estratégia

O avanço das dinâmicas digitais tem proporcionado uma série de possibilidades de estratégia importantes para as empresas. O inbound marketing é mais uma dessas manifestações fundamentais.

Com o passar dos anos, as dinâmicas empresariais passaram por uma série de modificações por conta das inovações tecnológicas.

Cada uma delas, em grande medida, marcaram o seu tempo como uma característica bastante importante.

O desenvolvimento dos mecanismos de comunicação de massas passaram a exercer um papel central dentro de algumas relações.

Por exemplo, construir uma escada flutuante de concreto poderia precisar de uma contratação de um mestre de obras.

Logicamente, essa relação sempre foi estabelecida diante das possibilidades de cada tempo.

Sendo assim, uma das ferramentas mais utilizadas no século passado como meio de comunicação era o telefone.

Já, atualmente, esse contato pode ser feito dentro de uma lógica de aplicativos e redes sociais.

No início do século XX, o cinema passou a ser um grande veículo de comunicação de massas, onde marcas e governos passaram a reproduzir alguns valores dentro dele.

Essa dinâmica, inclusive, ajudou a produzir alguns moldes societários que são visíveis até hoje na sociedade.

Afinal de contas, o tecido jeans que era muito utilizado dentro de uma lógica de trabalho do campo por conta de sua resistência, ganhou as telas na década de 1950.

Foi assim que ele passou a ser um elemento essencial na vida das pessoas e que, até hoje, fundamenta as vestimentas.

Pro bem e pro mal, a indústria do tabaco também ganhou a sua era de ouro derivada do cinema.

Partindo de personagens fortes e viris, o cigarro era um elemento que conectava aquela beleza ao fumo.

É claro que isso era uma perspectiva equivocada, mas acabou fundamentando toda uma geração de pessoas.

A influência dessa mídia era tanta que isso poderia, inclusive, elevar o número de contratação do serviço de envelopamento carro cinza por conta de algum personagem.

Seja como for, esses elementos são centrais para a realização de uma política de consumo e uma definição cultural.

Afinal de contas, não foi só o cinema que exerceu um papel fundamental na vida das pessoas.

A televisão, sob uma perspectiva doméstica, fez com que a era de ouro da publicidade fosse possibilitada.

A segunda metade do século passado foi responsável pelas produções mais intensas de comerciais televisivos.

Se, por exemplo, uma empresa de impermeabilização de fachadas exteriores tivesse com o objetivo de ganhar as massas, era na TV que esse trunfo se encontrava.

A era digital e um novo paradigma

Um ponto de virada dentro da comunicação empresarial foi a implementação de novas dinâmicas de mediações.

A era digital veio como um novo imperativo que passou a possibilitar uma série de perspectivas que, anteriormente, pareciam ficcionais.

Cada elemento desse acaba sendo central para que haja uma realização alinhada com a grande velocidade em relação ao tempo de desenvolvimento dessas ferramentas.

Afinal de contas, uma das perspectivas mais importantes dentro desse ambiente é, justamente, a adoção dessas possibilidades no momento em que elas surgem.

No entanto, é fundamental entender que essa diversidade de possibilidades, muitas vezes, pode acabar confundindo as empresas.

Por essa razão, acaba sendo central um planejamento estratégico que leve em consideração esses pontos.

Isso acontece porque existem uma série de possibilidades quanto às redes sociais e também a criação de sites que acabam sendo essenciais.

Produzir, por exemplo, a venda de adesivo automotivo esportivo pode precisar de uma série de perspectivas importantes.

Muitas vezes, esses clientes podem não estar dentro de uma lógica de rede social, mas podem ser facilmente encontrados pelo inbound marketing de uma plataforma de busca.

O que é inbound marketing?

Partindo de todos os pressupostos que o ambiente digital trouxe para o ambiente empresarial, acaba sendo essencial entender quais são um de seus principais fundamentos.

O inbound marketing é uma dinâmica que leva em consideração, justamente, essa mudança de paradigma.

O consumo, nesse caso, passou por uma modificação bastante ampla que pode ser considerada como um aspecto revolucionário de mercado.

Afinal de contas, o que antes poderia ser representado por uma compra ou contratação dentro de uma lógica limitada, agora ganhou uma amplitude inimaginável.

Se um cliente estivesse procurando por um guidão de moto, por exemplo, ele teria que sair de casa e procurar algumas autopeças.

No entanto, hoje em dia, basta que ele jogue em um mecanismo de busca as palavras-chave corretas para que isso se realize.

Esse ponto, portanto, funciona como uma facilidade para o cliente e potencializa a concorrência para as empresas.

