live marketing

Qualquer pessoa que está no ramo dos negócios há algum tempo reconhece a enorme importância que o marketing tem para uma empresa, mas nem todas conhecem o live marketing.

Nos dias de hoje, existem tantas técnicas, estratégias e ferramentas disponíveis que é difícil conhecer todas que estão no mercado.

E esse é um dos maiores motivos pelos quais muitas pessoas ainda não conhecem o live marketing e nunca ouviram falar dessa vertente do marketing.

Para ajudar os leitores, este artigo apresentará o conceito de live marketing, explicará como ele funciona e, por fim, listará algumas das duas maiores vantagens.

Isso poderá ajudar a saber se implementá-lo em um negócio é viável e se fará diferença no sucesso das estratégias da empresa fabricante de porta pallet, por exemplo.

Qual o conceito de live marketing?

O live marketing ficou muito conhecido por ser uma prática extremamente assertiva para empresas que buscam maneiras de aumentar sua visibilidade e vender mais.

Em uma tradução livre o live marketing pode ser chamado de marketing ao vivo, e segue exatamente isso, já que desenvolve ações instantâneas.

A ideia é proporcionar para aquelas pessoas que interagem com a ação em um determinado período, uma experiência que só eles terão.

Por se passar em tempo real, o maior foco que essa estratégia tem são as sensações que ela pode passar para as pessoas envolvidas.

Nessa estratégia cada feedback em relação ao negócio que vende fantasia masculina anos 60 70 e 80 deve ter muita atenção é ser levada em conta.

Esse contato em tempo real proporcionado, ajuda a aumentar muito o engajamento de uma marca, e isso por conta de uma série de fatores como:

  • Pela ação exclusiva;
  • Pelo estímulo sensorial;
  • Pelo estímulo visual;
  • Pelo sentimento gerado.

Tudo isso ajuda no engajamento de uma campanha porque, normalmente, as pessoas são seres extremamente sociais e gostam de contar experiências que só elas tiveram.

Por isso, uma empresa que vende itens como banheira de imersão redonda deve ter em mente que o seu público-alvo pensará dessa maneira também.

O live marketing trabalha diretamente com ações voltadas para a experiência e alta satisfação das pessoas, até porque elas são a peça central de tudo, diferente do que muitos pensam ser os produtos ou serviços.

Toda a experiência exclusiva e única ajuda a aguçar ainda mais a curiosidade das pessoas, que se interessam mais em conhecer a melhor marca além do que ela está oferecendo.

Usar as técnicas sensoriais nos dias de hoje é essencial, principalmente em um mercado que valoriza e foca cada dia mais no digital.

O diferencial que pode levar para um negócio é enorme, tornando os produtos ou serviços que a empresa oferece extremamente relevantes em seu segmento.

Funcionamento do live marketing

O live marketing funciona usando algumas técnicas que são extremamente úteis para garantir que a marca tenha um contato maior com o seu público.

Uma delas é a criação de eventos corporativos que ajudem a aumentar essa conexão do público com a marca e também com os colaboradores do negócio que vende portão fechado de correr.

Em “eventos” como esse a marca interage mais com o público e pode passar mais informações em relação a tudo no que se refere à empresa.

Isso pode incluir reforçar a missão, a visão e seus valores, falar sobre a cultura organizacional, as propostas do negócio e, até mesmo, suas previsões e planos para o futuro.

O que também inclui lançar novidades em primeira mão, fazendo o cliente se sentir especial por isso.

Outra técnica que funciona mais para o live marketing físico são as experiências sensoriais como a distribuição de amostras grátis ou as degustações de alimentos ou bebidas.

As transmissões ao vivo pelas redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube ajudam a alcançar ainda mais pessoas com esse contato direto com a marca fabricante de telhado de vidro.

Essas transmissões são essenciais para aproximar as pessoas que não estão fisicamente perto da marca, mas que não devem se sentir distantes dela.

Uma das técnicas que foi muito usada e ficou famosa entre as ações de live marketing foram os flashmobs, essa tendência ajudou a alavancar muitos negócios.

Nele, muitas pessoas se encontravam e realizavam alguma ação como uma faca muito bem ensaiada para chamar a atenção do propósito real.

