tempo para treinar? Inserir os exercícios na rotina

Escolher algo que gosta e incluir música durante os exercícios são dois ótimos exemplos para te animar

Cuidar do corpo é essencial em qualquer fase da vida. Até mesmo as crianças devem ser incentivadas a se exercitarem e terem uma rotina ativa. Para elas é até fácil, afinal, tudo vira brincadeira, mas como ficam os adultos que não gostam de treinar?

Para algumas pessoas a palavra academia causa calafrios, sem contar que não se sentem bem no ambiente que, no lugar de incentivar, acaba desmotivando a atividade física. 

A boa notícia é que com os equipamentos de ginástica certos você pode se exercitar em casa. Basta encontrar o melhor horário e um programa de exercícios que te agrade. Confira dicas para os inserir de vez no seu dia a dia!

1 – Comece com exercícios curtos

Você não precisa iniciar com duas horas seguidas ou uma sequência de cinquenta abdominais. Muito pelo contrário, a ideia é estimular o corpo aos poucos e começar com exercícios mais curtos.

Dez repetições são suficientes e trinta minutos por dia são ótimos para quem não estava acostumado a colocar o corpo em movimento. Depois, conforme você se acostuma, aumente o tempo e as repetições.

2 – Tente treinar pela manhã

Nem todas as pessoas vão se adaptar com essa sugestão, mas pode ser interessante se exercitar logo depois de iniciar o dia. Tome seu café da manhã e vá caminhar ou fazer algo que gosta.

Se você é uma pessoa diurno, mantenha o treino nesse horário. Agora, se for mais noturno, notará que seu pico de energia é à noite, então, vale considerar a troca de horário se sentir que a manhã te desmotiva.

3 – Opte por algo que você gosta

Uma das causas mais comuns da desistência de se exercitar é não ter identificação com o exercício praticado. Tudo realizado apenas por obrigação, não é legal e acaba não tendo o resultado esperado.

Vale testar o que mais te agrada. Pode ser uma simples caminhada, corrida ao ar livre, patins, bicicleta ou pilates. Experimente e veja o que você conseguiu fazer sem ficar contando os minutos para acabar.

4 – Adote hábitos saudáveis

A mudança de hábitos também é um ótimo primeiro passo para se interessar pela atividade física. Troque o elevador pelas escadas, tanto no trabalho quanto no seu condomínio, faça algumas coisas a pé e saia para passear com o cachorro ao menos uma vez ao dia.

Além disso, o cardápio deve ser observado com calma. Diminua os industrializados e experimente incluir mais alimentos naturais. Você ganha mais disposição para atividades simples como dar uma volta na quadra.

5 – Foque mais na frequência

Outro erro comum é focar no peso e nas repetições, ignorando a frequência. Mais vale você fazer trinta minutos de caminhada todos os dias do que quatro horas uma vez na semana.

Quanto mais dias você inclui na rotina de exercícios, mais o seu corpo vê isso positivamente. Então, opte por algo todos os dias, ou três vezes na semana do que um único dia de atividade física intensa.

6 – Troque ideias com outras pessoas

Encontre um grupo de pessoas que também quer deixar o sedentarismo de lado. Parece algo bobo, mas um incentiva o outro. Vocês podem combinar de mandar os dias que estão se exercitando, qual atividade fizeram e até fotos ou vídeos.

Se você tem alguma dúvida, por exemplo, sobre qual o melhor canal do YouTube com aulas de pilates para fazer em casa, também vale tirar as dúvidas com esse grupo. Indicações são muito bem-vindas!

7 – Deixe o treino mais animado

Se exercitar em silêncio nem sempre é agradável. Há quem goste de focar apenas nas repetições, mas para outras pessoas a música é indispensável. Se esse é o seu caso, tente deixar tudo mais animado.

Quando for se exercitar, traga uma playlist com músicas mais agitadas. A exceção é a ioga, que pede mantras e músicas mais lentas.