Quem está dando seus primeiros passos dentro da área comercial pode ficar um pouco perdido no começo e até mesmo estranhar algumas expressões e termos que são utilizados dentro desse mercado.

Afinal, esse é um segmento que possui muitas particularidades e diversas palavras diferentes da que a maioria das pessoas está acostumada a ver.

Com a chegada da tecnologia e o setor de vendas modificando ainda mais a sua forma de operação, surgiram ainda mais palavras diferentes que precisam ser entendidas e estudadas para a sua total compreensão.

Isso ajuda a gerar uma comunicação mais fluida entre os vendedores, conectando a equipe comercial de forma mais eficiente. 

Sendo assim, o chamado glossário de vendas aparece como o carro-chefe para abordar todos esses termos recorrentes na rotina comercial, então antes de sair ofertando o seu novo aquecedor de gás, que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto?

No texto de hoje, vamos mostrar o que é o glossário de vendas, quais são seus benefícios e citar alguns termos comuns que são utilizados, bora conferir? Então vamos lá!

O que significa o termo glossário de vendas?

O termo glossário nada mais é do que uma lista alfabética de palavras de um determinado domínio de conhecimento com a definição de cada um desses termos.

Ou seja, é um conjunto de termos que são mais específicos voltados para uma área e que tem o seu significado exposto para a fácil compreensão das pessoas. 

Ele aparece muito em livros, quando alguma palavra está acompanhada de um *, e no final da página está justamente escrita a palavra e a sua descrição, para que isso fique de fácil compreensão para as pessoas mais leigas que não dominam o assunto. 

Sendo assim, o glossário de vendas nada mais é do  que um conjunto de palavras específicas relacionadas ao setor comercial, que podem ser reunidas e explicadas para quem não conhece sobre o assunto.

Quais são seus benefícios?

Entender termos específicos é algo importante dentro de qualquer área, assim como os advogados devem entender e saber explicar o seu “juridiquês”, dentro do setor comercial. Um vendedor também deve saber compreender conceitos referentes às suas vendas. 

E ter um glossário auxilia justamente para quem é leigo no assunto e para aquelas pessoas que estão começando a entender melhor sobre essa área, então antes de vender o seu sistema de som ambiente, é importante saber os termos utilizados por outros vendedores internamente e até mesmo algumas abordagens vinculadas aos consumidores.

É justamente a partir daí que você consegue explorar ao máximo sua atuação dentro desse ambiente, quanto mais palavras você entende e mais termos descobre, maior a eficiência da sua atuação. 

Quais são as palavras mais utilizadas no glossário de vendas?

É claro que um glossário de vendas possui diversos termos completamente diferentes e para conseguir entender todos pode ser uma tarefa complicada, então separamos algumas das palavras mais utilizadas para você entender melhor sobre ele, confira!

Budget

O termo budget vem do inglês e significa orçamento, esse é um conceito muito utilizado para a montagem de campanhas de vendas e atração de leads os organizando para que a estratégia tenha mérito. 

B2B e B2C

O B2B significa Business to business, ou em uma tradução para o português, empresa para empresa, e representam relacionamento comercial entre duas corporações, já o B2B seria o business to consumer ou empresa para o consumidor, que significa a metodologia comum de vendas, saindo direto de um negócio e chegando até o consumidor final. 

CS e CX

CS nada mais é do que o Customer Success ou sucesso do cliente, que como o próprio nome já indica, se baseia em um conjunto de ações para reter o consumidor, se baseando em um atendimento dedicado, consultivo e periódico, com a finalidade de fazer com que o cliente alcance o sucesso e se sinta satisfeito com a marca.

Já o CX seria o customer experience ou experiência do cliente, esse é um conceito que vai além das vendas, ressaltando que o consumidor procura mais do que apenas comprar o produto ou contratar um serviço de impermeabilizante para laje, ele consome a experiência completa, e procura ter seus problemas solucionados por algo benéfico cedido pela marca. 

ICP

Ideal Customer Profile, ou Perfil ideal do consumidor nada mais é do que um conjunto de características que ajudam a identificar os hábitos e a traçar o perfil ideal do comprador da sua empresa, identificando o seu cliente. 

LTV

Life Time Value of Customer, ou Valor do Tempo de Vida de um Cliente é um conceito que se refere a quanto tempo aquele consumidor possui dentro do seu negócio, ou seja, qual é o seu ciclo de vida na sua empresa, mostrando todo o lucro gerado e o período que ele ficou ativo na sua organização. 

Closer

Closer é considerado o vendedor que se especializa em finalizar a negociação, ele trabalha melhor no convencimento do cliente, vencendo as objeções e finalizando as vendas como um torquímetro dando a apertada final no parafuso. 

Forecast

Forecast é o termo relacionado a projeção de vendas, ou seja, é uma antecipação para saber como serão suas vendas em determinado período, como no próximo trimestre ou ano. 

É claro que essas são só algumas palavras do glossário de vendas, tendo muito mais para serem analisadas e estudadas por cada vendedor; 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!