Você é apaixonado por armas de fogo, com certeza sabe que esses itens demandam muitos cuidados, por isso, continue lendo este artigo para saber como fazer a manutenção da sua arma de fogo.

Talvez esta seja uma das questões que mais levantam dúvidas entre os atiradores quando se trata da capacidade de portar armas de fogo.

Essa dúvida pode surgir devido à falta de informações sobre o assunto.

Felizmente, esse quadro muda à medida que as vendas de armas aumentam.

Atualmente, podemos encontrar escolas que permitem a prática de atiradores, mas não basta orientar o usuário adequadamente para não danificar o equipamento.

Com isso em mente, fizemos este artigo com algumas dicas de como fazer a manutenção da sua arma de fogo e as melhores práticas que você deve ter para manter melhor seu equipamento e mantê-lo funcionando corretamente.

É muito importante saber como fazer a manutenção antes de comprar armas de fogo sem registro, assim ela irá durar mais.

Para um bom funcionamento de uma arma de fogo, qual a frequência é preciso realizar a manutenção preventiva?

A resposta mais simples para esta pergunta é sempre após o uso, recomenda-se a inspeção.

Esta manutenção é obrigatória quando a arma está exposta a condições adversas.

Esta manutenção deve ser realizada regularmente para evitar corrosão, por exemplo, se a arma estiver guardada por muito tempo.

Como realizar a manutenção da sua arma de fogo

  • Esfriamento de arma

No caso das armas de fogo, é importante garantir a segurança de quem está conosco, seja no campo de tiro, em casa ou no trabalho.

O primeiro passo antes de fazer qualquer coisa é encontrar um lugar seguro para resfriar sua arma e remover toda a munição da câmara e dos pentes.

Um lugar seguro é um lugar onde um projétil pode ser mantido sem perigo ou ferimento a qualquer pessoa no caso de um disparo acidental.

Depois de seguir todas as precauções, certifique-se de que sua arma esteja realmente fria, guarde sua munição em um local seguro e diga aos outros que sua arma está fria, ou seja, sem munição, antes de manuseá-la.

É importante cobrar por essa prática quando alguém está fazendo manutenção de armas.

  • Desmontagem 

Como você possui uma arma de fogo, com certeza fará a manutenção preventiva necessária para manter sua arma de fogo em boas condições.

Esta manutenção foi desenvolvida para manter sua arma em perfeitas condições de uso, seja manutenção periódica ou pós-uso.

No geral, a desmontagem para manutenção preventiva não requer ferramentas, sempre recomendo usar a ferramenta perfeita para o trabalho.

Nunca faça alterações em suas armas, não apenas danifica sua armadura, mas também custará muito!

  • Limpeza, proteção e lubrificação

Essas três etapas são muito importantes nesse processo.

A limpeza garante que não haja objetos estranhos dentro da pistola que possam afetar seu desempenho.

A proteção serve para evitar que o metal entre em contato com substâncias que possam danificar a arma.

A lubrificação evita o desgaste das peças móveis e facilita a manutenção.

Antes de aplicar produtos oleosos ou líquidos na pistola, use uma escova para remover qualquer poeira que possa conter a pistola.

  • Uso de solventes

O uso desse tipo de produto requer cuidados especiais, pois o solvente é utilizado para remover substâncias grudadas na arma.

Alguns solventes fazem um bom trabalho na remoção do óleo velho, o que requer cuidado extra, pois expõe o acabamento metálico da pistola. É importante reaplicar o óleo para proteger melhor sua arma.

Solventes de pólvora também estão disponíveis, mas é aconselhável usar esse tipo de solvente apenas onde houver excesso de pólvora que o pincel não conseguiu remover.

Aplique uma gota na área e espere o solvente agir.

Remova qualquer sujeira com um pano ou cotonete.

Nesse caso, a escova pode distribuir a sujeira para outras partes da pistola.

Seria melhor usar sempre um pincel adequado ao calibre da arma.