Design de Sites

Design de Sites é uma área que desenvolve interfaces digitais, como o layout de sites e os aplicativos usados na internet. Os profissionais que trabalham no setor criam páginas usando linguagens, como no caso do HTML.

É um trabalho voltado para o design e layout das páginas, além de produção de conteúdo e costuma ser aplicado no desenvolvimento de site. A parte visual da plataforma é de responsabilidade do CSS, e utiliza elementos em HTML.

O designer trabalha todos esses elementos para construir o site porque eles vão definir a maneira como as páginas serão exibidas nos navegadores.

A criação da plataforma pode ser feita por meio de ferramentas como Adobe Dreamweaver, recurso que exige do profissional um conhecimento além dos códigos. Também pode ser feito por meio de CMS para gerenciar conteúdos.

Uma das plataformas mais conhecidas é o WordPress por que traz diversos templates que funcionam como a base do site, e a tarefa do web designer é instalá-los, considerando os desejos do cliente.

Mas o design pode interferir no engajamento dos usuários, assim como as cores e outros elementos afetam a interatividade e algumas tecnologias contribuem com o engajamento dos usuários, e o artigo vai mostrar um pouco mais sobre eles.

Os impactos do layout e da navegação

Layout e navegação são dois elementos que podem afetar o engajamento dos usuários. A empresa pode investir em um banner de abertura personalizado porque esse elemento é muito popular e ajuda a gerar engajamento.

Funciona por meio de fotos, vídeos e outras artes usadas na abertura da plataforma, sendo esteticamente agradáveis e importantes para mostrar ao visitante o conteúdo disponível.

Uma confecção de uniforme operacional feminino também pode trabalhar com storytelling para vender seus produtos, ao mesmo tempo em que transmite mais relevância, sem invadir o momento do usuário.

Com essa estratégia, existe a possibilidade de usar pequenos objetos interativos ou que são totalmente inspirados no storytelling. A prática é bastante atraente e ajuda a desenvolver a narrativa.

Outra opção favorável para aumentar o engajamento do visitante são os botões de CTA (chamada para ação) porque eles estimulam os usuários a realizarem uma ação. Essas ações podem ser:

  • Download de material;
  • Preencher um formulário;
  • Solicitar orçamento;
  • Comprar.

Mas para que a chamada de ação funcione, é muito importante se atentar às cores, textos, tamanhos e à localização do botão.

Por fim, para aumentar o engajamento, o desenvolvedor do site pode incluir botões de compartilhamento, visto que os internautas podem chegar à plataforma por meio das redes sociais, comentários em fóruns, sites de avaliações, entre outros.

Uma clínica com auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso pode estimular esse tipo de conversa para aumentar o tráfego e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Como os elementos afetam a interatividade?

Os elementos visuais do design de sites podem afetar consideravelmente a interatividade do usuário. Por exemplo, no caso das cores, são maneiras efetivas de transmitir a identidade da marca.

O uso da cor é algo subjetivo, emotivo e excitante, e a paleta precisa integrar cores amplamente usadas. No caso de tons mais brilhantes ou fortes, podem ser empregados para chamar a atenção do usuário a um ponto específico.

Por outro lado, cores mais suaves são usadas nos elementos de fundo e nas divisões de leitura do texto.

A maneira como as cores são empregadas e a acessibilidade precisam estar sempre juntas. Isso porque 8% da população é considerada daltônica, e podem confundir o verde e o vermelho.

Tendo isso em vista, a cor não deve ser a única forma de comunicação, pois o mais importante é usar ícones e textos que reforçam a ideia que a interface quer transmitir.

Ao escolher as cores de seu elemento de interface, uma empresa de assistência técnica smart tv Panasonic precisa ter em mente aquilo que deseja comunicar e de que maneira os diferentes tons vão transmitir o significado à primeira vista.

Boa parte do conteúdo encontrado na internet é textual e os usuários costumam interagir mais com os textos do que com outros elementos da interface. Por essa razão, a tipografia precisa de bastante atenção.

Ela também colabora com a identidade visual e muitas empresas conhecidas são provas disso. Uma boa fonte é legível e fácil de ler e seu design deve permitir que o usuário percorra uma linha horizontal, podendo ler grandes blocos de texto.

