Por que entender o que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo atrair os consumidores, por meio de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos.

Sua ideia não é promover a marca diretamente, mas atrair as pessoas e trazer materiais que ajudem a solucionar seus problemas.

O Marketing Digital é, atualmente, a maneira mais importante de divulgar uma empresa, seus produtos e serviços, portanto, ele já deixou de ser uma tendência há muito tempo.

Se uma marca quer se manter relevante para seus clientes, precisa ter uma boa visibilidade online. Por essa razão, o foco não é mais a necessidade de estar na internet, mas a maneira como o seu negócio se coloca nela para se destacar.

Isso envolve a adoção de estratégias modernas para conquistar clientes, e a mais usada, sem dúvidas, é o Marketing de Conteúdo.

Estamos inseridos na era da informação, por isso, o que as pessoas mais procuram são conteúdos que falem sobre assuntos de seu interesse, por isso, toda corporação deve trabalhar nesse sentido.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing de conteúdo e os benefícios trazidos por ele. Leais o texto até o final.

Entendendo o conceito de Marketing de Conteúdo

Chamamos de Marketing de Conteúdo uma estratégia que tem como foco criar materiais que engajam o público-alvo da marca e aumenta a rede de clientes e potenciais clientes. 

Sendo assim, esses conteúdos podem assumir diferentes formatos, como:

  • Texto;
  • Áudio;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Infográfico.

Por meio dele, é possível envolver as pessoas e gerar valor para elas, o que cria uma percepção relevante da marca em seu mercado de atuação.

Todo e qualquer tipo de empresa, como uma especializada em assessoria empresarial, pode investir em Marketing de Conteúdo, pois trata-se de uma ação versátil e muito vantajosa.

Mas antes de saber quais são suas vantagens, é importante entender que aquele tempo em que os consumidores eram obrigados a assistir aos comerciais de TV já acabou.

O consumidor moderno assumiu um papel mais ativo na relação de compra e venda, e por isso é capaz de escolher o tipo de conteúdo que deseja consumir e de que forma vai interagir com ele.

Nesse contexto, a companhia precisa produzir exatamente aquilo que seu público-alvo deseja consumir, e é aqui que entra o conteúdo valioso.

Mesmo assim, ainda existem algumas empresas com dificuldade em focar no desejo da audiência e não nos produtos e serviços que vendem.

Mas, se você quer trabalhar com Marketing de Conteúdo precisa criar materiais focados em solucionar problemas, esclarecer dúvidas e educar o público-alvo. Quando isso é colocado em prática, a venda é apenas uma consequência.

Além de ser útil, transmite a mensagem certa para as pessoas, no momento em que elas mais precisam. 

É dessa forma que um fabricante de elevador carga e descarga vai superar as expectativas dos consumidores.

Então, eles vão compartilhar os materiais e possibilitar que o negócio atinja um público ainda maior. 

Feito isso, a corporação cumpre a missão de ajudar o público quando as pessoas realmente precisarem.

É o caminho para construir uma imagem de autoridade e conquistar a confiança do consumidor, que vai procurar o seu negócio sempre que precisar. 

Por essa razão dizemos que a venda é uma consequência do Marketing de Conteúdo e não seu objetivo.

Como criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo?

Para criar materiais de qualidade, o primeiro passo é saber se organizar, levantando todos os pontos necessários dessa estratégia.

Primeiro, é necessário fazer um planejamento, deixando claro quem são os responsáveis pelas tarefas que serão desempenhadas e de que forma elas devem ser atingidas.

Depois, é o momento de elaborar a persona do negócio, que nada mais é do que o cliente ideal da empresa.

Sendo assim, uma loja de persiana rolô sob medida vai levantar informações, como necessidades, desejos, problemas, dentre outras, comuns entre seus clientes. Com isso, fica mais fácil criar materiais que façam sentido.

Portanto, é o momento de começar a criar os conteúdos, que como dissemos antes, podem assumir diferentes formatos, e você deve escolher aquele que mais se adéqua às características da sua persona.

