Você deseja abrir uma conta internacional, mas não sabe como fazer isso e não conhece os cuidados necessários? Confira todos os detalhes sobre esse processo e como fazê-lo com simplicidade e segurança
O avanço tecnológico da última década trouxe muita comodidade em inúmeros aspectos da vida cotidiana, e um exemplo disso são as transações bancárias. Hoje, dependendo do banco escolhido, é possível resolver problemas de forma mais fácil, usando desde o aplicativo do celular ou acessando o site do banco pelo computador.
Isso é especialmente importante para quem está em outro país. As burocracias muitas vezes exigidas por alguns bancos para realizar câmbios e transferências podem trazer problemas desnecessários. Por isso, se você busca abrir uma conta global digital, veja alguns cuidados essenciais para fazer isso com segurança.
Benefícios da conta internacional
Ter uma conta internacional oferece diferentes benefícios. Um deles é não enfrentar burocracias para realizar operações básicas, como compras internacionais, transferências e câmbio.
Outra vantagem é que muitas empresas oferecem a possibilidade de uma pessoa ter uma nova conta sem cobrar taxas de abertura nem de manutenção. Outro benefício é não haver a condição de ter conta corrente atrelada para poder abrir uma conta internacional. Esse não condicionamento dá mais liberdade e comodidade para o cliente manter sua conta no banco que já está acostumado a usar.
Abrir uma conta internacional ainda pode garantir ausência de cobrança por inatividade da conta, não estando condicionada a movimentações recorrentes. Isso te garante fazer transações financeiras em outra moeda apenas quando realmente for necessário.
Cuidados para escolher
Muita gente fica em dúvida na hora de escolher a empresa na qual abrir uma conta internacional. Uma dica importante é preferir aquelas que oferecem cartão de débito internacional físico e gratuito. Isso te permite realizar compras on e off-line em tempo real e pagar contas em moeda estrangeira. Outra vantagem de ter esse tipo de cartão de débito é a possibilidade de utilizar o saque em ATMs — mas essa operação possui tarifas que devem ser informadas ao cliente previamente.
Outro cuidado importante é pesquisar instituições que aceitam contas de pessoas estrangeiras e verificar quais são as regras aplicadas para esse tipo de cliente, já que há instituições que podem exigir determinadas condições. Também verifique se é cobrada taxa de abertura e/ou manutenção e se isso e todas as movimentações podem ser feitas online. Isso facilita muito o seu cotidiano.
História e documentação
Outro cuidado básico é verificar a história do banco: busque na internet notícias sobre ele e plataformas onde clientes possam ter registrado reclamações. É importante ver qual foi o modo como a empresa solucionou o problema e o tempo que demorou para responder os clientes.
Além disso, verifique os documentos solicitados pela instituição internacional, já que eles podem variar dependendo do país. Evite atrasos, pois pode haver problemas com a burocracia do banco escolhido. Alguns dos documentos mais comumente exigidos são RG, passaporte e comprovante de endereço. É possível que alguns bancos exijam comprovante de renda.
Regras de declaração de imposto
Outro cuidado básico é pesquisar com cautela como o Imposto de Renda deve ser declarado. Quem mora no Brasil precisa declarar a conta e os valores mantidos nela, e essa mesma regra vale em caso de lucros e investimentos.
Agora, se o imposto vai ser declarado no país onde a conta será aberta, é preciso fazer a declaração da saída definitiva do Brasil na Receita Federal. Em seguida, veja quais são as regras do país onde vive. É recomendado buscar apoio profissional especializado para não cometer erros que podem trazer problemas.