Quanto mais simples for a fonte, melhor, pois não cansa a vista, como no caso das tipografias decorativas. Seus caracteres precisam ser facilmente identificáveis, principalmente em títulos e textos menores.

No que diz respeito à acessibilidade, o texto precisa ser considerado, visto que fontes muito pequenas aumentam a dificuldade da leitura, desestimulam o visitante e impedem que ele leia todo o texto do site ou aplicativo.

Uma casa de repouso terceira idade precisa estar atenta porque a mesma situação acontece no espaçamento entre as linhas de seu site. Quando o espaçamento é maior, a sensação de cansaço é menor.

A cor de fundo no texto também é relevante, visto que um contraste negativo pode torná-lo ilegível, até mesmo para visitantes que não têm problemas de visão.

As imagens e ícones são muito importantes para melhorar o modo como a marca se expressa. Também conseguem evocar emoções, mas seu uso não deve ser desordenado porque podem distrair o usuário.

Os ícones são representações gráficas que ajudam a expressar uma ideia ou funcionalidade, evidenciando informações complexas e fornecendo ao usuário uma noção do tipo de ação que precisa realizar.

Por fim, outro elemento importante do design que afeta a interatividade do usuário é a hierarquia visual. Dentro do site de um pet shop banho e tosa perto de mim, refere-se à apresentação de elementos visuais no layout.

É fundamental que tenha clareza para comunicar as informações, pois só assim o usuário vai saber o que precisa fazer e possibilitar que ele realize essa ação.

Como a tecnologia contribui com engajamento?

Existem tecnologias de interatividade que contribuem com o engajamento dos usuários, é o caso dos chatbots e plugins.

Compreender seu funcionamento é muito importante porque pesquisas mostram que apenas 5% dos leads são convertidos em negócios, e eles são provenientes de anúncios e pesquisas orgânicas que não são focadas em aumentar a venda.

Gerar link de alta qualidade é fundamental para qualquer empresa, entretanto, pode ser uma tarefa difícil quando o cliente acessa o site em busca de informações.

Diante desse cenário, uma empresa de laudo ambiental cetesb precisa estar preparada para responder perguntas. É necessário disponibilizar informações para conquistar a confiança das pessoas e coletar seus dados.

O consumidor moderno só compra quando está convencido de que vai fazer um bom negócio. Um dos maiores obstáculos para conquistar clientes é que existem muitos visitantes que mostram interesse, mas não se decidem pela compra.

A companhia pode até variar as opções e disponibilizar uma equipe que vai oferecer as soluções adequadas para os consumidores, mesmo assim, o retorno pode ser baixo, mesmo diante de muito esforço e tempo.

Também existem métodos convencionais para gerar e coletar leads, mas com poucos retornos, fazendo com que a taxa de conversão fique entre 0,5% e 2%.

Para resolver esse impasse e atrair clientes que realmente queiram comprar kit gnv 5 geração, a empresa pode usar o chatbot em seu atendimento. Esse ajudante automático está pronto para responder qualquer pergunta, 24 horas por dia.

Trata-se de um programa autônomo de comunicação que utiliza a linguagem humana, e por meio da inteligência artificial, consegue aprender e realizar tarefas para o visitante.

O recurso é excelente para capturar leads na primeira etapa do funil de vendas. Eles podem prever a localização do consumidor no ciclo de compras e o mercado imobiliário pode utilizá-los para ajudar os agentes a aumentarem suas conversões.

Muitas companhias construíram uma plataforma de chatbot para responder as perguntas mais comuns, e com isso entender as interações do visitante trazendo mais facilidade para gerar potenciais clientes.

O chatbot usado por uma clínica de oftalmologista veterinário 24 horas pode interagir com os visitantes de maneira mais efetiva do que os atendentes humanos e ainda reduzir os custos com pessoal.

Seu trabalho vai desde o primeiro contato do cliente com a marca e pode participar de toda a jornada de compra, se assim a empresa quiser.

Considerações finais

O design de um site é crucial para que os usuários possam se engajar com os conteúdos e realizar as ações que a empresa espera em seu canal institucional.

Todos os seus elementos são primordiais para alcançar os propósitos da organização, fazendo do site uma verdadeira fonte de renda para o negócio, além de aumentar o nível de satisfação do visitante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.