Quem não gosta de ouvir uma boa história? Ela é capaz de deixar qualquer pessoa imersiva, encantada e maravilhada com um mundo totalmente novo que se desenvolve bem na sua frente, são as histórias que nos fazem viajar para outra dimensão e nos sentirmos muito mais conectados com a obra na qual está contando ela, seja através de filmes, vídeos, áudios, livros ou até mesmo do texto. 

A arte de contar história é antiga, e está ao nosso lado desde o início da humanidade, quando os pré-históricos faziam desenhos nas paredes tentando passar uma mensagem, com o passar dos anos ela foi se desenvolvendo e o “era uma vez” se tornou um termo tão popular que hoje, faz parte da nossa rotina. Mas uma boa história não está apenas presa em filmes como aquele de investigação onde a algema policial acaba encontrando o punho do vilão no final, na verdade, elas vão além disso, sendo também aplicadas nas áreas de comunicação. 

A arte de contar uma história é crucial dentro do marketing, e esse conceito é chamado de storytelling, aqui estamos falando de algo persuasivo, com poder de convencimento e que consegue transformar um anúncio, um conteúdo ou uma campanha em algo a mais.

No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o storytelling, qual o seu significado e principalmente, como utilizá-lo ao seu favor dentro das suas estratégias de marketing, bora conferir? Então vamos lá!

Afinal, o que é o storytelling?

Storytelling, do português, contar histórias, é um conceito que se baseia em construir narrativas que sejam persuasivas e que consigam se conectar com o público de maneira eficiente, dentro do marketing, esse termo é utilizado para contar a história da empresa, de um produto ou de serviços de caldeiraria através de uma boa narrativa, que seja completa, eficiente e convincente. 

A técnica é utilizada quase que de forma exclusiva para gerar uma conexão entre a marca e o seu público, abordando uma forma totalmente persuasiva, com uma linguagem mais completa e que consiga transmitir a mensagem de uma maneira clara e diferente daquilo que estamos acostumados a ver. 

Em suma, o storytelling então se identifica como a criação narrativa de uma história, dentro do marketing, ele é usado para abordar termos vinculados a empresa, como a promoção de um produto, serviço de aluguel de empilhadeira ou até mesmo da própria marca, a técnica pode ser aplicado tanto em formatos audiovisuais quanto também através de textos. 

Por que usar o storytelling no marketing?

O storytelling é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing, principalmente se você quer gerar uma conexão mais profunda entre a sua empresa de demolição e o seu público. 

Através dele, você não oferece apenas o seu produto ou seu serviço de forma simplória, muito pelo contrário, o storytelling dentro do marketing ajuda a criar um relacionamento muito mais aprofundado, com um poder maior de convencimento e também com uma conexão que não é alcançada usando estratégias simples do marketing convencional. 

O que você acha que encanta mais e até mesmo convencer o usuário a realizar uma conversão? Um anúncio direto ou uma narrativa compacta, persuasiva e com uma boa história por trás? É claro que a segunda opção tem muito mais chance de ter sucesso. 

Em suma, o storytelling no marketing é fundamental justamente por criar conexões com o público e estabelecer um relacionamento muito mais profundo do que o habitual, gerando não só conversões mas fidelizações, abaixo, separamos algumas dicas de como usar o storytelling no marketing, confira!

Anúncios publicitários

Uma das formas mais tradicionais de usar o storytelling é através dos chamados anúncios publicitários, aqui você utiliza ele pensando nas vendas dos seus produtos e serviços mais de uma forma que consiga contar a história deles, indo na contramão dos considerados anúncios diretos. 

O storytelling deve ter como foco principal, os próprios produtos e serviços que desejam ser divulgados, mas com uma narrativa completa, mostrando os benefícios do seu produto e colocando o usuário no centro do conto. 

Histórias em vídeos

Os vídeos são, provavelmente, a melhor forma de criar um storytelling, isso porque, através dele você consegue desenvolver uma narrativa muito mais incisiva e direta, com uma abordagem que se comunica melhor com os usuários devido ao audiovisual ser uma ferramenta tão imersiva e popular na atualidade. 

Aqui você pode criar um storytelling completo do que quiser, o mais recomendado é falar sobre a história da sua marca, sua missão, visão e valores, também é interessante abordar questões sociais e criar vídeos que apelam mais para a parte emocional. 

Conte uma história real, que se encaixe com a sua persona, no qual ela pode assistir o conteúdo através do seu computador apoiado em um display em acrílico, e se identifique com a situação, se colocando no centro de tudo. 

Publicações em redes sociais

Também é possível usar o storytelling nas redes sociais dentro das suas publicações, aqui o teor vai ser um pouco diferente, o conteúdo tende a ser bem mais curto do que o habitual, e a narrativa deve ser extremamente simplificada e até mesmo divertida.

Procure montar um storytelling em uma versão mais simplificada, com uma publicação que resume bem uma narrativa que queira contar, lembre-se de adaptar a sua linguagem para algo mais leve e viral, podendo até mesmo fazer uma história mais engraçada e divertida. 

Textos de blog

Por fim, temos os chamados textos de blog, como esse aqui que você está lendo, aqui você deve contar uma história de maneira escrita, como se estivesse escrevendo seu próprio livro narrativo, então seja criativo, pesquise palavras persuasivas e use e abuse dos chamados gatilhos mentais. 

Em um storytelling escrito, os detalhes fazem total diferença para que o usuário possa emergir mais dentro do texto e se colocar na situação de forma mais eficiente, procure acrescentar esses detalhes, e capriche em cada parágrafo. 

Não se esqueça de criar um conteúdo completo e extremamente detalhado, abordando até pequenos detalhes, como a marca do detergente concentrado que está sendo utilizado, crie uma história imersiva, cativante e que deixe as pessoas conectadas e envolvidas com ela. 

Lembre-se: para fazer um bom storytelling é preciso de planejamento, entenda o formato que irá criá-lo, monte a sua história, crie seus personagens e acima de tudo, sempre pense no seu público-alvo, ele é a figura central de tudo, então coloque-o de uma maneira que ele se sinta representado e que a sua mensagem seja de fato, transmitida. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.