Uma nova profissão? Diferenças entre o radiologista local e online

Apesar de terem a mesma função, existe uma diferença na forma como o serviço de telerradiologia é feito em comparação com o radiologista local. No setor da medicina, a radiologia é uma das áreas mais vitais.

No entanto, muitos não sabem como recorrer a esse serviço, tendo em vista que está presente em vários modelos. Para saber mais sobre esse assunto e quais são as diferenças entre ambos, basta continuar lendo!

Telerradiologia e radiologista

Através da radiologia, é possível diagnosticar com maior precisão doenças, enfermidades e condições. Sendo assim, o serviço dessa área é crucial em todos os hospitais.

Mas, como dito acima, existe um embate entre radiologista online x radiologista local. Pois, há quem não saiba quais são os fatores que devem ser levados em conta antes de tomar suas decisões, ou pelo menos, saber quais são as principais diferenças entre ambos.

Desse modo, entender melhor o que significa esses conceitos e a forma como impactará a instituição é ideal para tomar uma melhor decisão.

Radiologista Online x Telerradiologia: Quais São as Diferenças?

A maior e principal diferença entre esses modelos de serviço fica nítida nas próprias funções. A telerradiologia precisa da internet para realizar o seu trabalho, enquanto o outro fica restrito apenas ao próprio hospital.

Embora seja muito simples de entender a maior diferença entre ambas as modalidades, ainda há muitas dúvidas em relação a como funciona, segurança, entre outros aspectos.

Confira logo a seguir um pouco mais sobre esses pontos, para que você possa esclarecer essas dúvidas.

  1. Segurança

Quando o assunto é a radiologia online e local, a segurança para emitir os laudos é a mesma. Ambos modelos seguem de forme integra o código de ética médica.

Isso significa que os profissionais nunca irão divulgar os resultados de laudos de outros pacientes sem a devida autorização. Então, quanto à segurança ambos são iguais e não há com o que se preocupar.

  1. Confiabilidade

Em relação à confiabilidade, há muitas pessoas que têm receio quanto à telerradiologia. Sendo assim, muitos acabam por escolher um radiologista local, por acharem que são mais confiáveis.

No entanto, nessa questão ambos têm o mesmo nível de confiança. A única coisa que muda é o modo como os laudos são entregues. Enquanto na radiologia local é tudo entregue em papel, na telerradiologia os laudos são enviados por meio da Internet, mas podem ser impressos.

  1. Agilidade

A agilidade é uma questão que ainda levanta muitas dúvidas em relação ao assunto. Afinal, só porque uma radiologia é feita no local, não quer dizer que o laudo seja emitido mais rápido, assim como um laudo emitido pela internet não significa ser mais lento.

A verdade é que a agilidade irá variar conforme a demanda do momento, então não há muitas diferenças entre ambos os modelos. No entanto, a entrega de laudos pela internet pode ser mais ágil.

Em geral, leva 15 horas para a entrega, mas caso seja solicitado urgência no processo, o laudo pode ser entregue em até 30 minutos. Para casos emergenciais, esse ponto faz total diferença.

  1. Acessibilidade

Já a acessibilidade é um dos pontos que apresenta uma maior diferença entre ambos os modelos. Em grandes centros urbanos, é bem simples encontrar radiologistas para atuar na área.

Por outro lado, nas áreas mais afastadas, o cenário muda de figura. Sendo mais difícil de achar profissionais para atuar nessas regiões, o que pode resultar em prejuízos.

Com os laudos online, esse problema não ocorre, uma vez que todo o serviço é feito de forma remota e podem ser enviados para profissionais do mundo todo. Ou seja, não importa qual seja o local ou o horário, sendo um dos pontos mais positivos em relação à telemedicina.

Porém, vale notar que é preciso que o local tenha um equipamento para fazer o exame e um técnico em radiologia. Já a análise e emissão do laudo são feitos pelo próprio radiologista.

  1. Custo

Os custos também são outro ponto que tem grande diferença entre ambas opções. Muitas pessoas acreditam, de forma errônea, que a telerradiologia é uma solução mais cara.

Porém, essa não é a verdade, uma vez que manter uma equipe no local apresenta um custo bem maior. Isso porque será preciso contar com diversos profissionais e suas remunerações mais altas.

Ao passo que uma empresa que presta serviços de laudos online, já tem uma equipe completa e que trabalha 24 horas durante todos os dias. Nesse caso, os clientes não serão responsáveis por pagar os salários e outros benefícios para eles.

Já quanto ao pagamento, o cliente precisa pagar apenas pelo exame laudado. Em outras palavras, a radiologia online oferece um maior custo-benefício.

  1. Radiologia Online

Não há dúvidas de que os radiologistas locais são essenciais. Mas, com os avanços digitais, os radiologistas online podem oferecer uma série de benefícios, tanto para os hospitais quanto para os pacientes.

Esses profissionais também são idôneos e experientes, o que significa que oferecem um serviço de qualidade. Além disso, os custos mais baixos e a facilidade em atender pessoas de todos os lugares do Brasil faz com que essa seja uma ótima opção.

Portanto, para hospitais que procuram oferecer uma solução mais acessível e segura para os pacientes, então a telerradiologia é ideal. Os laudos emitidos de forma remota beneficiam ambas as partes.

Ainda mais para hospitais que desejam fornecer o que há de mais moderno aos seus pacientes, para não ficar para trás.

Conclusão

Em suma, embora sejam similares e ofereçam o mesmo serviço, a telerradiologia e a radiologia convencional têm as suas diferenças. Com a radiologia online, torna-se mais prático, barato e acessível oferecer esse serviços aos pacientes.

E você, o que achou desse conteúdo? Já conhecia essa nova modalidade digital? Qual sua opinião sobre o assunto? Então não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *