estratégia de marketing

Como direcionar uma estratégia de marketing? Esta é a pergunta que muitos gestores e empreendedores fazem quando estão começando a investir nessas práticas.

Mas, antes de pensar em como direcionar suas ações, é fundamental pensar na melhor estratégia de marketing para os objetivos do negócio. Esta sim é uma pergunta valiosa e que vai ajudar a fazer o direcionamento das estratégias.

As empresas precisam saber com quais opções devem contar e quais delas funcionam melhor para alcançar os objetivos, reforçar a autoridade da marca e atrair clientes, e existem muitas ações voltadas para esses propósitos.

Não conhecer boas estratégias e não saber como direcioná-las gera apenas gastos e não leva a lugar algum. Prejudicar os investimentos é algo que nenhuma companhia deseja, mas se o marketing não for bem planejado, é isso que acontece.

Entretanto, muitos têm dificuldades na hora de fazer valer a pena cada centavo investido e tem gente que não sabe nem mesmo como começar. Se você está nesta situação, leia este artigo.

Vamos explicar o que é estratégia de marketing e listar algumas dicas para direcioná-las do jeito certo. Confira.

O que é estratégia de marketing?

Estratégia de marketing nada mais é do que um conjunto de ações que ajudam a divulgar produtos e serviços, vendê-los e ainda constroem uma imagem positiva para a empresa.

Mas, nem toda ação pode ser considerada uma estratégia, pois é muito mais fácil fazer investimentos equivocados nesse setor.

Muitos empreendedores acompanham as tendências, mas não consideram as características de seu público e os objetivos do negócio.

Por exemplo, uma empresa especializada em desentupimento investe em marketing de conteúdo porque seu público deseja conteúdos relevantes sobre os assuntos pertinentes a esse mercado.

Contudo, outra empresa faz esse investimento apenas porque a maioria dos outros negócios também o fazem, mas seus materiais não têm boa qualidade, por isso, não colaboram com o aumento do tráfego e ainda geram muitos gastos.

Além disso, independentemente da ação que a companhia deseja adotar, ela precisa ser inserida em um planejamento e fazer parte de um projeto.

O planejamento é usado para definir quais práticas funcionam para a corporação, enquanto o projeto monitora e avalia os resultados obtidos.

Principais elementos de uma estratégia de marketing

Para que as estratégias de marketing da companhia tenham bons resultados, é necessário levar em consideração vários fatores e eles precisam estar de acordo com o objetivo e a área de atuação do negócio.

Só que isso varia muito de uma marca para outra, mesmo assim, existem alguns elementos que precisam fazer parte de qualquer estratégia. São eles:

Escolher bons canais

Fora do mundo físico, a corporação precisa de bons canais para se comunicar com o público, e a internet oferece diferentes recursos para isso, como:

  • Plataformas de streaming;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Links patrocinados;
  • Blog.

Um fabricante de bolsa transversal feminina não precisa estar presente em todas as redes sociais, apenas naquelas onde seu público está.

Os outros canais devem ser escolhidos de acordo com os objetivos e propósitos do negócio, além das características do público.

Usar boas ferramentas

Assim como é necessário escolher os canais adequados, também é fundamental saber escolher as ferramentas para colocar as estratégias de marketing em ação.

Elas ajudam a descobrir o que atrapalha a otimização das páginas, como está a velocidade do site, encontrar boas palavras-chave, melhorar as conversões, efetuar vendas, realizar testes e analisar o desempenho.

Criar uma persona

Criar uma persona é fundamental para compreender perfeitamente o público, e assim direcionar melhor as estratégias de marketing. Se não há direcionamento, dificilmente os resultados serão positivos.

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal e reúne várias informações aprofundadas sobre essa pessoa, como idade, sexo, motivações, necessidades, desafios, entre outros.

Por falar na persona, chegou o momento de aprender um pouco mais sobre como direcionar as estratégias de marketing, e existem várias maneiras de fazer isso.

Dicas para direcionar as estratégias de marketing

Uma confecção de uniforme para manicure precisa direcionar melhor suas estratégias de marketing, se quiser obter os melhores resultados com os seus investimentos. Algumas maneiras de fazer isso são:

Saber com quem vai se comunicar

O primeiro ponto é definir para quem direcionar as estratégias de marketing, ou seja, saber, exatamente, com quem o seu negócio vai se comunicar.

