Todo motorista precisa saber quais os itens para ter no carro em casos de emergência, embora os motoristas urbanos possam prescindir de alguns desses itens, pois nunca estão muito longe de um mecânico, se você mora em uma área rural ou está planejando uma longa viagem, é sempre uma boa ideia verificar alguns itens essenciais antes de pegar a estrada.

Mesmo que tenha contratado uma boa empresa de busca proteção veicular, há situações em que se tiver os itens corretos no veículo não será preciso acionar a franquia do seguro, por exemplo, ao ter os cabos auxiliares para passar a carga de outro carro para a bateria.

14 Itens para ter no carro em casos de emergência

14 Itens para ter no carro em casos de emergência

A seguir, confira quais os itens para ter no carro em casos de emergência e identifique quais estão faltando em seu veículo:

1. Manual do Proprietário

Verifique o seu porta-luvas ou onde quer que você mantenha o manual do proprietário para se certificar de que ele está realmente lá. O manual do proprietário fornecerá informações importantes, como níveis recomendados de combustível e PSI – Pressão dos Pneus, além de outras informações importantes que serão exclusivas do seu veículo. 

Ele vem com o seu carro, então se você nunca o tirar de dentro do veículo, nunca terá que se preocupar com o paradeiro dele.

2. Informações de reparo do carro

Recomendamos manter  as informações de reparo do carro, bem como formulários de solicitação de seguro de proteção veicular, todos no mesmo local. Os registos de reparação automóvel ajudam-no a vender ou a reparar o seu veículo, fornecem informações importantes sobre o histórico do veículo e podem ser deduzidos como despesas comerciais.

3. Licença, Seguro e Registro

Pode parecer óbvio, mas você deve sempre ter sua licença, registro e seguro no carro sempre que estiver dirigindo. Especialmente quando o novo cartão de seguro chega pelo correio, lembrar de colocá-lo no porta-luvas pode levar meses. E enquanto isso, você está circulando sem a documentação principal exigida pelos policiais e por lei.

Espero que você não seja parado, mas é lei ter esses documentos sempre que estiver dirigindo. Saber que você está pronto e em dia com sua papelada torna cada viagem ainda mais tranquila e segura.

Mantenha todos os seus documentos importantes do carro em uma pasta de arquivo no porta-luvas:

  • Manual do proprietário
  • Recibos de manutenção do carro
  • Habilitação
  • Seguro
  • Informações para contato de emergência
  • Contato de guincho
  • Documento do carro. 

4. Macaco de pneu, pneu sobressalente e chave de roda

Nada é tão frustrante quanto descobrir que seu pneu sobressalente está furado ou que você esqueceu seu macaco na garagem. Portanto, certifique-se de ter um macaco, um pneu sobressalente inflado e uma chave de roda no carro. 

Se você tiver dois desses itens e não o terceiro, é tudo inútil. Essas três coisas andam juntas, então certifique-se de tê-las todas. Alguns carros têm porcas de travamento especiais, portanto, certifique-se de ter uma chave de porca, se for o caso.

5. Cabos de ligação

Se a bateria do seu veículo acabar, nem sempre é eficiente ou mesmo provável que você possa contar com um transeunte útil para fornecer um empurrãozinho. Os cabos de ligação por si só não são suficientes para acelerar o motor novamente. Por causa disso, você também precisará de um reforço de bateria de emergência, ou seja, pedir ajuda de outro motorista. 

Claro, a assistência na estrada do seu provedor de seguro auto é sempre uma opção, mas muitas vezes a espera é mais longa do que o previsto, o que pode ser um problema se você estiver atrasado ou em uma situação perigosa.

Cabos jumper são relativamente baratos, custando menos de R $100 na maioria das lojas de varejo ou online. Uma bateria descarregada costuma ser sempre uma surpresa e super inconveniente. Mas se você se deu ao trabalho de comprar cabos de jumper e praticar a inicialização de uma bateria, seu carro e, o mais importante, seu dia, não ficarão parados por muito tempo.

6. Medidor de Pressão dos Pneus

Este pequeno gadget vem a calhar! Ninguém pode simplesmente olhar para um pneu e saber exatamente quanto ar foi perdido e quanto precisa ser adicionado. É fácil descobrir, no entanto, com um medidor de pressão dos pneus.

