O marketing de conteúdo tem se tornado uma tendência enorme nos últimos anos, e não é para menos, afinal, ele ajuda a atrair e engajar o público de uma forma totalmente orgânica, sem a necessidade de investimentos em publicidade paga ou outros fatores, alcançando as pessoas realizando apenas a geração de conteúdo. 

Produzir esse tipo de conteúdo totalmente gratuito que ajuda a informar, educar, engajar, entreter e atrair novos usuários é definitivamente uma das ferramentas mais poderosas presentes no marketing moderno, que auxilia no reconhecimento, autoridade e crescimento de uma marca.

Acredite, criar um conteúdo sobre o sua confecção de uniformes, por exemplo, antes de sair anunciando o mesmo, pode ajudar e muito a conquistar uma boa audiência e fazer com que as pessoas tenham um certo carinho pelo seu negócio. 

Porém, em meio a tanta informação e textos espalhados pela web, nem todos são bem vistos, e existem alguns formatos que acabam se destacando em relação aos demais, o texto ainda funciona? Ou o vídeo já conquistou o coração do público? Existe alguma nova tendência?

Neste artigo, abordaremos 6 tipos de marketing de conteúdo para você aplicar no seu negócio. Gostou da pauta? Então fique conosco!

1. Blog Post e Guest Post

Abrimos nossa lista com um exemplo de marketing de conteúdo que, independente do tempo que passe, nunca fica obsoleto: o chamado blog post. Este conteúdo que você está lendo é um exemplo deste estilo, que se baseia em textos publicados dentro de blogs. 

Geralmente, esse material aborda diversos assuntos, sempre trazendo uma riqueza de informações e trabalhando em conjunto com o SEO para ampliar seu alcance orgânico. Em suma, é um texto de blog que atua em praticamente todas as etapas de um funil de vendas, o que só reforça sua importância.

Vale ressaltar que o guest post é uma estratégia que vai além de criar conteúdo para outro blog, pois ajuda a conquistar um novo público e mostrar melhor sua opinião sobre  uma esteira transportadora, por exemplo, ou convidar um site famoso para escrever em sua página, para atrair um novo público.

2. Infográfico

O infográfico é um exemplo de conteúdo simples e muito eficiente, ele mistura imagens com texto e cria algo único, visualmente agradável, didático e de fácil compreensão, podendo servir para resumir o conteúdo de um blog, explicar processos complexos, esclarecer resultados de pesquisas, mostrar listas e por aí vai. 

O uso do infográfico pode ser acompanhado de outros conteúdos ou até mesmo executado separadamente em sites e redes sociais, essa é uma técnica ideal para garantir uma rápida absorção das informações pelo público, além de ser algo de consumo prático e ágil.

3. Podcast

O podcast é um dos formatos que mais cresceu nos últimos anos, e a tendência é que continue nessa crescente. Afinal, com o mundo cada vez mais dinâmico e as pessoas otimizando seu tempo, esse conteúdo de áudio acaba sendo ouvido no caminho do trabalho, realizando atividades físicas e em diversas outras atividades.

Além disso, um podcast pode ser baseado em um bate-papo com um entrevistado relacionado à sua área ou um debate sobre um tema com os próprios apresentadores, rodando diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com suas preferências, é claro. 

Outra forma é usar o recurso da voz para falar sobre seu texto e resumir ele, agilizando para quem não pode ler ou não possui tempo para executar essa tarefa. 

4. Vídeo e Webinar

Assim como os conteúdos em áudio, os vídeos também estão em alta dentro do mercado, esse estilo é responsável por 82% do tráfego online, ou seja, as pessoas estão cada vez mais interessadas neste conteúdo, assistindo temas que vão desde a montagem de um toldo articulado, até uma lista com os melhores games de 2022.

Desta forma, esse é outro exemplo que aparece forte em nossa lista, justamente por ser algo mais dinâmico, com informações interessantes e que são explicadas ao usuário de forma direta e até certo ponto, interativa. 

Também vale destacar os chamados webinars, que é praticamente uma palestra de vídeo online, podendo ser uma alternativa interessante para quem deseja aprofundar seu conteúdo e principalmente auxiliando na geração de leads. 

5. Ebook

O ebook é um exemplo clássico de marketing de conteúdo, com ele, a empresa cria um material rico repleto de informações sobre um determinado tema, ele é mais extenso que um blog post, mais completo e mais detalhado. 

Esse é o formato mais comum para atrair novos leads e fazer com que as pessoas conheçam melhor e de forma mais aprofundada sobre determinado assunto, sendo um dos principais fatores para completar o seu funil de vendas e elevar o patamar do seu negócio. 

6. WhitePaper

Por fim, para fechar nossa lista o WhitePaper, que nada mais é do que um ebook compacto, que assim como uma caixa de papelão, oferece o espaço ideal e dinâmico para que possa ser consumido mais rapidamente pelo público em geral.

Além disso, ele é ideal na captação e conversão de leads e geralmente pode até conter infográficos e outros tipos de mídia que consigam deixar tudo mais dinâmico e mais simples do que um ebook, mas é claro, mantendo a riqueza e detalhes informativos. 

O que achou do texto de hoje? Quais desses exemplos de marketing de conteúdo você mais gosta? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.