de psicologia escolar tende a ser uma excelente opção de tempo extra.

Conceitos, definições, questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem são alguns dos temas abordados no curso. A plataforma também foca em cursos da área da psicologia.

6. Alfabetização

Se você está na área da educação, o Certificado Cursos Online tem uma variedade de cursos de horas complementares projetados para você escolher. Os cursos gratuitos de alfabetização online estão entre os mais populares.

Nos materiais, você verá mais sobre todo o processo de aprender a ler e escrever, o que sugerir em aula e sobre como planejar as atividades de alfabetização.

7. Gestão e gestão de obras

A plataforma oferece vários cursos complementares para os estudantes de engenharia civil, sendo o mais popular o de Gestão e Administração. Afinal, o curso ensina tudo, desde orçamento até aconselhamento sobre fluxo de trabalho.

A instituição oferece cursos de materiais de construção, formação de estruturas, AutoCad e muitos outros. Entre na plataforma e entenda mais sobre as qualificações do curso.

8. Gestão ambiental

A gestão ambiental é um dos temas mais relevantes da atualidade, relacionado ao uso inteligente de todos os recursos naturais. Quem optar por se aprofundar no assunto conhecerá todos os impactos ambientais e as medidas no objetivo de reduzir os danos.

Portanto, os cursos complementares em gestão ambiental podem envolver diferentes níveis, incluindo diversas áreas de conhecimento.