pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma metodologia usada para planejar, coletar e analisar informações sobre um empreendimento. Essa ferramenta gera conhecimento sobre o mercado e o público, identifica oportunidades e reduz riscos nas tomadas de decisão.

As estratégias de marketing de hoje em dia contam com ferramentas que trazem informações precisas sobre o mercado e o negócio, mas qualquer decisão relacionada a esses aspectos sempre envolve alguma incerteza.

Pesquisas e análises ajudam a entender como o mercado se comporta e reduzem a margem de erro em todas as ações tomadas pelo empreendedor ou gestor.

Mesmo usando essas ferramentas, é fundamental fazer um estudo de mercado para reduzir os riscos e identificar oportunidades em qualquer etapa da existência da companhia.

Entretanto, ainda que seja algo usual e fundamental, nem sempre os propósitos e métodos estão claros, o que pode prejudicar todo o investimento feito nesse tipo de pesquisa.

Para resolver esse problema, é necessário entender o conceito e a finalidade da pesquisa de mercado, como colocá-la em prática e descobrir os benefícios que traz para o negócio, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe!

O que é pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é um instrumento utilizado para compreender a situação do nicho onde o empreendimento está inserido, aumentando a efetividade de suas ações e reduzindo seus riscos.

É por meio dele que a empresa coleta dados importantes, que ajudam a tomar decisões acertadas e seguras. Dentre as informações obtidas estão:

  • Características comportamentais;
  • Hábitos de consumo;
  • Levantamentos sobre benchmarking;
  • Informações sobre os concorrentes.

Uma empresa descobre se anunciar por meio de lona outdoor é a melhor opção para seu público, dentre outros pontos fundamentais para várias decisões.

A pesquisa de mercado pode ser feita de duas maneiras diferentes, sendo uma delas a pesquisa primária ou a pesquisa secundária.

A pesquisa primária é realizada pela própria companhia ou por um profissional contratado para esse objetivo. A pesquisa secundária, por sua vez, é baseada em dados coletados e analisados por uma companhia especializada.

A finalidade desse processo é simplesmente compreender o mercado em questão, evitando erros nas tomadas de decisão por parte do empreendimento.

Razões para fazer pesquisa de mercado

Muitos empreendedores não compreendem a importância dessa pesquisa, pois acreditam que não é necessário estudar as estratégias de seus concorrentes para que seu negócio se torne mais lucrativo.

Mas, ao fazer isso, corre o risco de fazer com que sua empresa seja apenas mais do mesmo. É fundamental entender que a pesquisa de mercado não se limita apenas a analisar os concorrentes, pois seus estudos envolvem outro tipo de informação.

É assim que a corporação terá um panorama completo do cenário de seu negócio, conhecendo bem o ambiente onde está inserido, os desafios provenientes de suas ideias e estratégias,além de encontrar necessidades que ainda não foram atendidas.

Um fabricante de cilindro gnv também será capaz de inovar porque as informações levantadas trazem insights que vão embasar suas ideias, tornando-as muito mais realistas e plausíveis.

Por meio desse processo, é possível avaliar a viabilidade do negócio, testar campanhas, produtos e serviços, explorar diferentes nichos de mercado, criar segmentos, descobrir informações estratégicas e otimizar processos internos.

Passo a passo da pesquisa de mercado

Estudar o mercado é mais fácil do que parece, independentemente do porte ou segmento do negócio. Para colocá-lo em prática, é necessário usar o seguinte passo a passo:

1 – Definir os objetivos

A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos da pesquisa, ou seja, por qual razão ela está sendo realizada.

Ter um objetivo claro ajuda a planejar as perguntas e definir os critérios usados na coleta de informações.

Um restaurante com cardápios vegetarianos pode fazer essa pesquisa para desenvolver melhor o negócio, satisfazer as necessidades dos clientes ou determinar o sucesso ou fracasso que a empresa pode ter.

2 – Determinar o público-alvo

Não é possível fazer uma boa pesquisa de mercado se o público-alvo não estiver bem definido. Para ajudar nesse processo, é fundamental desenvolver a persona, um personagem semifictício que representa o cliente ideal do negócio.

Ela traz um entendimento detalhado que ajuda a construir as perguntas de maneira assertiva, e assim obter dados úteis.

Se a pesquisa for mais generalista, o ideal é direcioná-la para o público-alvo, mas se o propósito for determinar, por exemplo, o nível de satisfação dos clientes, então ela deve ser direcionada para a persona.

