odontologia

Você já ouviu falar em odontologia legal? Apesar desse nome diferente, esse termo refere-se a uma área da odontologia que, de acordo com especialistas, está em ascensão. 

Dessa forma, como o próprio nome já indica, profissionais da odontologia legal trabalham no contexto jurídico com a realização de exames, perícias e até a elaboração de laudos.

Na prática, esses odontologistas vão atuar na identificação de corpos em um crime, por exemplo, através da análise dentária das vítimas. Ou seja, apesar de ser pouco conhecida e discutida, essa área da odontologia pode ser um mercado vantajoso para profissionais que desejam atuar nela.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da odontologia legal, como ela surgiu, quais suas áreas de atuação e como profissionais do segmento atuam, que normalmente costuma ser de meios não tradicionais, diferente de dentistas que trabalham em consultório e com a colocação de uma prótese protocolo.

Quando o assunto é dentistas, muitas pessoas imaginam que essa profissão está restrita aos procedimentos tradicionais realizados em consultório, mas a verdade é que a profissão é bem mais abrangente do que isso, e é possível atuar nela de diferentes formas, como por exemplo, dentro da odontologia legal.

Como já mencionado, essa não é uma especialidade em que o profissional vai se limitar a tratamentos tradicionais, como implantar dente, mas vai se debruçar no meio jurídico e legal.

Em geral, é possível afirmar que na área odontológica legal os profissionais são focados na pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos ou biológicos.

Isso significa que essa é a área em que um dentista deve se especializar caso queira trabalhar no segmento forense.

Por meio de exames em arcadas dentárias e perícias, os odontolegistas (como também são chamados os profissionais de odontologia legal) tornam-se aptos a gerar laudos técnicos, atestados e relatórios para serem incluídos em uma série de processos, por exemplo:

  • Identificar corpos;
  • Perícias nos segmentos de administração, criminal, ética e civil;
  • Tanatologia forense (estudo científico da morte);
  • Traumatologia (com viés odontolegal);
  • Balística forense;

Os odontolegistas também identificam manchas e líquidos na região da cavidade bucal, para documentos de perícia.

Contudo, vale a pena ressaltar que a odontologia legal também não se restringe apenas à atuação na área forense.

Isso porque, é possível encontrar oportunidades de emprego na área administrativa e trabalhista, já que algumas atividades do meio corporativo tendem a envolver doenças bucais ocupacionais ou auditorias de planos de saúde, que por sua vez acabam cobrindo serviços como clareamento em dente com canal.

A odontologia legal surgiu na época de 1800, na França. Na ocasião aconteceu um acidente em que mais de 200 pessoas morreram queimadas. Entre essas pessoas, a maioria eram nobres e burgueses. Dessa forma, após esse terrível acidente, só foi possível identificar os corpos graças à análise das arcadas dentárias.

Na época, os profissionais dentistas conseguiram esse feito através da análise e comparação dos arcos dentários das vítimas com registros odontológicos de tratamentos, como a faceta dental, feitos pelos dentistas responsáveis por atender os nobres, assim nascendo a especialização em Odontologia Legal.

Atualmente, é possível observar que essa área da odontologia vem crescendo cada vez mais.

Hoje em dia essa área de atuação já coleciona mais de mil profissionais inscritos, conforme dados atuais do CFO, e tem crescido o interesse de alunos e profissionais pela especialidade.

Isso reflete em uma maior formação de especialistas e no constante crescimento e aprimoramento da área, assim como acontece com especialistas em tratamentos como aparelho ortodôntico invisível, por exemplo.

Assim como já mencionado anteriormente, a odontologia legal não se restringe a apenas uma área de atuação, mas também em especializações como as perícias criminais, perícia cível e auditorias (e consultorias).

Além das principais áreas, que foram citadas acima, a odontologia legal também conta com algumas responsabilidades específicas e elas incluem a realização de exames de lesão corporal, identificação humana e antropologia forense.

A Odontologia Legal requer a formação formal em Odontologia, pois essa é uma pós-graduação dentro do escopo. Logo, quem tem a intenção de atuar como odontolegista, deve iniciar os estudos de forma tradicional e, então, procurar uma faculdade com a especialização desejada.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.