Não é novidade para ninguém o quanto o ser-humano acabou destruindo o meio-ambiente para conseguir benefícios próprios e ferramentas que pudessem ser úteis a sociedade em geral, ou simplesmente, para conquistar recursos desnecessários, a história da humanidade está repleta de degradação ambiental, e influências diretas no mau ambiental que acabaram gerando a situação que chegamos nos dias de hoje. 

No meio de tudo isso, com um planeta cada vez mais machucado, o termo sustentabilidade tem ganhado força dentro do mercado, e as pessoas estão se preocupando cada vez mais em melhorar as questões sociais e ambientais, e uma das melhores formas de fazer isso é utilizando justamente a tecnologia

Com a evolução tecnológica cada vez mais presente em nosso cotidiano, essa pode ser uma ferramenta importante não só para automatizar tarefas de trabalho ou facilitar o uso de uma dobra de chapa, mas também, serve para solucionar problemas vinculados à sustentabilidade, mas a pergunta é: como?

No texto de hoje, iremos mostrar como o uso da tecnologia pode ser impactante na solução de problemas sociais e ambientais, incluindo é claro, a sustentabilidade, bora ver como usar os recursos tecnológicos que temos em nossas mãos para auxiliar o planeta terra? Então vamos lá!

Tecnologia e sustentabilidade, qual a conexão entre elas?

Podemos dizer que a história que envolve a sustentabilidade e a tecnologia é vivida em uma relação de extremos, durante muito tempo, para o desenvolvimento de recursos tecnológicos, o meio-ambiente acabou sendo prejudicado devido a exploração humana em busca de mais e mais recursos, e é claro, de uma evolução tecnológica frequente dependente deles. 

Além disso, a produção de determinadas tecnologias provenientes da revolução industrial, conseguiram causar grandes estragos ambientais, como a poluição da água, do ar e do solo, e o esgotamento de recursos naturais através de uma alta exploração. 

Em contrapartida, a tecnologia tem papel importante para corrigir os erros cometidos e apresentar soluções para problemas ambientais e até mesmo sociais, graças a ela, é possível desenvolver programas voltados para a sustentabilidade, como a redução do consumo de energia, eliminar resíduos da forma correta, facilitar a construção de sistemas ambientais e por aí vai. 

A tecnologia também pode ser muito bem explorada dentro das questões sociais,além de ser uma excelente ferramenta para ajudar nas questões básicas da rotina, como na realização de um aluguel de empilhadeira, a tecnologia tem um papel importante como a melhoria na educação trazendo informação para todos de forma igualitária, identificação de problemas de saneamento básico e segurança, e resolução de condições precárias de vida. 

hand holding young plant on soil and green nature background. eco concept

Tecnologia como ponto de preservação ambiental

Acredite, são inúmeros os pontos que podem ser utilizados pela tecnologia como forma de preservação ambiental em diferentes aspectos, primeiro, vale destacar que, se executada da forma correta, a tecnologia pode auxiliar na obtenção de energia, usando tanto a solar quanto a biogás, o que reduz consideravelmente, o consumo de energia. 

Outro ponto de destaque são os desenvolvimentos dos produtos biodegradáveis, que graças ao desenvolvimento tecnológico, podem ser produzidos em massa de maneira extremamente simples, e acredite, o debate sobre o lixo tem se tornado um ponto cada vez mais constante. 

Os chamados Wetlands também aparecem como um destaque a ser explorado, esses que são sistemas biológicos que servem para realizar o tratamento de esgotos, cuidando da água e de seus efluentes, desenvolvendo filtros que conseguem acelerar a degradação dos resíduos orgânicos presentes nos esgotos. 

Por fim, podemos também destacar as lâmpadas LED, que podem funcionar de maneira automatizada com o uso de apps, o que assim como as energias solares e de biogás, também ajudam na redução do consumo de energia. 

Além disso, existem diversos pontos no qual a tecnologia pode ajudar a sustentabilidade, entre seus beneficios, vale destacar: 

  • Diminui as emissões de poluentes, 
  • Reduz o consumo de energia;
  • Recupera subprodutos valiosos;
  • Minimiza os problemas de eliminação de resíduos;
  • Viabiliza o alcance da ecoeficiência nas companhias;
  • Facilita a construção de sistemas de gestão ambiental;
  • Torna os processos de produção mais limpos.

Como é possível usar a tecnologia para ajudar o meio-ambiente?

Como vimos acima, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sustentabilidad, como o uso de copo de papel biodegradável é, principalmente quando lidamos com a chamada preservação ambiental, entre os principais destaques, o uso de diferentes fontes de energia, a diminuição de resíduos e até mesmo o tratamento de águas e efluentes são considerados destaques; 

Para isso, é preciso que a adoção da tecnologia seja feita de forma gradativa, sanando primeiro as necessidades básicas e depois sendo implementada de forma mais complexa, acredite, cada pequeno detalhe que é incorporado já pode fazer um grande diferencial ambiental.

Quanto mais a tecnologia é usada para o bem da sustentabilidade, melhor serão os resultados, assim como o uso de um detergente concentrado para a remoção de determinadas manchas, por tanto, é preciso investir pesado dentro desse setor. 

Práticas simples e sustentáveis para adotar dentro das empresas

Um ponto que merece destaque são as práticas sustentáveis que podem ser adotadas dentro das empresas que conseguem combinar a tecnologia, sustentabilidade e facilidade na rotina, entre elas, podemos sugerir a implementação completa da presença digital. 

Quanto mais uma corporação se entrega para o mundo virtual, mais os seus processos ocorrem apenas de forma online, o que reduz consideravelmente, os gastos de matérias-primas e de material físico para a sua execução. 

Outro ponto que merece destaque é o uso do Home office, quanto mais os trabalhadores atuarem de casa, menores serão os prejuízos ambientais, como o uso do transporte que degrada o ar e até mesmo os gastos de materiais que ocorrem dentro de um empreendimento. 

Por fim, ainda é possível implementar novos softwares que substituem algumas ferramentas arcaicas e obsoletas, como o uso do papel, por exemplo. 

Exemplos de tecnologias sustentáveis que são promissoras

Já citamos acima, alguns exemplos de tecnologias sustentáveis que podem ter um impacto ambiental extremamente positivo, como o caso na exploração das fontes de energias renováveis, mas além delas, ainda temos alguns que merecem destaque e podem ser extremamente promissores no futuro. 

O primeiro são os veículos elétricos, principalmente carros e caminhões, como não contam com a inserção de gasolina para seu funcionamento, eles não emitem CO2, CO ou NOx, sendo assim, são muito menos prejudiciais à atmosfera como um todo, evitando a emissão de gases poluentes. 

Outra tecnologia que merece destaque são as fazendas verticais, aqui o cultivo é feito sem o uso de agrotóxicos, economizando consideravelmente o uso de água e aproveitando totalmente o terreno com um cuidado especial em solo fértil. 

Por fim, vale destacar as tecnologias sociais, como o ensino EAD e os diferentes produtos que estão sendo implementados para facilitar a educação de forma geral, agora não é mais preciso o uso de uma broca para aço para fixar uma lousa, tudo é digitalizado, o que permite uma integração a todos e fornece uma educação muito mais simplificada. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.