Você pode até tentar se esconder ou fugir do futuro, mas acredite, essa será uma tarefa considerada impossível, não há como seguir o caminho contrário da evolução, e a cada dia que passa, o mundo dá mais um passo em busca da tecnologia e do conhecimento tecnológico cada vez mais constante.

A tecnologia pode até ter se tornado algo imperceptível na nossa rotina, como um acoplamento flexível na montagem entre dois eixos, mas assim como esse equipamento, ela tem um papel fundamental dentro do nosso cotidiano, e a tendência é que ela se torne cada vez mais constante. 

 A evolução e o desenvolvimento tecnológico têm sido temas cada vez mais recorrentes, e parece que o futuro já está cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano, mas como aproveitar essas novas inovações? Existem algumas tecnologias que são consideradas como emergentes, e que acabam impactando muito mais a nossa rotina, como tirar proveito delas?

No texto de hoje, iremos mostrar um pouco mais sobre a evolução e o desenvolvimento de tecnologias emergentes, o que esse termo representa e principalmente, como atuam três das principais delas: a realidade aumentada, a internet das coisas e o blockchain, bora conhecer mais sobre elas? Então vamos lá!

O que são tecnologias emergentes?

As tecnologias emergentes são aquelas tecnologias que têm o potencial de transformar por completo, o mercado, a sociedade e o ambiente ao seu redor, mas que ainda não conseguiram se consolidar de fato, sendo consideradas ainda em fase de desenvolvimento, ou sem o aproveitamento máximo do seu potencial. 

Muitas vezes, elas já são utilizadas dentro do nosso cotidiano, estando constantemente presentes na nossa rotina, a diferença é que ainda não foram totalmente exploradas, já que continuam sendo desenvolvidas e podem sofrer alterações em um futuro próximo, isso torna delas, uma verdadeira incógnita sobre o seu real potencial. 

Existem várias tecnologias que são consideradas emergentes e que ainda não sabemos qual é na realidade, o seu potencial máximo, não é como um selo mecânico que você já sabe que serve para selar o ambiente interno e externo e a sua função já é delimitada, as tecnologias emergentes muitas vezes, não tem um teto para o crescimento, e por mais que sejam usadas atualmente, o seu desenvolvimento ainda é uma incógnita. 

Abaixo, separamos três das principais tecnologias emergentes que existem, bora conhecer um pouco mais sobre elas e o seu desenvolvimento e evolução constantes? Então vamos lá!

Realidade aumentada, a interação entre o real e o virtual

A primeira tecnologia emergente que separamos é a chamada Realidade Aumentada, ou para os íntimos, RA, essa é uma tecnologia que vem se desenvolvendo cada vez mais e que ainda não foi totalmente explorado o seu potencial máximo, para quem não conhece, esse conceito se baseia na mescla interativa entre o mundo real e o mundo virtual. 

Ou seja, a R.A representa uma versão interativa de um ambiente real, obtido totalmente por meios de elementos visuais, sonoros, e outros estímulos sensoriais que são aplicados graças a tecnologias holográficas, podemos determinar que a realidade aumentada usufrui de três recursos básicos: a identificação 3D entre objetos reais e virtuais, as interações feitas em tempo real e a combinação entre os mundos físicos e digitais. 

Um dos exemplos mais comuns de uma tecnologia voltada para a realidade aumentada foi o famoso jogo que virou febre mundial, o Pokémon GO, onde mesclava elementos do mundo real com o mundo virtual, criando um cenário interativo e uma experiência única para cada usuário. 

Essa é uma tecnologia em franca ascensão e o seu desenvolvimento ainda promete muitas mudanças, mas já pode ser vista sendo usada em ambientes corporativos, fazendo com que o trabalhador atue de maneira remota porém tendo acesso a corporação como se estivesse presente dentro dela. 

Internet das Coisas, a conexão entre máquinas

A nossa segunda tecnologia emergente é a chamada IoT, ou Internet das Coisas, com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, diversos objetos utilizam recursos de rede e são conectados pelo Wi-Fi ou alguma outra conexão de internet ou tecnológica, com esses dispositivos em mãos e todos conectados, o manuseio e o diálogo entre eles, pode ser feito de uma maneira extremamente facilitada e é aí que surgiu a IoT. 

Essa é uma tecnologia que consiste em conectar os objetos e fazer com que todos operem em uma única rede, conversando entre si, e facilitando a execução das suas tarefas dentro dos serviços de caldeiraria 

Sendo assim, essa tecnologia se baseia na troca de dados e em um sistema de conexão entre os próprios objetos considerados inteligentes, ela pode ser aplicada dentro da sua casa, para que alguns aparelhos como sua lâmpada LED, sua Smart TV, seu ar-condicionado e sua Alexa conseguem coletar dados e trocar informações entre si conectados em uma única rede. 

Também podem ser aplicados nos serviços que citamos acima, fazendo com que toda uma linha produtiva seja automatizada, controlada em um único ponto de acesso, e que os objetos dialoguem entre si com troca de dados constantes para realizarem determinadas operações. 

Parece um pouco complexo, mas a Internet das Coisas é uma tecnologia que ainda é emergente e está em desenvolvimento justamente pelo seu potencial, afinal, quantos mais objetos poderão ser incluídos nesse processo e utilizados para o desenvolvimento pessoal ou profissional de um negócio?

Blockchain e a rastreabilidade de dados

Fechamos nossa lista com o Blockchain, que nada mais é do que uma tecnologia que se popularizou devido a sua incursão dentro do mercado das criptomoedas, mas acredite, o Blockchain vai muito além do seu uso com as bitcoins. 

Essa é considerada uma rede de dados que funciona em blocos encadeados e totalmente seguros, sendo assim, essa é uma ferramenta que possibilita a rastreabilidade dos dados desde o seu início, isso porque, cada bloco traz como se fosse uma “impressão digital” do bloco anterior. 

Muito usada em fintechs e no desenvolvimento de criptoativos, o blockchain aparece como uma tecnologia crucial para as empresas que devem lidar com a privacidade tecnológica, transferências de dados e até mesmo para o rastreamento de cadeias produtivas da indústria e da agricultura, por exemplo. 

Elas são consideradas emergentes pois podem abranger uma imensidão de temas, atuando tanto na parte da proteção de dados e sua rastreabilidade como até mesmo no auxílio na criação de novos NFTs. 

Outras tecnologias emergentes

As três tecnologias citadas acima estão entre as principais da linha emergente, porém é claro que existem muitas outras que merecem um certo destaque, assim como uma caixa de pizza personalizada que foge bastante do padrão. 

Entre elas, podemos destacar o Big Data, a Biotech, o Chatbot, a Computação cognitiva, o Data Mining, o Deep Learning, os Drones, as Energias renováveis, a Engenharia genética, a Geolocalização, a Impressão 3D, a Inteligência Artificial, o Machine Learning, as Moedas virtuais, a Nanotecnologia, a Realidade Virtual, a Realidade Mista, as Redes neurais, a Robótica, os Sensores, a Visão computacional e os Wearables. 

Todas essas são tecnologias emergentes que estão cada vez mais em desenvolvimento e vale a pena terem uma atenção especial, para serem aplicadas tanto na sua empresa quanto até mesmo dentro do seu cotidiano. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.