Se você é uma das pessoas que aguarda até o último momento para iniciar algumas tarefas, estará familiarizado com o termo procrastinação. Este terrível hábito de procrastinar o trabalho doméstico afeta mais pessoas do que você pensa. 

E para buscar ajudar quem sofre com este costume, trouxemos técnicas para ajudar a superar a procrastinação.

A procrastinação se trata de nada mais nada menos do que a famosa frase “Deixar tudo para depois”. Em grande parte dos casos, quando ocorre isso, a pessoa se sente estressada e ansiosa para fazer o que poderia fazer antes. 

Esse tipo de estresse e fadiga também ocorre quando procrastinamos nossas tarefas, porque nunca adiamos o que gostamos e sentimos prazer em fazer. Só costumamos deixar para mais tarde, aquelas coisas que temos alguma resistência.

Um exemplo muito bom de procrastinação já inicia ao começar o dia. Quem nunca escolheu apertar o botão de soneca do despertador ao invés de levantar e acordar alguns minutos depois do planejamento feito antes de dormir na noite anterior? Sem falar que deixamos sempre trabalho e relatórios para o último momento.

Procrastinação: o que é?

Algumas pessoas sabem que sofrem de procrastinação e sabem o que é. Por sua vez, outras pessoas sabem instintivamente o que é procrastinação, mas ainda não conhecem o conceito. Então, deixe-nos explicar.

 

Procrastinação, nada mais é do que o ato de procrastinar, em outras palavras, adiar a ação. Ainda é um pouco abstrato? Ok, temos abaixo alguns exemplos para auxiliar a compreensão:

 

  • Não se preparar antecipadamente para um exame ou concurso público.
  • Atrasar o cronograma de estudos;
  • Postergar o início da dieta;
  • Prolongar entregas de trabalho.

 

Todas essas situações implicam o ato de adiantar atividades. Obviamente, por exemplo, devido a um planejamento inadequado ou necessidades mais urgentes que precisam ser atendidas, a entrega do trabalho pode demorar mais do que o esperado.

 

Isso é natural, de fato, ocorre. Mas se o ato de adiar é obviamente irracional ou acontece com frequência, é, certamente, procrastinação.

Mas, porque acontece a procrastinação?

A procrastinação, embora possa parecer preguiçosa, é muito diferente disso. Pessoas preguiçosas geralmente não sentem vontade de fazer suas atividades.

 

Por outro lado, o procrastinador pretendia fazer isso, mas algo o impediu de concluí-lo.

Quais são as técnicas para superar a procrastinação?

Para superar a procrastinação nem sempre é possível sozinho sem uma orientação ou algo do tipo. Muita gente ao redor das pessoas que possuem este hábito não entende do que se trata e acaba confundindo com preguiça como falamos anteriormente. 

 

Mas, como você já chegou até aqui e sabe agora do que se trata, temos a seguir algumas das melhores dicas para superar a procrastinação.

Afaste-se das distrações

Caso você seja um procrastinador nato, precisa com urgência reorganizar seu espaço de tarefas e eliminar qualquer coisa que possa distraí-lo. Ao iniciar a tarefa, desligue a TV, o celular e a Internet. 

 

Se você precisar concluir este trabalho online, desligue as mídias sociais e qualquer outro conteúdo não diretamente relacionado à tarefa.

As desculpas merecem muita atenção

  • “É fácil, depois vou fazer”;
  • “Esta tarefa é muito difícil”;
  • “Não estou com vontade de fazer isso agora”;
  • “Não sou competente o suficiente para realizar esta tarefa”;
  • “Sinto-me muito pressionado”.

 

Essas são frases que geralmente vêm à mente quando um ciclo de procrastinação está para iniciar. Elas são normais, mas tenha resistência a elas. 

 

Cada vez que tal ideia surgir, tente colocá-la como uma desculpa e, em seguida, rejeitá-la insensivelmente. Entenda que essa ideia é uma criação de sua mente e não corresponde à realidade.

Elabore listas de tarefas

Nunca confie apenas na sua memória, porque o esquecimento faz parte da ação de procrastinar. Seu cérebro permite que você se lembre daquela tarefa entediante apenas no último momento, deixando você mais ansioso. Resultado: você se sentirá travado e sem resposta no início.

 

Portanto, anote tudo o que você deve fazer, mesmo para atividades menos importantes ou não urgentes. E não confie na lista em seu computador ou telefone, porque você pode perder o acesso à Internet inadvertidamente. 

 

O bom é anotar tudo em papel e caneta à mão e mantê-lo visível o tempo todo. E risque todas as tarefas concluídas, porque isso o motivará a continuar resolvendo as pendências que restam.

 

Para ter uma organização melhor, você pode até fazer um gráfico que separa as tarefas listadas na semana da hora em que pretende concluir cada item. 

 

Portanto, você pode atribuir as tarefas mais chatas ou difíceis em dias diferentes para não atrapalhar o seu dia e promover o início do ciclo de procrastinação.

Faça uma divisão nas tarefas maiores

Em alguns momentos, quando enfrentamos um grande desafio, parece muito difícil superá-lo, o que esgota nossa energia e nos faz procrastinar.

 

Tente dividir tarefas grandes em subtarefas para concluí-las e distribuí-las por vários dias da semana. Com a conclusão de cada etapa, você se sentirá mais perto do objetivo final e a probabilidade de iniciar o ciclo de procrastinação será bastante reduzida.

Inicie pelo mais descomplicado

Não é necessário começar a fazer suas tarefas fazendo antes as mais complicadas ou entediantes. A maior parte dos afazeres diários é muito simples e não vai ocupar muito do nosso tempo. 

 

Escolha um deles e comece a trabalhar. Você ficará surpreso ao descobrir que concluiu 3 tarefas simples em uma manhã. Isso lhe dará força e motivação para enfrentar o mais difícil.

 

Mas esteja avisado: passar horas decidindo com quais tarefas simples começar também é uma forma de procrastinação. Não perca tempo procurando motivos para escolher isso ou aquilo. Escolha um e concentre-se em concluí-lo.

Realize pausas produtivas

Para as pessoas acostumadas à procrastinação, concentrar-se em uma tarefa por muito tempo pode ser muito cansativo. Portanto, faça intervalos regulares entre as horas de trabalho.

 

Existem aplicativos gratuitos com temporizadores que podem contar o tempo de blocos e intervalos, e dar um alerta ao final de cada programa. Você também pode definir um alarme de telefone para fazer isso.

 

Durante o tempo de descanso, aproveite para se levantar, dar uma caminhada ou alongamento. Você vai voltar renovado para a missão.

 

Referência: Aprenda como vencer a procrastinação | Una