Para que a comunicação aconteça, é fundamental que os 2 lados estejam envolvidos e um deles precisa tomar a iniciativa.

O maior erro das companhias é acreditar que todo mundo vai se interessar por seus produtos e serviços, mas, para a maioria dos consumidores, nem a solução mais completa do mundo será boa o suficiente.

Quando o cliente quer comprar alguma coisa, como lona de circo, considera suas preferências, necessidades e avalia várias afinidades entre ele e o produto.

Nesse contexto, para direcionar as estratégias de marketing do jeito certo, é necessário saber o alvo que pretende atingir, o problema é que a solução resolve, o público que possui esse problema e as características que ele apresenta.

É a partir disso que a organização cria a sua persona e sabe com quem deve se comunicar. Mas, é fundamental considerar suas dores, localização, poder aquisitivo, afinidades, faixa etária e outros índices comportamentais.

Estabelecer valores e ideais

A empresa só vai conseguir se conectar com o público certo por meio de um bom relacionamento, mas as pessoas só querem se relacionar com marcas que possuem os mesmos valores e ideais que ela.

As estratégias de marketing só funcionam quando a marca compreende o comportamento das pessoas. 

Além disso, a relação de consumo entre elas e uma fabricante de tela de proteção para cachorro que depende de um bom relacionamento.

Para ele existir, é necessário estabelecer uma conexão e a conexão é proveniente de várias estratégias e da formação de empatia e o compartilhamento de ideais, ideais de valores.

Em outras palavras, os clientes procuram empresas parecidas com eles e é assim que conseguem se relacionar e estabelecer uma conexão duradoura.

O negócio deve expor seus valores, missões e ideais e assim conquistar conexões com o público de maneira mais assertiva.

Basear-se nas leis de Kotler

Philip Kotler, também conhecido como guru do marketing, é uma referência na hora de direcionar as estratégias e investimentos.

Segundo ele, os profissionais precisam utilizar 3 pilares para construir uma estratégia de marketing direcionada e orientada a resultados.

Uma marca só consegue conquistar clientes recorrentes se tiver foco total no potencial consumidor, gerar comunicação e oferecer valor compatíveis com as características do público, além de entregar soluções expressivas que satisfazem a audiência.

Entender o que o público procura

Uma empresa especializada em gestão ambiental precisa saber o que o público procura com o seu negócio para estabelecer uma comunicação assertiva.

É por meio dessa definição que a companhia consegue mostrar seu valor e os benefícios daquilo que tem a oferecer.

Também é fundamental saber o que o público deseja ouvir da corporação, mas para descobrir esse ponto, primeiro é necessário ouvi-los.

É assim que seu negócio vai acolher a opinião de quem realmente importa e a partir disso criar estratégias de marketing personalizadas.

Com isso, uma empresa de aluguel de criofrequencia consegue conversar com sua audiência, trabalhar os interesses dessas pessoas e conquistar espaço para ser ouvida.

É necessário prestar atenção no público, lendo os comentários nas redes sociais, considerando as opiniões das pessoas, respondendo às mensagens, fazendo pesquisas e convidando o público para se expressar.

Saber entregar as estratégias de marketing

Se a corporação sabe quem é seu público, então fica muito mais fácil saber de que maneira vai transmitir sua mensagem para essas pessoas.

Isso envolve uma boa estratégia de comunicação, saber entregar valor e conectar todos esses fatores ao produto e serviço oferecido.

Para fazer isso, uma empresa de assistência técnica lenovo deve olhar para seu público e descobrir as respostas que ele procura.

Descubra em quais plataformas precisa estar presente, os formatos dos materiais que devem criar e avance com as estratégias de marketing.

Não se esqueça de trabalhar a jornada do consumidor de maneira integral, alimentando os leads com conteúdos valiosos, estabelecendo uma conexão com eles e oferecendo uma solução em cada etapa do processo.

Lembrando que é fundamental saber dosar a incidência de conteúdos de valor e as estratégias de vendas, pois isso também ajuda a direcionar melhor as ações de marketing

Considerações finais

Portanto, as estratégias de marketing são fundamentais para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, mas não basta apenas fazer um planejamento, é necessário saber direcionar essas práticas para as pessoas certas.

O maior diferencial do marketing digital não é alcançar uma grande quantidade de pessoas, mas, sim, alcançar as pessoas certas e no momento mais oportuno, e somente com o direcionamento é possível obter esse resultado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.