nutrição de leads

O conceito de nutrição de leads surgiu devido a necessidade de pequenos, médios e grandes empresários estarem atentos às grandes mudanças no mercado e ao jeito como os consumidores evoluem sua percepção de compras.

Um pequeno ou médio empresário já ouviu com certeza sobre inbound marketing e o termo conversão de leads. 

Portanto, é importante saber como a conversão de leads é uma estratégia fundamental para o sucesso do marketing digital de uma empresa.

Mas, mais importante ainda do que converter leads é saber nutri-los, pois é isso que trará faturamento para uma empresa de esquadrias de alumínio bronze, por exemplo. A nutrição de leads é capaz de fazer cada contato virar uma ótima oportunidade de vendas.

O presente artigo explicará mais sobre a nutrição de leads e sua importância, além de indicar os erros frequentemente cometidos na atração de clientes que uma empresa deve evitar.

Nutrição de leads

Nutrir leads é uma técnica criada para levar conteúdos atraentes e relevantes sobre um determinado assunto para possíveis clientes que demonstram algum interesse no assunto, como por exemplo a compra compra de um vidro espelhado bronze

Esses assuntos são conteúdos passados por meio de sequências dos chamados e-mails marketing de uma forma automatizada em um período que a própria empresa estipula.

O seu objetivo é de que o novo lead consuma os conteúdos disponibilizados e se convença de uma vez por todas de comprar os produtos ou serviços da sua marca em questão.

No marketing digital, é de grande importância se atentar aos potenciais consumidores que demonstraram o mínimo de interesse na marca.

Para chegar até seu site o usuário estava buscando saber melhor sobre algum item ou serviço e provavelmente vai querer saber mais sobre isso, seja ele sobre piso emborrachado antiderrapante ou outro segmento.

O que significa que esse usuário é uma grande oportunidade de novo cliente e de referência como cliente para outros futuros clientes.

Importância da nutrição de leads

Investir em campanhas de nutrição de leads é algo que pode aumentar consideravelmente o volume de vendas de uma empresa que tenha uma boa base de contatos.

Nutrir leads já existentes para conseguir novos clientes pode ser muito mais barato do que tentar atrair novos leads que não serão garantia de lucro para o negócio de placa em acrílico transparente com logo. 

Além disso, fazer uso da estratégia de nutrição de leads é importante na empresa por outras questões como:

Conseguir mais atenção do público-alvo

O envio de e-mails para clientes que já demonstraram interesse em um tema específico ajudam a aumentar as chances desses leads abrirem e consumirem os conteúdos.

Com isso, serão maiores as chances de aumentar o engajamento de uma marca de placa de metal personalizada por meio do e-mail marketing, pois uma campanha de nutrição de leads se mostra muito mais eficiente do que uma campanha normal.

Otimizar o tempo dos setores

A nutrição de leads ajuda consideravelmente o processo de envio de e-mails que são cuidadosamente escritos e revisados. Pois, ele automatiza esse envio para os leads que tenham o mesmo perfil de pesquisa.

Isso otimiza os tempos de vendedores que ficam mais focados em vender o produto e dos profissionais de marketing que ficam mais focados na produção de outros novos conteúdos.

Expandir os canais de contato com o cliente

O envio de e-mails para os futuros clientes permite que eles reconheçam que a marca tem um canal de comunicação aberto para diálogo entre marca e cliente.

Responder esses usuários o mais rápido possível também é de grande importância, pois essa ação pode aumentar muito mais as oportunidades de vendas do que se espera.

Aumentar as vendas

Muitas pesquisas mostram que se uma campanha de nutrição de leads for bem planejada e obter o sucesso esperado, ela pode aumentar até 50% as vendas de um serviço ou produto.

Quanto mais os possíveis clientes conhecem sobre a empresa, maior é a chance deles enxergarem os benefícios de uma compra, por isso, um número de vendas pode aumentar tanto.

E conforme os resultados de uma campanha de nutrição de leads vão chegando e sendo analisados, o processo vai sendo melhorado para garantir um aumento considerável nas vendas da empresa.

Erros que não se deve cometer na nutrição de leads

Depois de entender o que é a nutrição de leads e saber de algumas das suas inúmeras vantagens, é importante conhecer os erros que uma empresa de tratamento de concreto aparente, por exemplo, não deve cometer na hora de colocar essa estratégia em prática. 

