Para a maioria de nós ser músico parece uma ideia muito romântica e distante do nosso dia a dia. Ainda mais quando estamos já na fase adulta, onde há muitas obrigações e pouco espaço para entretenimento.

Já os músicos profissionais são frequentemente retratados como figuras glamorosas, com flashes de luz, grandes espetáculos e um estilo de vida acelerado.

Mas afinal, quais são as reais vantagens e desvantagens de se viver no dia-a-dia como músico de verdade?

Neste artigo discutiremos as vantagens e desvantagens de ser músico.

Vantagens de ser músico

  • Conhecer novas pessoas

Como músico, você conhecerá muita gente e fará muitos amigos, sem dúvida!

Eles podem ser seus colegas de profissão, fãs e até mesmo pessoas que não têm nada em comum, mas fazem parte da sua rotina.

Como você sabe, a música pode unir pessoas de diferentes estilos de vida. Não importa suas diferenças, você se conectará a essas pessoas.

  • Promove a disciplina e organização

A vantagem adicional de ser músico é ter uma vida com metas estabelecidas e permanecer comprometido com elas.

A chave para ter uma boa disciplina está na prática. Quanto mais os músicos praticam, mais regularidade surge em seu comportamento. 

De fato, o poder da consistência os aproxima automaticamente da gestão do tempo.

  • Promove a felicidade

A principal vantagem de ser um músico é que você está proporcionando felicidade aos outros, e principalmente, a sua própria vida.

Normalmente, as pessoas escutam música quando estão tristes e ela relaxa suas mentes. Muitas também escutam música quando estão extremamente felizes como em ocasiões especiais, em reuniões e festas e a desfrutam, o que preenche as cores da felicidade em suas vidas.

A paixão de um músico é criar música que toca o coração das pessoas.

É um grande prazer saber que há músicos que trafegam com os sentimentos e emoções dentro da mente das pessoas.

Com toda certeza, ser músico é emocionante porque, através do seu trabalho, pode fornecer uma boa qualidade de tempo, sentimentos e também reflexões.

  • Melhora suas habilidades de escuta

É muito claro para todos que tocar música requer boa capacidade auditiva.

Isso porque os músicos têm que ouvir cada nota e acorde, seja para reproduzir ou para tocar em conjunto. E isso requer ouvidos extremamente atentos.

De fato, pode aumentar as habilidades da audição, pois ao ouvi-la cuidadosamente você determina onde você tem que se corrigir. 

Como resultado, tocar qualquer instrumento musical melhora e aprimora suas habilidades auditivas e ajuda a estimular suas mentes.

  • Sentimento de realização

Todos os músicos e cantores conhecidos são pessoas comuns, assim como você e eu. Mas sua paixão pela música lhes deu uma identidade e um nome.

Eles eram até então desconhecidos, mas se tornaram populares quando começaram a se expressar com a música.

Esta é a sensação de realização que você se tornou uma pessoa conhecida apenas por causa da criação de boa música.

Quando você começa a tocar um instrumento ou quando toca música pela primeira vez, você nunca pensou que se tornaria uma pessoa conhecida, mas a música o ajuda a alcançar o melhor na vida.

  • Diminui o stress

Você toca seu instrumento de acordo com suas regras e pode tocar e criar qualquer tipo de música que quiser, em outras palavras, você pode apenas expressar seus sentimentos interiores na forma de música

Tocar o instrumento é uma questão do que você decide, e você pode tocar qualquer tipo de música que quiser, assim você pode apenas expressar seus sentimentos interiores na forma de música.

Desvantagem de ser músico

  • Solidão

Como em muitas outras formas de arte, aprender a tocar música leva muito tempo por conta própria.

Pode ser difícil equilibrar o tempo para sua paixão e manter-se a par de seus amigos e família.

Se você quiser ter sucesso, pode ter aulas, tocar em uma banda, encontrar um parceiro de composição ou sair e tocar para as pessoas.

Se você quiser se tornar proficiente em seu instrumento ou aprender a fazer uma boa música, você mesmo terá que sentar-se e experimentar um pouco de solidão.

  • O trabalho é subjetivo

Um dos aspectos mais difíceis de ser um músico, como qualquer outro artista, é que o que faz algumas pessoas gostarem de você e gritarem seus elogios é o mesmo que faz outros detestarem seu trabalho.

A música é como qualquer outra forma de arte: ela é subjetiva e sujeita às opiniões das pessoas que a escutam.

Pode ser difícil aceitar quando se trabalha muito em algo, apenas para ser julgado e criticado.

Se você quer ser músico, é importante deixar crescer uma carcaça grossa e aprender a levar as críticas junto com os elogios.

  • Horas e horas de treinamento

Ser músico leva anos de treinamento e prática para se tornar proficiente e pode levar uma vida inteira para se tornar realmente bom no que se faz.

Grandes músicos fazem tudo parecer fácil, mas por trás do glamour há anos de prática, dedicação e trabalho árduo.

Se você quer ser um bom músico, você precisa colocar em prática o que for necessário.

  • Falta de estabilidade financeira

Na maioria dos casos, a vida de um músico profissional é cheia de instabilidade financeira.

Um músico profissional precisa fazer um trabalho árduo, ter senso de negócios e habilidades pessoais para ter sucesso como músico profissional.

  • Horas irregulares

Fazer shows à noite, promover durante o dia e longas viagens longe de casa não deixam necessariamente muito espaço para uma vida normal e estável em casa.

Se você sonha em ser músico, isto pode soar como um sonho tornado realidade, mas para qualquer pessoa que espera ter alguma aparência de normalidade ou rotina em suas vidas, ser músico pode ser uma jornada dura e difícil.

Esta é uma jornada onde os altos e baixos são parte da diversão. Se você estiver tocando música só por diversão, não precisa se preocupar com isso.

Conclusão

A música está viva porque traz à sociedade uma chance de refletir, expor os sentimentos e tornar momentos inesquecíveis. Ela inclui sombras, sentimentos, emoções e alegria pela vida. 

A música é uma maravilha que expulsa o elemento cansativo de nossas vidas. Esperamos que você tenha gostado do artigo, aproveite e compartilhe em suas redes sociais.