O organograma nada mais é do que a representação estrutural de uma empresa ou de seus projetos, sejam eles do ramo automotivo ou de Bomba centrífuga, só para citar alguns. Ele, normalmente, define a hierarquia dos funcionários, bem como o alinhamento das equipes.

Resumidamente, é dentro deste conceito que funcionários, gerentes e demais cargos são apresentados.  seu visual apresenta diversas caixas e linhas que irão representar os níveis operacionais e as subordinações. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Para que serve um organograma?

Os organogramas são tão importantes quanto uma caixa de pizza personalizada para as marcas do ramo alimentício, já que trazem benefícios únicos. Trata-se de uma maneira de apresentar este ‘mapa corporativo’ aos novos colaboradores que chegam, mas também é simples e confiável para tornar-se uma referência para todos. Os organogramas são usados ​​para:

Planejamento de força de trabalho

Os organogramas oferecem a capacidade de fechar determinadas lacunas, pois imagine que esteja procurando determinadas habilidades em seus funcionários. Quando bem pontuado, a ferramenta lhe dará soluções e economia de tempo nessas escolhas;

Comunicando reorganizações

Se a marca for passar por uma reestruturação, os organogramas serão uma espécie de referência para todos os colaboradores.  existem softwares que organizam, automaticamente, as alocações da equipe, usando seu banco de dados de funcionários;

Relacionamentos de pessoas

Em organogramas mais detalhados, existe a possibilidade de inserir nomes e fotos dos funcionários. Isso facilita a memorização de todos e, com isso, um novo grau de familiaridade poderá ser construído. Também fortalece e otimiza a colaboração, porque as pessoas podem procurar quem é responsável por determinado setor, além de suas informações de contato. Essa organização terá destaque dentro e fora da empresa, colocando o nome da mesma numa espécie de Display de acrílico, onde conquistará mais destaque.

Saiba como fazer em uma agência de marketing

Formate o gráfico para caber em uma única página

Dentro de uma empresa de marketing, é necessário que haja uma combinação entre os arranjos gráficos (sejam eles horizontais ou verticais). Use isso para encaixar o maior número possível de caixas em uma única página.

Como existe um sem-número de processos dentro do setor, cada um dos projetos precisará de um organograma. Esse conceito poderá aparecer complexo no início, mas torna-se natural ao longo do tempo.

Agrupe pessoas com o mesmo título e os mesmos projetos

Colocar todas as pessoas com o mesmo título e os mesmos projetos em uma caixa economiza espaço em comparação com atribuir uma caixa para cada. Esse método ficará alinhado ao dia a dia e as funções.

Porém, compreenda que os gráficos ficarão muito melhores se todas as caixas forem do mesmo tamanho (exceto as caixas para várias pessoas) e se os espaços entre elas forem os mesmos. Escolha um software que faça isso automaticamente, é um investimento que vale muito a pena.

Tenha os assistentes e os gerentes bem posicionados

Os assistentes devem ser mostrados com uma caixa que se conecta ao gerente. Isso define o papel de todos com mais clareza. Ou seja, imagine que sua empresa de marketing esteja trabalhando num projeto sobre Equipamentos de combate a incêndio.

Quando não existe um posicionamento bem definido no organograma, é fácil que os colaboradores se percam em relação às funções e cargos. Quando feito com coerência, teremos uma economia de tempo e menos chances de equívocos.

Quem gerencia deve ter uma caixa com design diferente

Esse tipo de diferenciação não significa que a pessoa é melhor ou pior do que a outra. Tem a ver, portanto, com quem responderá por aquele projeto naquele momento. Particularmente, em empresas menores, uma pessoa pode gerenciar várias partes da organização. 

Por exemplo, o funcionário fictício chamado José é o CEO, mas também atua como vice-presidente. Tanto a equipe de criação quanto os responsáveis pelo RH se reportam a ele. 

A melhor maneira de mostrar isso é incluir ambas as posições no gráfico e mostrar que José ocupa ambas. Lembre-se, a estrutura organizacional é baseada em cargos; não as pessoas que os ocupam.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais