Cortina ou persiana saiba como escolher o modelo certo para sua casa

A iluminação em uma casa é algo essencial, mas tudo que é demais estraga, por isso devemos ter muito cuidado na hora de escolhermos a cortina ou persiana ideal para controlar a claridade do ambiente.

As cortinas e lojas de persianas foram projetadas para esse fim, por isso, devem ser feitas com material adequado e instaladas corretamente para que possam exercer suas funções da melhor maneira.

É claro que uma janela proporciona vistas incríveis, mas não podemos ficar totalmente sem uma cortina ou persiana, pois elas garantem mais privacidade, conforto térmico e acústico, além de bloquear os raios solares, não é mesmo?

Continue lendo este artigo e descubra qual a melhor opção para sua casa.

Existem lindos modelos, desde os mais simples aos mais sofisticados, por isso, se você deseja dar aquela mudada nos ambientes da sua casa, esteja atento para saber as vantagens das cortinas e das persianas e assim poder fazer sua escolha.

Vantagens das Cortinas

As cortinas são as mais procuradas, possuem tecidos diferentes, texturas e estampas.

Não podemos deixar de ressaltar aqui, que pessoas com alergias necessitam a lavagem das cortinas regularmente.

Vá em uma loja de cortinas e persianas e procure por persianas automáticas, pois isso ajudará a qualquer dona de casa.

  • Proporcionam uma decoração para todos os gostos
  • Seu investimento não é tão alto
  • Necessita de lavagem
  • Podem ser confeccionadas de acordo com o gosto do cliente

Vantagens das persianas

Se você ainda está em dúvidas sobre as cortinas, então aproveite e leia as vantagens das persianas, com certeza vai te ajudar a decidir qual a melhor opção para você.

As persianas também podem ser encontradas de vários modelos, preços e acabamentos.

Os modelos de persianas mais comuns são as horizontais e verticais, geralmente feitas de pvc e bambu.

  • Deixam o ambiente mais moderno
  • Sua limpeza é muito fácil
  • ideal para ambientes pequenos
  • Não acumulam poeira
  • Ocupam menos espaço
  • Existem modelos elétricos

É importante também analisar qual seria o tipo de cortina ou persiana para cada ambiente da casa pensando na decoração final, os móveis e objetos de decoração precisam combinar, ter harmonia e valorizar ainda mais o cômodo.

Para uma janela pequena, a cortina deve ir até 1 cm do chão, o ideal é que a cortina não toque o móvel. 

Antigamente, as pessoas achavam que as persianas eram somente para prédios comerciais por serem mais sofisticadas e com um precinho um pouco alto.

Mas hoje em dia, designers e arquitetos estão se tornando cada vez mais adeptos a esses elementos para residências, pois perceberam sua versatilidade, praticidade e elegância.

Você pode optar pela instalação de papel de parede com cores mais vibrantes ao invés dos mais clean. Aposte no que melhor define sua personalidade!

Por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das opções antes de realizar a compra, desse modo, você conseguirá fazer uma excelente aquisição e garantir sua satisfação por um bom tempo.

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, as persianas podem ser uma boa opção, pela sua praticidade.

Mas se suas janelas são grandes, as cortinas podem harmonizar melhor, e também é uma opção mais acessível para quem quer transformar o visual do ambiente sem gastar muito.

Tudo isso deve estar alinhado ao seu gosto, às suas expectativas de manutenção a longo prazo, os objetos de decoração já existentes nos ambientes devem andar em harmonia.

Parece muita coisa para se levar em consideração não é mesmo? Fique tranquilo, separamos 3 dicas que vão te ajudar a decidir entre cortinas e persianas de uma vez por todas.

  • Analise o cômodo

Cada cômodo da casa tem as suas particularidades e necessita atenção individual.

As persianas costumam ser mais práticas para a cozinha.

Já para os quartos, onde o objetivo é criar um ambiente aconchegante, as cortinas são a melhor opção.

  • Pense no estilo de decoração da cas

Considere a harmonia das cores, também o estilo dos móveis e paredes. Se o seu objetivo for um ambiente mais moderno e clean, a persiana é a melhor opção.

Mas se o cômodo tem uma decoração mais clássica e tradicional, as cortinas vão se adequar melhor.

  • Casa ou apartamento

Outro fator importante a ser considerado é o tipo de moradia, caso haja vizinhos próximos, a melhor escolha são as cortinas mais robustas que podem bloquear melhor a visão externa e preservar a sua privacidade

No geral, as persianas são mais práticas e as cortinas mais aconchegantes, ambas desempenham a mesma função, a escolha vai depender das necessidades de cada ambiente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *