Medicina do futuro: inovações e tendências

Se tem uma coisa que as empresas de saúde têm investido, é no quesito de inovação e tecnologia para que possam agregar na área.

Não dá para ter uma estimativa do que está por vir no futuro, mas sem dúvidas podemos dizer que três coisas são os pontos principais dessa área, que são:

  • Inovação;
  • Foco na prevenção;

Investimento tecnológico.

Por meio desses pontos, pode-se construir uma nova maneira de pensar a saúde. Hoje em dia, já nos vemos muito avançados no que se trata de tecnologia na área médica.

No entanto, sabe-se que não temos ainda o máximo de potência. Há muito mais pela frente e é bom ficar atento ao que pode surgir.

 

Tecnologia nas empresas de saúde

O universo tecnológico está sempre em constante mudança, e por consequência, inúmeros setores devem seguir essas mudanças para que não fiquem para trás.

Na área de saúde principalmente os avanços tecnológicos são vitais para trazer novas técnicas e novos meios de otimizar exames e tratamentos.

Esses avanços sinalizam algo muito parecido com o que já foi documentado em filmes de ficção. Agora, mais do que nunca a realidade se aproxima da ficção.

Tudo indica que as máquinas terão cada vez mais importância no diagnóstico e no tratamento de doenças. Além de que elas podem armazenar e cruzar informações do paciente.

Aprimoramento das tecnologias e medicina integrada

Podemos observar o futuro da medicina por dois pontos de vista: o primeiro aposta no investimento e apuro das tecnologias. Em especial no conhecimento sobre:

  • Células;
  • Dados genéticos;
  • Processos;
  • Ação celular.

Tudo isso deve permitir que diagnósticos precoces e mais assertivos aconteçam de modo mais rápido e otimizado. A segunda tendência é o que chamamos de medicina integrada.

Ela é capaz de unir noção da medicina oriental junto com a ocidental para que se possa beneficiar o paciente.

A importância então de juntar esses dois está no fato de que a medicina oriental está mais focada em prevenir doenças enquanto a oriental foca em tratar.

Assim, teríamos um combo entre prevenção e cuidados, buscando focar mais em melhorar os hábitos de vida, cuidar do bem-estar e prestar atenção no estado de saúde das pessoas.

No que diz respeito a tecnologia, podemos observar de perto a introdução de robôs para que possam dar apoio aos profissionais de saúde enquanto fazem suas ações operacionais e na análise de dados.

Espera-se que os algoritmos possam dar um aporte no que diz respeito a redução de erros nos diagnósticos. Assim, as análises passariam a ser mais aptas por conta das máquinas.

O trabalho humano entraria só como retoque no equipamento e na verificação dos exames. O uso da tecnologia também acaba sendo pensado pelo lado do serviço.

Por exemplo, tendo máquinas e aparelhos ajudando no dia a dia, a equipe médica e de enfermeiros poderia se dedicar a prestar um serviço mais polido.

Assim, o atendimento passaria a ser mais personalizado, trazendo mais qualidade e eficácia a organização.

 

Avanços da tecnologia que mudaram a história da medicina

É muito comum que as pessoas relacionem tecnologia com máquinas de ponta e invenções futurísticas. No entanto, a tecnologia vai além do que vemos no digital.

A ciência é a base da tecnologia, e por meio dela pode-se ter várias revoluções que causam impactos até hoje. Muitas pessoas costumam ficar assustadas com os relatos sobre a medicina no passado.

Isso porque naquela época era comum que barbeiros pudessem fazer cirurgias com os mesmos materiais que usavam para trabalhar. O risco de contaminar os outros era muito grande e poderia acabar com populações inteiras em pouco tempo.

Um marco que resolveu o controle de transmissão de doençasfoi a criação de vacinas. Algo que até hoje tem sido trabalhado e polido para que a população possa estar segura.

Por meio dos agentes biológicos enfraquecidos ou mortos, as células de defesa podem reconhecê-los e entrar em combate, gerando a imunização.

Outro avanço que garante um bom impacto e evolução até hoje, foi a invenção do raio-x.  Isso porque antes, para que se pudesse ver o que há dentro do corpo, o normal era abri-lo.

Então, depois que o raio-x foi inventado e polido ao longo dos anos, esse tipo de técnica invasiva foi deixado de lado. As cirurgias dessa época acabavam sendo muito perigosas para quem passava por elas.

Portanto, com os avanços de estudos por meio das invenções já criadas, pode-se ter maiores cuidados com a saúde e melhores técnicas.

Medicina do futuro

Trazendo para hoje, vemos as invenções que surgiram no passado como:

  • Vacinas;
  • Células tronco;
  • Transplante;
  • Exame de diagnóstico por imagem;
  • Dentre outros.

Tudo isso serviu de apoio para a medicina nos próximos anos. A única diferença é que elas serão cada vez mais aperfeiçoados e usadas junto as novas tecnologias.

A inteligência artificial já é algo com o que a medicina tem contado. Os aplicativos de saúde podem ajudar quanto a criarem alertas para:

  • Controlar a atividade física;
  • Tomar medicamento;
  • Marcar consultas;
  • Controlar a dieta;
  • Etc.

Hoje em dia já há sistemas inteligentes que são capazes de apontar câncer de pele em uma pessoa. O algoritmo consegue então, ser tão preciso quanto um profissional.

A telemedicina é outro fator que tem aberto as portas para que se possa atender o paciente de forma rápida e eficaz. Ela faz uso de dados e comunicação para que possa dar aos médicos, uma segunda opinião à distância – um serviço prestado por empresas de telerradiologia.

Outra tecnologia que tem sido muito usada é a cirurgia robótica, algo muito futurístico e que agora faz parte da realidade e serve como apoio para que possa acontecer cirurgias precisas e menos invasivas.

 

Conclusão

Por fim, pudemos ver um pouco sobre como a tecnologia tem se manifestado na medicina e o quanto ela tem sido importante para que possa evoluir processos passados.

Falar de medicina e não lembrar de telemedicina ou de telerradiologia é impossível. Sua inovação permite uma conexão maior e melhor com pacientes e médicos.

Os impactos da era digital tem trazido muita relevância nos diagnósticos facilitando os processos. Conte aqui quais tecnologias mais te atraem,além disso, mostre este artigo a mais pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *