Nos últimos anos, a tecnologia transformou os hábitos de consumo. Para se adaptar à nova realidade, o profissional de marketing teve que se reinventar e buscar o Marketing Online, além dos serviços tradicionais.

Grande parte das empresas priorizam o profissional de Marketing de Internet frente a outros cargos: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin em 2020, ocorreu um aumento de 74% nas contratações do setor. Além disso, há expectativa de aumento de 75% da área em 2022, de acordo com a Salesforce.

Isso se deve principalmente ao crescimento das mídias sociais e ao engajamento dos consumidores com conteúdos digitais. Dessa forma, uma empresa que sabe aproveitar as estratégias de Marketing Online no seu negócio está à frente do mercado.

Contudo, com o crescimento da categoria há um aumento natural na concorrência por oportunidades na área. Deseja adentrar no ramo do Marketing? Conheça algumas dicas que separamos para garantir uma entrada segura.

O que é Marketing Online?

Antes de iniciar sua jornada na área é preciso conhecê-la!

O Marketing de Internet nada mais é que um conjunto de estratégias e ações que são realizadas na internet, com o objetivo de atrair tráfego, gerar novas vendas e desenvolver uma identidade de marca para a empresa. É uma das principais formas de comunicação direta entre empresa e público, personalizada e no momento exato.

São diversas frentes de atuação, além de técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com o objetivo principal do Marketing. Apesar das ferramentas serem úteis em diversos momentos, é importante analisar sua realidade para definir as estratégias mais assertivas.

Como começar na área do Marketing Online?

    A base para se tornar um profissional da área é a formação clássica em marketing ou outras áreas de comunicação. Entretanto, cursos de especialização no marketing digital são diferenciais para a carreira. São necessários para que o profissional possua uma visão ampla e ao mesmo tempo mais específica no que deseja atuar.

Uma ótima opção de curso de marketing online são os criados por Alex Vargas FNO, empreendedor digital e profissional da área há mais de 17 anos. São diversos conteúdos em blogs e cursos voltados para quem deseja iniciar e se especializar em uma carreira em marketing – seja na atuação direta na área, como empreendedor digital ou até mesmo, afiliado.

Eventos como seminários e congressos também podem servir como diferenciais em um processo seletivo, além de tornarem o profissional atualizado de temas relevantes. A experiência de ouvir outros profissionais experientes também deve auxiliar na construção da sua carreira.

Apesar de ser importante criar uma base de conhecimento, a prática é imprescindível se destacar em relação aos demais profissionais. Buscar estágios que não exijam experiência prévia é uma ótima forma de aplicar todo seu aprendizado.

5 habilidades essenciais ao Marketing Online

Para realmente entender como usar o Marketing Digital, você também precisa entender as habilidades básicas para se destacar no mercado. Listamos abaixo as 4 competências essenciais ao bom profissional do ramo:

  • Pensamento analítico

O pensamento analítico está relacionado à capacidade de analisar uma situação de forma crítica e compreender o que fazer em seguida.

A cada ano, se torna mais importante que os profissionais consigam analisar dados e possam extrair informações por meio deles. Cada análise gera ideias para a tomada de decisão nos negócios.

  • Pensamento criativo

Outra competência essencial é a criatividade. É o que diferencia o profissional na solução de novos problemas e é importantíssima para a criação de campanhas de marketing digital.

  • Capacidade de adaptação

Vivemos em um mundo onde especialmente o meio digital muda rapidamente. O profissional de marketing deve estar sempre preparado para se adaptar e evitar a perda de oportunidades.

  • Conhecer bem o mundo digital

A última (e não menos importante) habilidade é o conhecimento do meio digital. Como já dito, é um meio que muda rapidamente e por isso, compreender os temas de maior relevância e as estratégias existentes é um requisito básico para a atuação na área.

Quais as carreiras em Marketing de Internet?

Por fim, sabendo que o Internet Marketing é um grande guarda-chuva com diversas áreas, ele atende a diversos perfis de profissionais.

Para aqueles que desejam uma carreira e experiência corporativa, é possível trabalhar como social media, conteúdo e social CRM, por exemplo. Cada cargo precisará se especializar em um tema específico, mas é possível atuar de forma ampla também dentro da área de Marketing de uma empresa.

Já para aqueles que desejam uma atuação autônoma, a criação de um empreendimento digital irá demandar – entre outras competências – conhecimento na área de comunicação. Muitos profissionais atualmente também atuam com o marketing de afiliados, associando seu nome e sua renda a infoprodutos na internet.

Conclusão

As possibilidades de carreira são diversas, atendendo a todos os perfis e necessidades. Para quem deseja uma carreira nessa área em constante mudança, é preciso ficar atento às novas tendências e tecnologias que acompanham a categoria, garantindo um diferencial frente ao mercado.

Deseja se aprofundar mais no tema? Conheça outros conteúdos do blog que podem te ajudar a alavancar sua carreira em Marketing Digital.