Saiba como é possível trabalhar remotamente para empresas estrangeiras

Com a tecnologia avançando a passos largos e o trabalho remoto crescendo no Brasil, o número de brasileiros que têm conseguido trabalhar em empresas estrangeiras aumentou bastante no último ano. A junção da desvalorização do real com o déficit de profissionais nos EUA e na Europa abriu a oportunidade de trabalhar fora do país no conforto de casa.

De acordo com dados do Page Group, consultoria de contratações profissionais, cresceu 20% em agosto de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em entrevista ao Exame, o diretor da Page Group, Lucas Toledo, aponta que a principal causa do aumento da busca por trabalhos no exterior foi o crescimento do trabalho remoto.

Há busca por trabalho no exterior também aumentou a busca pela formalização como MEI, por fundos de previdência privada, por emissão de nota fiscal e regularização do trabalho para receber em dólar e euro. Aqui vamos apontar as principais vantagens e características do trabalho remoto para empresas estrangeiras.

O que é e como funciona o trabalho remoto no exterior?

O trabalho remoto permite que um profissional trabalhe de qualquer lugar do mundo, ou seja, não necessariamente ele trabalhará de casa. E essa liberdade que traz oportunidades no exterior.

Além disso, trabalhar remotamente consiste em estar sempre longe do escritório, sem modelo híbrido ou a necessidade de desenvolver as funções de casa.

Por isso, um profissional brasileiro que trabalha remotamente para empresas estrangeiras tem a liberdade de trabalhar enquanto viaja, de visitar clientes no Brasil e em outros países e até mesmo de viajar para o país de origem da empresa em algumas ocasiões.

Dessa forma, o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, o trabalhador realiza suas tarefas em contato direto com gestores da empresa e ganha sua remuneração na moeda do país da empresa para a qual trabalha. Com isso, é preciso estar formalizado para receber pagamentos, gerar notas fiscais, pagar impostos e outras burocracias para viabilizar esse tipo de trabalho.

Quais são as principais vantagens de trabalhar remotamente no exterior?

Existem diversas vantagens em trabalhar remotamente para empresas do exterior. Confira abaixo quais são os principais benefícios:

Menos custos com deslocamento

No trabalho remoto, o profissional terá muito menos gastos com deslocamento. Podendo trabalhar de qualquer lugar a sua escolha, ele tem a comodidade de administrar seus gastos, economizando com transporte e alimentação na rotina de trabalho.

Isso traz uma economia para o bolso de profissionais, principalmente para aqueles que trabalham via contrato e provavelmente não recebem estes auxílios. Com isso, eles podem aumentar ainda mais o seu lucro, já que os gastos com transporte e alimentação diminuem por conta da baixa necessidade de deslocamento.

Horários flexíveis de trabalho

Dependendo da empresa, o profissional tem horários de trabalho bastante flexíveis, o que traz mais liberdade e autonomia para que ele possa escolher os horários nos quais mais rende para trabalhar. E também para adaptar as atividades de trabalho aos compromissos de sua vida pessoal.

Além da possibilidade de fazer o próprio horário, a flexibilidade também é uma aliada para ampliar o horário de comunicação de trabalho. Dependendo do país da empresa para qual trabalha, o profissional pode contar com suporte profissional a qualquer hora do dia, inclusive durante a madrugada.

Receber salário em uma moeda mais valorizada

Trabalhar para uma empresa internacional também significa ganhar em dólar ou euro, moedas mais valorizadas do que o real, o que garante uma remuneração maior por uma mesma função na comparação com o trabalho em empresas brasileiras que pagam em real.

Mesmo com os custos para receber o pagamento do exterior, a remuneração ainda vale a pena. Com uma boa negociação, é quase certo que você receberá uma remuneração bem maior do que receberia numa empresa brasileira.

Possibilidade de viagens enquanto trabalha

Outra vantagem do trabalho remoto para o exterior é a possibilidade de não ter limitação de espaço físico, o que possibilita trabalhar enquanto viaja. Você pode viajar para qualquer lugar do mundo e seguir trabalhando apenas levando o seu notebook na bagagem.

Assim, você tem mais liberdade para estar sempre viajando, visitando parentes, conhecendo novas culturas e estabelecendo novas conexões de trabalho pelo mundo. Com internet em seus locais de estadia, trabalhar é totalmente possível.

Agregar uma nova experiência a carreira profissional

Outra grande vantagem do trabalho remoto para o exterior é a possibilidade de agregar novas experiências ao currículo. Empresas estrangeiras e multinacionais trazem muita credibilidade para a carreira de qualquer profissional.

Ter uma experiência de trabalho no exterior, mesmo estando em casa, é uma forma de ampliar conexões de trabalho e fazer um networking cada vez mais ativo com profissionais de todo o mundo.

Como podemos perceber, o trabalho remoto no exterior é totalmente possível. Com a escassez de profissionais no exterior, brasileiros podem e devem se candidatar a vagas no exterior para ampliarem as suas opções profissionais. A credibilidade e os benefícios de trabalhar em uma empresa estrangeira são enormes.