brinde

Quem nunca recebeu um brinde de uma empresa, loja ou estabelecimento comercial e se sentiu importante, mesmo que por um momento.

Esse é justamente o efeito que essa estratégia de marketing visa causar no consumidor.

Esse pequeno agrado pode ser distribuído em ocasiões como promoções, inaugurações e divulgação. O principal objetivo dessa metodologia usada por empresários, varejistas e comerciantes é fidelizar os clientes.

Com a oferta de uma homenagem, automaticamente, a marca será lembrada de forma positiva.  

Pensando nisso, é essencial pensar, inclusive, na possibilidade de distribuir brindes personalizados, que demonstram uma atenção especial ao público.

Essa técnica se encaixa no conceito de branding, ou seja, de tornar um negócio conhecido e marcar presença na mente das pessoas. Encantar sempre será a missão de todas as técnicas presentes no marketing.

Além do público externo, esse tipo de premiação pode ser feito em um ambiente corporativo, por exemplo. Durante eventos internos, a gestão pode investir na distribuição de brindes ou bonificações à sua equipe.

Dessa forma, o relacionamento corporativo pode ser fortalecido e uma ligação emocional pode ser criada com cada colaborador. 

Tudo isso resultará em um ambiente de trabalho mais harmônico e profissionais cada vez mais engajados em suas tarefas.

Outra forma de adotar a estratégia de branding é atender especificamente a uma necessidade de um consumidor. Um consultório odontológico, especializado em ortodontia, pode apostar em agradar os pacientes que usam aparelho nos dentes.

Neste caso, é possível criar pacotes promocionais que oferecem, de forma gratuita, bandas ortodônticas morelli, responsáveis pela fixação do aparelho ortodôntico, evitando quebras e descolamentos.

Muitas são as possibilidades de causar uma boa impressão à clientela, por isso, é essencial se preocupar com alguns detalhes antes de oferecer brindes promocionais ou personalizados a um determinado grupo. 

Deve-se considerar os seguintes tópicos:

  • Avaliação e estudo do público-alvo;
  • Definição do objetivo da ação;
  • Inovação na escolha do brinde;
  • Valorização da identidade visual da marca.

O cuidado com o estudo da escolha assertiva de um brinde humaniza um negócio perante as pessoas. Cada detalhe planejado para que houvesse um agrado mostra o comprometimento com o grupo atingido.

Um empresário sempre deve ter em mente a ideia de que é mais simples fidelizar um cliente, do que reconquistá-lo. 

Com base nisso, a busca constante por mantê-lo fiel passará a ser algo natural e será cada vez mais aprimorada.

Quais são os tipos de brindes que podem ser distribuídos?

Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de brindes que podem ser distribuídos a um determinado grupo, entre eles, pode-se citar os personalizados e os promocionais.

Os brindes personalizados são feitos para mostrar aos clientes o quanto eles são importantes e o quando a empresa precisa deles. Para isso, oferecem desde canetas até produtos eletrônicos.

Tudo é feito sob medida para que os gostos pessoais deles sejam atendidos, de forma individualizada. Esse compartilhamento fortalece a relação comercial, traz maior credibilidade e fideliza muitas pessoas.

Já os brindes promocionais são distribuídos mediante a compra de um determinado produto ou aquisição de um serviço. Essa estratégia transforma o momento de investimento do cliente em um pequeno ato de gratidão por parte da empresa.

A vantagem da oferta desses objetos em campanhas promocionais é a garantia do ROI (Retorno sobre o Investimento) para ambas as partes envolvidas em um processo de compra. Nestes casos, com certeza, os clientes sairão satisfeitos pelo gasto feito.

Considerando todas essas informações a respeito das duas formas de presentear o público, é recomendável conhecer um pouco mais das alternativas de brindes que podem ser distribuídos.

Dicas de brindes em uma estratégia de marketing

Brindes personalizados e promocionais podem ser distribuídos ao público externo de uma empresa e ao interno. 

Entretanto, dentro dessas categorias, existe uma diversidade de objetos que podem ser oferecidos.

Além disso, é recomendável que essa distribuição ocorra em momentos e datas específicas. 

Pensando nisso, a equipe responsável pelas estratégias de marketing empresarial deve considerar as seguintes dicas de produtos e momentos:

Brindes comemorativos

Nada melhor que complementar um momento de comemoração com uma premiação, que nem sempre precisa ser em forma de objeto, mas como uma ação que agrade o cliente.

No caso de comércios, por exemplo, um coquetel para inauguração de loja totalmente gratuito pode atrair a atenção e confiança do público-alvo. Para que tudo ocorra perfeitamente, é necessário estudar qual o melhor cardápio a ser oferecido.

Se a inauguração acontecer no período matinal, um café da manhã pode ser interessante. Se for no diurno, um almoço. Se for no noturno, um jantar ou petiscos variados.

Brindes internos

Os brindes internos não são voltados aos clientes, mas à equipe de uma corporação. Geralmente, eles costumam ser distribuídos em datas específicas e com o objetivo de reconhecer pequenos esforços de uma equipe.

Nem sempre é necessário um alto investimento para reconhecer talentos, para isso, pode-se usar a distribuição de uma caneta personalizada para empresa, por exemplo. Além de ajudar na rotina profissional, ela será um lembrete de carinho e gratidão.

Outros brindes podem ser distribuídos para equipe interna, como canecas, que evitam o uso de copos plásticos e ainda são úteis para os momentos de café. Ecobags também são boas opções, além de serem ecologicamente corretas.

Brindes festivos

Natal, Páscoa, Dia das Mulheres, Dia dos Pais e Dia das Mães costumam ser datas festivas que geram muito engajamento do público externo de uma empresa e da equipe interna.

Considerando isso, presentear os clientes e funcionários de forma simples e personalizada pode ser uma boa oportunidade de gerar simpatia. Mesmo simples, um bloco de notas personalizado lembrancinha sempre é útil para qualquer pessoa.

Com a distribuição do objeto personalizado, além de agradar os dois grupos, a empresa poderá ser lembrada pelas pessoas, toda vez que elas forem fazer alguma anotação em alguma das folhas.

O mesmo poderia acontecer com a distribuição de outros objetos relacionados a datas comemorativas, como uma necessaire transparente personalizada, que serviria para armazenar objetos pessoais usados no dia a dia de clientes e funcionários.

Brindes especiais

Brindes especiais, geralmente, são feitas sob demanda para um determinado cliente. A intenção é mostrar que a preocupação da empresa está voltada diretamente a ele e suas necessidades.

Suponhamos que uma fábrica seja especialista na confecção de uniformes comerciais, escolares e empresariais. Para movimentar a taxa de fidelização, em um certo dia ela resolve premiar o cliente com uma leva gratuita de uniformes.

O premiado foi uma lanchonete que ganhou um uniforme personalizado lanchonete. Além de agradar o estabelecimento comercial, a fábrica abriu portas para futuras encomendas desse e de outros clientes que se engajaram durante o sorteio.

Brindes de gratificação

Quando gratificados, automaticamente, clientes se sentem motivados a manter a parceria com uma empresa. 

Portanto, é essencial que em determinados períodos, sejam oferecidos brindes e promoções de gratificação.

Esses brindes podem ser objetos ou mesmo serviços. Uma empresa que oferece serviço cabeamento de dados, por exemplo, pode oferecer ao seu público um período com menor custo ou gratuidade limitada para manutenções e instalações.  

O mesmo poderia acontecer com uma empresa que oferece planos de internet. Ao invés de enviar um objeto até a casa dos clientes, ela pode apostar em brindes em formato de gratuidade durante um período ou compra de um pacote e ganho de outro serviço.

Brindes de oportunidades

Como o próprio nome diz, esse tipo de brinde pode ser distribuído em certas oportunidades. 

A intenção é atrair os clientes que estão presentes no lugar, para outras situações que, consequentemente, contribuirão para o processo de fidelização.

Para uma melhor compreensão, imagine o caso de uma loja de acessórios para piscinas que inaugurou há pouco tempo. Por esse motivo, a captação e persuasão de clientes ainda é a sua principal meta para os primeiros meses e anos do negócio.

Pensando nisso, uma nova ideia surgiu, a de formar uma parceria com uma empresa de paisagismo que oferece serviços de paisagismo para piscina. O vale-serviço será entregue mediante a uma compra de um valor mínimo da loja.

Considerações finais

Sendo assim, presentear alguém sempre é uma estratégia para agrados, reconciliações e fortalecimento da relação. 

O mesmo acontece nas empresas que utilizam essa estratégia de marketing para conquistar seus clientes e motivar seus colaboradores.

Os brindes são ótimas alternativas para fortalecer a imagem positiva de uma marca e torná-la memorável a determinados grupos. Por isso, a escolha dos itens e serviços precisam ser assertivos e combinarem com o momento de distribuição.

Datas comemorativas, atos de agradecimento, captação de novos clientes podem ser motivadores para uma boa estratégia de branding. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.