1. Não compreender o funil de vendas

Um lead irá passar por diversas etapas antes de adquirir de fato o produto ou serviço de uma organização. 

Chamado de funil de vendas, esse caminho percorrido vai desde o primeiro contato da empresa até o fechamento do negócio, ele é importante para:

  • Chamar o consumidor;
  • Entender os seus desejos;
  • Se mostrar como solução;
  • Finalizar negócios.

Cada etapa é feita para exibir um conteúdo específico, pois cada um deve ser mais convincente que o outro, conforme o lead vai passando pelas etapas do funil.

Não contar com esse pensamento ao iniciar um plano de nutrição e não considerá-los como importantes para uma estratégia de sucesso pode atrapalhar os planos de venda e dar o efeito contrário do desejado.

Para isso, não acontecer é necessário criar um plano para cada fase do funil desde lead que acabou de ser convertido até aquele que está a um passo de se tornar um cliente.

2. Não contratar uma ferramenta de automação de marketing

Um dos piores erros que as empresas cometem é pensar que o processo da nutrição dos seus leads deve ser feito de forma manual.

A melhor forma de enviar esses e-mails mais eficientemente é automatizando o processo por meio do uso de uma boa ferramenta de automação de marketing digital.

Sendo assim, contrate a melhor plataforma de automação de processos de marketing possível e não desperdice mais tempo nem dinheiro da empresa.

3. Focar apenas na geração de leads

Mesmo que conseguir informações sobre os clientes em potencial seja importante para gerar vendas, essa não é a única coisa que deve importar no processo de aumento de vendas através de leads.

Mas, muitas empresas que não compreendem essa colocação acabam perdendo as oportunidades de atração de clientes por se esforçarem apenas em gerar leads e não em nutri-los.

A nutrição de leads deve ser levada como um ponto de extrema importância, pois ajuda também a solucionar as maiores dúvidas que os usuários têm sobre o produto ou serviço da marca.

4. Não utilizar CTA em suas mensagens

Muitas marcas cometem o erro de criar mensagens em suas campanhas sem um Call To Action (Chamada para Ação) que ajuda o cliente em potencial a se convencer mais de comprar da empresa.

Para isso não acontecer, é necessário que a companhia invista nessas chamadas para ação em todas as suas mensagens.

Além de serem diretas, elas podem ser feitas de uma forma que chame atenção, com cores fortes e marcantes para se destacar e convencerem mais os leads a realizarem a ação pedida.

5. Não definir uma frequência de envio de e-mails

Mesmo que não exista um padrão sobre o período ideal para enviar os e-mails marketing, é de extrema importância que uma sequência de mensagens seja definida no plano de fluxo de nutrição.

Estabeleça um intervalo válido para cada ação feita para o lead realizar, por exemplo, se o usuário baixar um manual de como fazer uma cobertura metálica para galpões dentro de 32 horas receberá um e-mail promocional.

Isso ajuda a garantir que o usuário se torne um cliente, fazendo-o ficar interessado nessa promoção que pode levar um tempo para estar sendo otimizada.

Por isso, é importante estipular cada etapa da ação e fazer com que o lead chegue ao ponto desejado e se torne um cliente.

6. Não separar os leads frios do fluxo de nutrição

Um outro erro que também é muito comum é não se atentar de verificar os leads que foram incluídos em toda jornada do processo mas não consumiram os conteúdos e não interagiram com a nutrição.

Para ajudar nisso, empresas como de balcão de granito em L criaram o hábito de listar esse leads com os nomes de “leads frios”, são os clientes em potencial que não demonstraram interesse nessa nutrição.

Sabendo assim em quais leads vale a pena continuar investindo e tendo uma ideia melhor do que poderia ser aprimorado nessa nutrição.

Mesmo que essa estratégia tenha feito com que o uso do e-mail para se relacionar com potenciais clientes fosse maior do que nunca. É necessário saber que essa estratégia deve ser usada da forma correta para gerar bons resultados.

Considerações finais

Sendo assim, o sucesso de qualquer negócio se deve às estratégias de venda e também às estratégias de conversão de clientes. Afinal, para ser uma empresa atraente para o público é necessário ter algo para atraí-lo.

Para isso acontecer a empresa deve se atentar em conhecê-los bem, para poder enviar e-mails nos momentos mais propícios e capturar sua atenção quando necessário.

Conhecer bem o conceito de nutrição de leads, suas vantagens e os erros que não se deve cometer é o grande passo para montar uma estratégia de sucesso para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.