Mesmo que um pneu específico não pareça especialmente baixo, as verificações de rotina de todos os quatro pneus são sempre incentivadas. Garantir que a pressão dos pneus esteja correta melhora o manuseio, prolongará a vida útil dos pneus e aumentará a economia de combustível do veículo.

7. WD-40

Quantas vezes você se esforçou para soltar uma porca ou parafuso do seu carro? Esteja você trocando sua placa, soltando porcas ou silenciando uma porta rangendo, o WD-40 é um ótimo item para sempre ter no carro. 

Esse spray é indicado para evitar a corrosão de metal e liberar peças presas, ou seja, se estiver com dificuldades para remover uma peça ao trocar o pneu, use um pouco do produto para ajudar. 

8. Suprimentos de limpeza

Ter certos itens de limpeza e higiene no carro não vai salvar sua vida, mas pode te poupar muita frustração. Mantenha estes itens em seu carro para uma viagem mais limpa e fácil:

  • Sacos de compras reutilizáveis
  • Toalhas de papel
  • Tecidos
  • Lata de lixo do carro
  • Garrafas de água
  • Kit de primeiros socorros

9. Kit de primeiros socorros

Você nunca sabe quando vai precisar de um kit de primeiros socorros. A vida tem um jeito de causar arranhões inesperados em você, especialmente se há passageiros no veículo ou crianças. Pode ser preciso limpar um corte ou enfaixar uma parte do corpo. 

Se você passa muito tempo em seu veículo, é muito mais conveniente ter um pequeno suprimento de itens médicos essenciais à mão.

Seu kit deve incluir itens como curativos adesivos, pomada, compressas de gaze, tesoura e luvas. Se você não quer pensar muito sobre todas as pequenas probabilidades e fins que você pode precisar, você pode comprar kits pré-fabricados online. 

10. Lanterna Tática

Boa sorte tentando trocar um pneu à noite sem uma lanterna. Mantenha uma lanterna tática forte em seu carro para os momentos de manutenção mais sombrios que atingem até os melhores de nós em algum momento ou outro. Se a sua lanterna precisar de pilhas, mantenha algumas delas no porta-luvas também.

As lanternas táticas são usadas pela polícia e pelos militares, portanto, além de emitir muito mais luz, também podem ser usadas como ferramenta de autodefesa pessoal.

11. Triângulos e/ou sinalizadores reflexivos

Juntamente com uma lanterna tática, triângulos refletivos e/ou sinalizadores são suas salvaguardas noturnas. Se você parou no acostamento por um período prolongado de tempo, coloque esses itens essenciais de segurança em torno de seu veículo. 

Eles oferecem visibilidade aprimorada para o tráfego contínuo, diminuindo a possibilidade de você ser atropelado por motoristas desavisados ​​enquanto aguarda a ajuda de que precisa.

12. Kit de ferramentas

Apenas no caso de você precisar de uma tesoura, uma chave de fenda ou uma ponta afiada, uma boa ferramenta multifuncional lhe dará paz de espírito sabendo que você tem tudo isso e muito mais. Aqui estão alguns favoritos dos usuários de várias ferramentas.

13. Martelo de carro

Esta pequena ferramenta pode salvar sua vida! Embora você possa usar sua lanterna tática para quebrar a janela de um carro em caso de emergência, muitas pessoas reclamam que esse recurso não funciona completamente.

É muito mais fácil quebrar uma janela e escapar de seu carro com um martelo de carro ou uma ferramenta de fuga de emergência. A maioria vem com um cortador de cinto de segurança também. Todos os carros devem ter um montado para facilitar o acesso.

14. Líquido Limpador de Pára-brisas

Para evitar os riscos potenciais causados ​​pelo respingo de inverno e combater o lodo da estrada e a lama que atacam sua janela, você precisará de um backup de fluido do limpador.

Sem visibilidade, saia da estrada! O fluido do limpador de para-brisa é o seu maior sistema de apoio quando se trata de manter a estrada visível e seu caminho livre durante esses meses de clima imprevisível.