e-commerce

Um e-commerce (ou comércio eletrônico, em sua tradução), são vendas pela internet, capazes de melhorar consideravelmente as relações entre uma empresa e os seus clientes, o que permite melhores resultados para a organização.

Mas, para se dar bem nesse novo meio de empreender, é necessário entender como ele funciona, assim como conhecer as melhores ferramentas para aprimorá-lo cada vez mais e garantir o melhor funcionamento possível.

Até porque um comércio eletrônico se torna mais completo e digitaliza de forma integral seus recursos com o uso dos melhores recursos, que na maior parte do tempo são interinamente sem custo nenhum.

Com essas ferramentas, é possível criar um ambiente online mais agradável para o cliente, melhorar a gestão e, ao mesmo tempo, a análise da concorrência, entre muitas outras vantagens.

Pensando nisso, neste artigo você irá entender mais sobre o e-commerce e as melhores ferramentas para a gestão do comércio eletrônico, seja ele sobre painel tv sala planejado moderno ou qualquer outro segmento.

Definindo e-commerce

O e-commerce trata-se da prática de compra e venda de produtos e serviços online, isto é, que são realizados totalmente pela internet.

As compras podem ser feitas pelos consumidores por meio de diversos aparelhos eletrônicos, entre eles:

  • Notebooks;
  • Computadores;
  • Tablets;
  • Smartphones.

Por esse motivo, é essencial ter conhecimento que um e-commerce de insulfilm residencial significa muito mais do que ter um simples site, afinal, estamos falando de um negócio que se diferencia pelo seu funcionamento diferenciado, totalmente online.

O que leva a afirmar que os dois processos básicos de interação de uma marca com o cliente, que são de venda e de atendimento, são digitais e automatizados em sua totalidade, e vão desde a resolução de dúvidas e problemas até a forma de pagamento usada.

Nesse cenário, há a possibilidade de fazer o uso de ferramentas de automatização em áreas como o estoque, para o controle das finanças e, principalmente, no marketing digital.

Afinal, o uso de automação auxilia e facilita o processo de gestão do e-commerce, tal como de um que vende ariston aquecedores, do mesmo modo que otimiza os planejamentos estratégicos de logística da empresa.

Ferramentas para otimização

A obrigatoriedade de ter que lidar com uma série de planilhas físicas e realizar outros processos manuais grandemente trabalhosos, com manutenções na estrutura do site altamente cansativas, não existe mais.

A criação de ferramentas que otimizam esses e outros vários processos administrativos auxilia muitas empresas, como as de prensa hidráulica 100 toneladas, a tornarem seus trabalhos mais práticos.

Esse avanço tecnológico ajuda os processos tanto nas lojas virtuais quanto físicas, mas pensando no e-commerce, listamos algumas ferramentas e suas funcionalidades para você entender melhor do que um comércio eletrônico precisa para ter sucesso. São elas:

1. Canva

Em palavras simples, o Canva é um editor de imagens e vídeos, é uma plataforma de design totalmente simples e intuitiva. Ela permite a criação de templates para as redes sociais, banners de pino guia din 7, logomarcas e até apresentações.

Além da opção de fazer a edição de vídeos e fotos, é possível fazer upload de diversos tipos de arquivos que a pessoa deseje colocar em seu projeto.

Essa ferramenta é uma ótima escolha para pessoas que não tem experiência em fazer esse tipo de edição ou ainda não tem capital para investir em outros tipos de editores mais caros e complexos.

Para o e-commerce, o Canva tem sua versão para web e também em aplicativo, e seus projetos podem ser feitos em colaboração de equipe na aba de compartilhamento.

2. Hootsuite

O Hootsuite ajuda na gestão de redes sociais, porque em tempos onde a presença nos multicanais e a interação com os consumidores são tão importantes, é essencial para qualquer empresa se manter presente nessas plataformas.

Sem uma forma de automatizar essa interação social em cada um dos canais de comunicação, esse processo pode se tornar cada vez mais difícil de ser realizado. 

Por isso, o suporte de ferramentas como o Hootsuite, que são capazes de gerenciar todo e qualquer conteúdo social de um negócio, são indispensáveis para qualquer empresa, como uma especialista em bateria de 100 amper.

Além de permitir criar agendas automáticas de postagens em diferentes canais de comunicação, ferramentas como o Hootsuite ajudam a acompanhar para ter uma ideia melhor do desempenho de cada uma das publicações postadas pela marca.

3. Jivo Chat

A plataforma Jivo Chat ajuda a automatizar o atendimento aos clientes através dos chatbots, fazendo com que os custos com a formação de uma equipe muito grande de atendimento ao cliente sejam cortados.

Essa ferramenta permite também que os clientes entrem em contato com a empresa por meio de vários canais de atendimento, desde os mais tradicionais até os de sua preferência.