Muitas marcas aproveitaram esse engajamento e usaram is flashmobs para mostrar a identidade da marca e conseguir fazer as pessoas se identificarem com ela.

As vantagens do live marketing

Quando um negócio fabricante de sombreador para garagem, por exemplo, resolve criar uma nova estratégia, ele precisa estudar as vantagens que ela trará.

No caso da elaboração de estratégias voltadas especialmente para o live marketing, existem inúmeros benefícios que podem convencer qualquer um a aderir às suas técnicas, assim como:

1. Permite personalização

Por aceitar a implementação e a mistura de uma série de técnicas bem elaboradas, o live marketing é considerado uma das vertentes mais flexíveis do marketing.

Ele pode ser adaptado de acordo com a visão da marca por não se tratar de uma estratégia velada com uma solução única e imutável.

2. Possibilita alcance global

Quando se usa o live marketing em conjunto com o marketing digital, o potencial de repercussão de uma estratégia não tem limite e pode chegar a níveis globais.

Com essa única ação, em um local que pode ser o mais simples de todos, se torna o momento mais importante para uma marca, o momento onde ela passa a ser reconhecida pelo mundo.

Muitos eventos que acontecem presencialmente também estão usando o formato de lives ao vivo para promover a marca nos dois mundos ao mesmo tempo.

Isso ajuda a tratar com o público que não está no evento e fazê-los se sentir parte de tudo o que está acontecendo naquele momento mesmo de longe.

3. Passa confiança ao público

O live marketing ajuda a mostrar a transparência e a passar mais confiança ao público da marca que vende telha impermeabilizada ou qualquer outro item.

Um comercial que se grava em um estúdio, por exemplo, pode ser gravado muitas vezes até que ele saia perfeito assim como esperam.

Já uma transmissão ao vivo no YouTube ou Instagram é totalmente diferente, os erros e os problemas que surgem não podem ser escondidos ou apagados.

Por isso, o live marketing passa para as pessoas a certeza de que tudo o que estão vendo é real e é algo que representa o negócio de verdade.

4. Permite soltar a imaginação

O espaço que essa estratégia proporciona para que a imaginação se solte também é enorme e um dos maiores motivos da sua importância.

A relação entre uma marca e seu público é muito particular e, por isso, poder desenvolver ações que mostrem sua real identidade é fundamental para a companhia.

Por essa razão, a vantagem de ser livre para criar e montar a estratégia da maneira que bem entender e que o público mais vai gostar chama muita atenção.

Empresas grandes como as de telefone e demais aparelhos, por exemplo, organizam eventos todos os anos para apresentar suas novidades ao público.

Esses eventos são criados para levar a melhor e mais diferenciada experiência para as pessoas, cada detalhe é pensado minimamente para mostrar a identidade da empresa.

5. Aproxima a marca do seu público

Por último, e mais importante, um benefício que todas as empresas buscam, seja ela fabricante de pote de vidro para conserva ou qualquer outro produto, é a aproximação com as pessoas.

Uma marca que sabe manter uma boa aproximação com o seu público, através desse contato mais direto, terá uma relação muito mais forte com a audiência.

Quando o cliente tem uma experiência que julga pessoal com a empresa, um vínculo real é criado, e esse vínculo vai muito além da relação vendedor e comprador.

Afinal, quando eles têm essa boa experiência, além de se tornarem clientes fiéis da marca, eles começam a ser divulgadores orgânicos dos seus produtos ou serviços.

Considerações finais

As estratégias de live marketing são essenciais para aumentar o engajamento da marca, melhorar a aceitação do negócio e alcançar os objetivos da empresa.

As técnicas que podem ser usadas com ela fazem toda a diferença na divulgação de uma marca ou dos serviços e produtos que ela oferece para as pessoas.

Por isso, organize suas estratégias e não deixe de usar o live marketing no seu negócio, seja para o mundo físico ou virtual, ele fará uma enorme diferença nas suas estratégias.

A criação de momentos inesquecíveis pode ser o diferencial que estava esperando para alavancar o negócio e posicioná-lo no mercado como referência em seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.