Após isso, é importante pensar no modo como eles serão distribuídos, ou seja, em quais canais serão veiculados, como blog, site e compartilhamento nas redes sociais.

Por fim, é chegado o momento de mensurar os resultados, algo fundamental para se certificar de que seus conteúdos têm o desempenho que você esperava.

Nesse sentido, uma escola de aula de dança forró deve analisar o tráfego, SEO (Search Engine Optimization), interações sociais, networking, dentre outros.

Agora que você já sabe como essa estratégia deve ser elaborada, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre suas vantagens. 

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Alguns gestores e empreendedores se perguntam por que deveriam investir em Marketing de Conteúdo. Bom, em primeiro lugar, cerca de 73% das empresas já adotam essa estratégia.

Além disso, a maioria das que ainda não trabalham com ela, pretendem começar em breve, assim sendo, estamos falando de uma das maiores tendências do Marketing Digital para o próximo ano.

Analisando essas informações, fica claro que qualquer organização precisa considerar seriamente o Marketing de Conteúdo. Só que além de acompanhar o mercado, trabalhar com ele traz muitas vantagens, como:

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma importante métrica que mostra o quanto uma empresa investe em Marketing e Vendas para conquistar clientes.

Se uma empresa de churrasco em domicílio não gasta muito para conquistar seu cliente e ele gera uma receita que cobre as despesas, então isso significa que ele está dando lucro.

É por essa razão que o objetivo de qualquer corporação é reduzir o valor dessa métrica ao máximo. 

No entanto, a maioria vai na contramão e acaba injetando dinheiro em estratégias pagas.

Apesar de darem resultado, elas só vão trazer respostas enquanto houver investimento, ao contrário do Marketing de Conteúdo que continua prosperando, mesmo depois de muito tempo.

Sendo assim, a companhia continua colhendo seus frutos, mesmo depois que o investimento já se consumou.

Ajudar a gerar mais leads

De nada adianta o seu site receber milhares de visitas se você não coleta informações sobre seus visitantes. 

Isso porque você não saberá nada sobre essas pessoas e por isso não pode criar conteúdos que geram oportunidades de conversão.

Hoje em dia, gerar leads é o objetivo da maioria das empresas, como no caso de um fabricante de avental de cozinheiro. E praticamente todas elas conseguem isso por meio do Marketing de Conteúdo.

O melhor de tudo é que tudo é feito por meio de uma estratégia sólida, que trará resultados mesmo com o passar do tempo. 

Em outras palavras, seus conteúdos de hoje vão atrair tráfego para o seu site amanhã.

Aumenta as vendas

Outra coisa que as empresas querem (e precisam) é gerar vendas e apesar de esse não ser o objetivo do Marketing de Conteúdo, as vendas melhoram consideravelmente.

Isso acontece porque uma empresa de limpeza de couro sintético vai produzir materiais para conduzir os leads dentro do funil de vendas, preparando-os para as tomadas de decisão.

Educa o público-alvo

Não é raro encontrar empresas às quais o público não compreende bem as características de seus produtos e serviços e como eles podem ajudá-los.

Se este for o caso do seu negócio, saiba que o Marketing de Conteúdo é capaz de esclarecer todos os questionamentos do cliente e ensina às pessoas tudo o que elas precisam saber para tomar uma decisão de compra.

Mas, para que isso aconteça, é fundamental que o material seja de elevada qualidade, pois é assim que ele vai quebrar objeções e argumentar com o usuário.

Durante todo o processo de conversão, o potencial cliente cria total consciência sobre a marca e suas soluções, fazendo uma compra mais assertiva.

Dessa forma, os clientes de um fabricante de banco mobilete branco vão se sentir mais satisfeitos com a empresa, após a aquisição.

Aumenta o engajamento

Por fim, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia se você quer aumentar o engajamento dos consumidores com a sua marca.

Materiais de qualidade criam um relacionamento próximo e constante com uma audiência seletiva, que pode se tornar defensora da marca.

Conclusão

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para os negócios que querem construir uma imagem de autoridade e referência em seu mercado de atuação.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o seu conceito, como planejá-lo do jeito certo, e assim ter acesso a todas as suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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