O inbound marketing surge como um elemento de ação que visa criar artifícios de atração dentro desse meio.

Para entender melhor a respeito dessa dinâmica, basta apontar para o seu exato oposto estratégico: o outbound marketing.

Também conhecido como marketing tradicional, esse aspecto tem como objetivo criar uma comunicação baseada no desejo e na interrupção.

Sendo assim, oferecer um serviço de micropigmentação sobrancelha masculina em uma revista especializada pode ser uma expressão dessa estratégia.

Já o inbound marketing vai apostar em uma dinâmica que vai levar em consideração a necessidade do cliente para que a empresa apareça.

Ou seja, em uma pesquisa em algum mecanismo de busca, a empresa que aparecer naquele momento, estará se baseando no inbound.

Essa é uma dinâmica importante e que tem como objetivo qualificar e atrair leads para uma plataforma.

A importância do lead

O lead, nesse caso, é o elemento central de qualquer relação de inbound marketing, uma vez que é ele que vai proporcionar uma dinâmica de conversão.

Esse elemento, na verdade, está ancorado em possíveis clientes que entram em uma plataforma, mas ainda não exerceram nenhuma ação de compra.

Sua atração, portanto, é essencial, mas é preciso que ele seja conduzido para uma lógica de conversão.

Se, porventura, um usuário pesquisou por mini pastel aperitivo, esse é o momento em que o inbound marketing irá criar mecanismos para atrair o lead.

Benefícios do inbound marketing

Diante de todas essas terminologias, é importante entender quais são os benefícios que o inbound marketing pode trazer para uma empresa. São eles:

  • Atração de lead;
  • Aumento da visibilidade;
  • Possibilidade de relacionamento;
  • Aumento de vendas.

Logicamente, há uma série de possibilidades que o inbound marketing pode trazer para uma empresa.

Contudo, é fundamental entender um pouco mais a respeito dos elementos citados na listagem acima.

Atração de lead

Como dito anteriormente, o lead é um dos pontos essenciais para qualquer relação de inbound marketing.

Tê-los dentro do site da empresa pode ser uma forma de conseguir vendas mais longarinas para consultório, por exemplo.

Aumento da visibilidade

Esse é um outro elemento que o ambiente digital pode gerar de forma bastante qualificada e que precisa de toda atenção de uma empresa.

Ele é responsável por atrair leads, mas, também, vai muito além desses pontos e pode ser considerado dentro de uma lógica de posicionamento de marca.

Possibilidade de relacionamento

É fato que quanto mais pessoas comprarem dentro de uma plataforma, maiores serão as chances das empresas manterem um relacionamento com ela.

Aumento de vendas

Por fim, tudo isso tem uma grande capacidade de produzir meios para que as vendas consigam ser aumentadas.

Como começar a utilizar o inbound marketing?

Antes de qualquer implementação nesse sentido, é preciso ter em mente alguns recursos bastante importantes para essas realizações.

Público-alvo e persona

O público-alvo é, nesse caso, o elemento base para qualquer implementação de marketing dentro de uma lógica digital.

É ele que vai definir as possibilidades estratégicas e, também, o interlocutor de uma mensagem.

No entanto, a persona é uma forma de ir além e criar alguns mecanismos que vão ser responsáveis por especificar ainda mais essa comunicação.

A persona, nesse caso, é a materialização dos principais dados do público-alvo em um personagem fictício.

Jornada do cliente e funil de vendas

Há, portanto, duas definições estratégicas que acabam caminhando juntas: a jornada do cliente e o funil de vendas.

Enquanto a primeira está interessada em compartilhar as etapas que aquele lead vai enfrentar até se tornar um cliente, a segunda busca agir em cada uma delas.

Essas orientações são essenciais, uma vez que a atração do lead é uma tarefa que exige um esforço e, portanto, a sua conversão é primordial.

Marketing de conteúdo

Uma das manifestações mais importantes dentro do inbound marketing está ancorado em uma dinâmica de conteúdo.

Essa produção é, por vezes, uma forma de criar a conexão entre o cliente e a marca em questão.

Por isso, saber como utilizar esse elemento em favor de uma produção de leads mais qualificada acaba sendo fundamental.

Considerações finais

Por conta de todos os imperativos que o ambiente digital trouxe para o meio empresarial, uma série de questões passaram a ganhar destaque.

O inbound marketing é, portanto, um elemento que visa centralizar algumas novas dinâmicas de consumo dentro de um arcabouço estratégico.

Entender, portanto, como fundamentá-lo pode ser essencial para que as empresas consigam participar da vida digital de uma forma qualificada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.