Além disso, o seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode vir a ser integrado aos canais sociais como o Telegram, Whatsapp, Instagram, Facebook, e-mail, entre outros.

Enfim, é uma plataforma que traz soluções muito importantes para otimizar o momento do pós-venda e para garantir que a empresa tenha canais de contato ativos com os clientes a todo momento.

O que significa que o uso de ferramentas como o Jivo Chat em um e-commerce ajudam consideravelmente a alavancar o seu sucesso no mercado digital.

4. MailChimp

O MailChimp é uma das mais conhecidas ferramentas para disparo de e-mails no mundo do marketing digital, pois tem uma usabilidade fácil para quem está começando nesse universo.

Fazendo o uso dessa ferramenta, o empreendedor consegue criar um e-mail marketing completo de própria autoria ou com a ajuda de templates que a própria plataforma disponibiliza de graça.

Além da criação de e-mails, essa ferramenta disponibiliza os dados sobre o retorno desses e-mails, através de métricas que estão na aba de analytics.

O MailChimp é uma das ferramentas mais importantes para quem está dando os primeiros passos para o marketing digital, porque ele contribui para o novo empreendedor melhorar a posição do seu e-commerce no mercado.

5. Melhor Envio

O Melhor Envio é uma importante plataforma de frete online para um e-commerce, uma vez que ele disponibiliza a otimização de uma série de serviços dentro de um único aplicativo.

Mas sua função principal é mediar as relações entre lojistas de um e-commerce e as transportadoras de fretes integradas aos melhores sistemas de envio de itens para a otimização de uma loja virtual.

Ou seja, é uma ferramenta que colabora também na logística da entrega de produtos da empresa, além de prometer um frete mais competitivo e economia de tempo e dinheiro nesses processos e similares.

Por último, a plataforma também disponibiliza ao cliente um cálculo muito rápido do valor de envio em diversas transportadoras, sem muita burocracia ou necessidade de demorados cadastros.

6. JadLog

A JadLog é uma das transportadoras aliadas ao Melhor Envio, e é muito utilizada no envio de produtos de vários comércios eletrônicos em todo o país pelas rodoviárias.

Existem duas formas de entrega atualmente. A econômica, para quem não quer gastar muito e pode esperar um pouco mais para ter o produto, e a express, para quem pode pagar um pouco mais para ter seu produto o mais rápido possível.

Na plataforma Melhor Envio, é possível encontrar uma lista de produtos que a JadLog não faz o transporte e algumas outras opções se for preciso o transporte de mercadorias muito grandes.

7. Trustvox

A Trustvox é uma plataforma que coleta a opinião dos consumidores e conecta os lojistas do e-commerce aos clientes para ajudar na resolução de problemas.

Além de oferecer informações sobre a empresa que o usuário está comprando e mostrando a qualidade do filtro tipo manga que está sendo comprado.

Essa ferramenta coleta as avaliações do público, através de um e-mail disponibilizado após a entrega do produto. Nele, o cliente pode avaliar e deixar as suas percepções tanto sobre o produto quanto sobre a loja e seu atendimento.

Esse tipo de interação ajuda a aumentar a confiança do cliente na marca dando credibilidade, melhorando o relacionamento entre eles aumentando as chances de fidelização e de mais vendas.

8. Google Analytics

No Google, existem diversas ferramentas gratuitas que podem auxiliar um empreendedor em seu e-commerce, como o Google Analytics, por exemplo.

A plataforma auxilia na visualização de diversos dados sobre o comportamento dos usuários que acessam o site de um e-commerce, tal como:

  • Quantidade de visualizações por página;
  • Regiões onde a página está sendo acessada;
  • Idade dos usuários;
  • Gênero dos usuários.

Com essas e outras informações, fica mais fácil identificar como está o desempenho de um site, desde os cliques orgânicos até os de publicidade paga.

Com essa métricas, é possível melhorar as estratégias de marketing em pontos que ainda tem muitas falhas ou atualizar aquelas partes mais obsoletas, tornando-as mais consistentes e assertivas.

A plataforma disponibiliza cadastro totalmente gratuito, além de passo a passo para o uso da ferramenta, que é muito simples e intuitiva.

Considerações finais

Como visto ao longo do artigo, existem inúmeras ferramentas que trazem grandes benefícios na gestão de um e-commerce, seja ele novo ou que está há um bom tempo na ativa.

As operações que podem ser automatizadas facilitam muito a relação com os clientes, com os fornecedores, com os funcionários e fazem com que as tarefas difíceis fiquem mais tranquilas.

Ferramentas como essas ajudam a dar mais espaço para o empreendedor pensar em outras questões da empresa, como criar estratégias de vendas de produtos de corte a laser de alumínio.

Expandindo assim as vendas do seu e-commerce e trazendo mais visibilidade no mercado, garantindo que a empresa tenha ainda mais sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.