Aprender um novo idioma é sempre um desafio. Embora o espanhol possa parecer mais simples para os brasileiros, é muito comum confundir expressões com o português.

Com o objetivo de evitar o “portuñol” e ajudá-lo a aprender mais facilmente, montamos um guia com dicas para aprender espanhol rapidamente – e se divertir ao longo do caminho.

Além dessas dicas, se você deseja melhorar mais ainda o seu espanhol, indicamos que você faça um Curso de Espanhol Online.

9 dicas para treinar espanhol

1. Tenha um objetivo para aprender espanhol

Ter um objetivo vai lhe ajudar a se concentrar em seus estudos. Se você deseja treinar o seu espanhol para viajar, procure um dicionário que seja amplo, com boas expressões que são usadas no dia a dia.

Como, por exemplo, você deve pesquisar ajuda em guias de viagem e aprender sobre os termos que estão relacionados a reservas, culinária e muito mais.

Se você tem o objetivo de usar o espanhol para estudar no exterior ou ter uma ascensão dentro da sua carreira, você precisará de um vocabulário mais acadêmico com o objetivo de aprender sobre os termos e expressões diárias.

Jamais se esqueça de ser auto disciplinado e estabeleça sempre metas de aprendizado.

2. Leia tudo o que puder ler em espanhol

Este truque é na verdade para impulsionar dentro de qualquer idioma! Vale a pena ler jornais, livros, notícias online – inclusive mudando a configuração de todos os “dispositivos” (telefones, computadores…) para espanhol.

Como resultado, você descobrirá palavras mais comuns e úteis de uma maneira muito intuitiva. Ou você sabe que precisa “baixar arquivo” em vez de “baixar” no Gmail?

Jamais se esqueça de explorar e abusar da diversidade que você pode encontrar dentro da América Latina e mergulhar no cânone literário. Pode parecer difícil no começo, mas logo você vai se acostumar (e amar) tudo o que lê.

3. Fale com pessoas reais

Sempre quando for possível, busque conversar com pessoas reais. Digno de amigos de amigos no Brasil, ou até mesmo encontrar pessoas em grupos ou eventos do Facebook. Outra dica é usar o app Tandem, que pode te ajudar a encontrar um “falante nativo” para praticar com você.

4. Assista a uma novela mexicana – em espanhol!

Sabia que as novelas mexicanas são uma ótima maneira de aprender as conversas do dia a dia ?

Veja as novas da Maria do Bairro e Marimar, ou assista novamente ao nostálgico Carrossel. Se você não gosta de novelas, tudo bem, você pode assistir a séries, como, por exemplo: Narcos, La Casa de Papel e Club de Cuervos.

5. Assista a filmes em espanhol

Existem também muitos filmes que são indicados para aprender mais sobre o idioma espanhol, porém você certamente pode encontrar um excelente filme visitando a Netflix.

Convide seus amigos, participe da maratona de filmes de Almodóvar e divirta-se muito praticando espanhol.

Não existe uma maneira mais fácil de aprender espanhol e, você ainda pode arrumar uma desculpa para assistir a série, basta dizer que você está estudando.

6. Faça uma troca

Estudar no exterior é uma experiência altamente transformadora. Viver em uma nova cultura, ler, ouvir e vivenciar a linguagem 24 horas por dia muda as “chaves no cérebro”.

Pode parecer um pouco difícil no começo, mas depois de alguns dias, você falará e entenderá sobre o novo idioma com mais naturalidade, com o benefício adicional de descobrir novos destinos e fazer muitos amigos.

Então, se você tiver a oportunidade de aprender um idioma no exterior, jamais deixe de aproveitá-la. Mesmo que as férias sejam de apenas 2 semanas, tenho certeza que você voltará se sentindo uma pessoa diferente.

7. Ouça mais música

Ouvir música é uma excelente forma de treinar o seu ouvindo a ouvir em espanhol.

O Spotify tem esta ótima playlist de festa para aprender espanhol rapidamente. Falta a juventude? Que tal ouvir a velha (ou não tão velha) Shakira e Ricky Martin?

O mundo da música é altamente maravilhoso, e nele você pode até ouvir o rei da Espanha. O próprio rei Roberto Carlos cantou suas maiores canções em espanhol.

8. Saiba usar o seu tempo livre

E se, em vez de “passar” no Instagram ou no Facebook a caminho da faculdade ou do trabalho, você pode usar esse tempo para aprender espanhol.

Aproveite os aplicativos gratuitos de aprendizado de idiomas como o Duolingo e treine o máximo que puder.

Os Curso de Espanhol Online podem ser estudados em qualquer momento do dia, eles são completos e altamente versáteis.

9. Não desanime

Em nosso dia a dia agitado, às vezes pode ser difícil dedicar 100% de sua energia ao aprendizado de um idioma. Portanto, não se sinta culpado quando não puder trabalhar duro.

Aprender uma língua deve sempre ser um prazer, e jamais uma obrigação. É muito fácil encontrar uma maneira de se divertir. Sempre quando você não conseguir estudar, respire fundo, organize-se e volte à rotina de estudos, organize os seus estudos e a sua mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.