3 – Definir um método

Depois de escolher para quem a pesquisa é direcionada e qual é o objetivo do empreendimento, chegou o momento de definir um método, que pode ser uma enquete, entrevistas ou uma observação.

Uma empresa de vistoria pode optar por outras modalidades, e muitas delas ajudam a obter dados concretos dos clientes ou potenciais clientes.

É importante selecionar uma amostra de campo, pois ela ajuda a entender claramente o funcionamento do mercado.

4 – Coletar as informações

O número de pessoas será utilizado como amostra e é assim que a corporação vai conseguir coletar os dados, mas é necessário projetar o instrumento.

Deste modo, se a metodologia escolhida for uma entrevista, então é necessário elaborar um questionário e a partir disso coletar as informações.

Esse processo pode levar dias, semanas e até meses, pois tudo depende do tamanho da amostra e do método selecionado.

A grande dificuldade é começar a pesquisa quando a empresa não tem uma audiência construída, neste caso, uma boa opção é conversar com pessoas próximas, como no caso de amigos e conhecidos.

5 – Estudar a concorrência

Estudar a concorrência é um dos passos mais importantes na pesquisa de mercado, afinal, dessa forma, um fabricante de persiana blackout descobre onde está errando e acertando.

Para analisar os concorrentes, é necessário utilizar algumas ferramentas, como o Google Keyword Planner.

6 – Analisar os dados

Depois de coletar todas as informações necessárias, chegou o momento de analisá-las. Isso deve ser feito de maneira detalhada, sem subestimar comentários e dados estatísticos, independentemente de sua relevância.

Faça um relatório reunindo todos eles e determine as soluções que precisa para melhorar cada vez mais sua empresa e adaptá-la ao mercado em que está inserida.

Vantagens da pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado trazem benefícios muito claros, e ainda assim, esse método não recebe a devida importância. Mas ele gera impactos muito positivos para os negócios, como:

Conhecer melhor o público

Há um coletar dados específicos sobre o público, fica mais fácil definir a persona, e ter esse entendimento completo sobre a audiência ajuda a tomar decisões precisas.

Todos os processos de uma empresa de envidraçamento de sacada podem ser melhorados, desde o desenvolvimento de seus produtos até as estratégias de comunicação utilizadas.

Compreender os concorrentes

Toda companhia precisa conhecer seus concorrentes para conduzir melhor suas estratégias e conquistar espaço entre os consumidores.

Tenha em mente que eles são fontes de informação e experiências que podem agregar ao seu negócio de muitas maneiras, por isso, não devem ser ignorados.

Identificar oportunidades

Essa pesquisa mostra os pontos positivos e negativos da área de atuação, oferecendo oportunidades para detectar demandas com antecedência.

Todos esses dados podem transformar os rumos da corporação, portanto, precisam ser devidamente coletados e analisados profundamente.

Mensurar o mercado

A pesquisa mercadológica feita por um centro de distribuição funciona como um pente fino que identifica o perfil dos consumidores, novas tendências, segmentos lucrativos e a performance dos produtos e serviços.

Também ajuda a estimar o limite de vendas do público, adequando a produção ou a compra de insumos para evitar prejuízos.

Analisar o desempenho do mercado

O mercado é formado por diferentes empreendimentos e fornecedores, como no caso dos prestadores de serviços, profissionais de comunicação, distribuidores, e assim por diante.

Se um de seus elementos está tendo problemas, todos os outros serão impactados, portanto, é fundamental se adaptar a esse acontecimento, antes de fazer uma promoção ou pensar em um plano de expansão.

Desenvolver estratégias competitivas

Uma empresa de administração de condomínio precisa investir em maneiras de inovar e se reinventar, o que inclui novos produtos e serviços, além de saber abordar o público e conquistar a preferência das pessoas.

Ao estudar seu mercado, reúne dados que ajudam a elaborar estratégias competitivas, analisar os concorrentes e entender quais são as expectativas dos consumidores em determinado momento.

Considerações finais

A concorrência entre as empresas é cada vez maior, mas consegue sair na frente aquelas que são capazes de compreender seu mercado, incluindo todos os seus elementos, como clientes, concorrentes e fornecedores.

Para ter essa compreensão, é fundamental investir em uma pesquisa mercadológica, e seguindo o passo a passo que mostramos neste conteúdo, seu negócio terá todos os insights necessários para inovar e crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.