Urso e Touro da economia

Comumente usadas, as metáforas envolvendo nomes de animais possuem significados interessantes para quem investe

Não é de hoje que o mercado financeiro costuma utilizar metáforas com nomes de animais para designar determinados perfis e tendências das bolsas de valores e índices.

Alguns termos clássicos, como bull market e bear market, são utilizados em bolsas de valores mundo afora. Conhecer muito bem essas nomenclaturas é de extrema importância para quem está prestes a realizar um investimento financeiro

Por conta disso, neste artigo vamos entender melhor o que são o bear e o bull market, como funcionam e quais as diferenças entre os dois. Também iremos mostrar algumas outras “zoometáforas” com que você poderá se deparar na hora de investir.

Bull x Bear Market: compreendendo as nomenclaturas e diferenças entre elas

Os termos bear market e bull market são utilizados basicamente para descrever o comportamento do mercado financeiro e das bolsas de valores ao redor do mundo. Além deles, outros nomes de animais também são usados para retratar perfis, posturas políticas e econômicas do universo dos investidores.

O bull market é representado por um touro (tradução de “bull” em inglês), indicando que determinada bolsa está em alta por um longo período. O termo foi criado por conta do chifre do animal, que está sempre apontando para cima, metaforizando um gráfico em alta. Por isso, é comum ver nas redondezas geográficas das bolsas de valores, como em Wall Street, Hong Kong, Mumbai e Frankfurt, estátuas representando o animal. 

Já o bear market, representado por um urso (tradução do inglês para a palavra “bear”), expressa as bolsas de valores em queda e que apresentam riscos reais aos investidores. Também pode indicar mercados com baixo grau de confiabilidade. O termo também foi criado metaforicamente e representa uma patada de urso, que aponta para baixo, indicando gráficos em queda. 

Também há uma representação em forma de estátua do urso, cara a cara com o touro, na porta da bolsa de Frankfurt, onde ambos parecem estar duelando, reproduzindo um comportamento comum do mercado.

Conheça outras metáforas do mercado financeiro

Além dos termos descritos anteriormente, alguns outros animais também foram escolhidos para representar papéis dentro do mercado. Veja alguns exemplos a seguir. 

Ovelha / Manada

A ovelha (do inglês, sheep) geralmente representa o investidor que não possui uma estratégia fixa para realizar seus investimentos dentro do mercado financeiro e acaba levando prejuízos com frequência.

A metáfora foi criada com base no fato de as ovelhas sempre andarem em manadas. Adaptando à realidade do mercado, seria um investidor que apenas caminha com o fluxo, seguindo o que lhe é dito, sem embasamento nem estratégia. Isso, muitas vezes, acaba lhe trazendo perdas por estar frequentemente atrasado.

Porco

O porco (do inglês, pig) costuma representar um investidor de perfil mais ganancioso, que almeja obter lucros com maior rapidez e não possui estratégia definida para consegui-los. 

O investidor “porco” costuma se identificar com ativos mais especulativos e tende a cair frequentemente em golpes. Isso se dá justamente por conta dessa busca desenfreada por lucros a qualquer custo.

Galinha

A galinha (do inglês, chicken) ilustra o perfil dos investidores que costumam vender seus papéis ao primeiro sinal de risco (ainda que mínimo). Basta qualquer tipo de especulação ou má notícia para esses investidores se desfazerem de seus investimentos. Consequentemente, essa atitude aumenta suas chances de ter prejuízo.

Tubarão

Por fim, temos o investidor tubarão (do inglês, shark), que no mercado possui um perfil similar ao do animal no mar: comandar. Geralmente, é um dos maiores “players” da bolsa e costuma ter o poder de ditar os rumos de determinadas ações.