SEO

Garantir um bom destaque dentro do mundo empresarial pode ser um dos fatores mais importantes para o crescimento de uma marca. Por isso, o SEO tem se tornado uma das grandes estratégias dentro do mercado digital.

Essa busca existe desde os primórdios do mundo comercial, podendo ser observada em diversos momentos da história, uma vez que as estratégias de vendas e de destaque começaram a surgir nesses períodos.

A feira livre, ou o que veio a ser conhecido como marketing boca a boca, passou a ser um fator importante na antiguidade e, também, na idade média, onde os produtores puderam fazer com que seus produtos se destacassem.

Logicamente, tudo isso tinha a ver com a qualidade do que era oferecido, garantindo que o mercado confiasse naquela empresa para fazer algum item, como é o caso de sapatos ou utensílios domésticos de uma forma geral.

Entender a respeito desses elementos pode fazer com que haja uma compreensão do porquê essas estratégias nunca desaparecem, já que elas são as responsáveis por criar uma estrutura de mercado cada vez mais ampla.

Se, hoje em dia, há uma possibilidade de criar uma precisão grande na hora de impactar um segmento, isso tem a ver com todos esses mecanismos de destaque que começaram a ser criados há milênios.

É claro que foi o surgimento do marketing que deu origem a todas as ferramentas que fizeram com que o século XX e XXI fossem os momentos mais importantes para a criação desse novo mercado.

Entender a respeito de tudo isso pode fornecer algumas pistas do porquê que uma empresa de impermeabilização de piso de granito, hoje em dia, precisa qualificar o aparecimento de seu serviço na hora de uma pesquisa.

Afinal de contas, quando um cliente busca por esse tipo de serviço é porque, certamente, ele está fazendo uma reforma em sua casa e, por isso, é importante que a empresa seja apresentada na hora certa.

Inbound marketing: um novo momento

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o mercado de hoje foi revolucionado pelas ferramentas digitais, o que deu origem a alguns aspectos essenciais que precisam ser levados em consideração.

Hoje em dia, já não há mais o mesmo padrão de consumo que existia no mundo analógico, uma vez que as pessoas estão inseridas em um contexto que facilita ainda mais suas pesquisas e compras.

Nesse caso, quando uma pessoa busca por algum produto ou serviço ela entrará em uma série de sites procurando os melhores resultados para aquilo que está sendo procurado.

Portanto, o inbound marketing é um ponto essencial, uma vez que ele visa criar uma lógica de atração e conversão de leads.

Isso é fundamental, uma vez que as estratégias mais tradicionais, também conhecidas como outbound marketing, estavam preocupadas com uma lógica de como criar desejo.

A partir das dinâmicas obtidas pelas ferramentas digitais, é preciso pensar em como criar uma lógica em que as empresas consigam passar pela concorrência proporcionada dentro desses ambientes.

Por exemplo, uma empresa pode criar uma série de conteúdos para que haja uma atração maior de leads, uma vez que isso fará com que ela consiga se diferenciar em seu mercado.

No entanto, é preciso que tudo isso esteja integrado a uma lógica de SEO, o que pode ser um elemento central na hora dos mecanismos de busca entregarem aquela empresa como algo com credibilidade.

Desta forma, o inbound marketing acaba sendo mais uma manifestação que as empresas precisam enfrentar para que elas sejam reconhecidas por seu mercado consumidor.

Entendendo o que é SEO?

Com base em tudo o que foi apresentado, pode-se concluir que uma das estratégias mais importantes que surgiram dentro desses contextos foi, justamente, a criação da lógica SEO, já que ela pode lidar com a entrega de resultados cada vez mais sólidos para os clientes.

Essa é uma estratégia que consegue compreender os valores implementados dentro de uma lógica de busca orgânica, o que pode ser um diferencial para qualquer empresa, garantindo bons resultados.

O SEO, nesse caso, busca compreender quais são os critérios estabelecidos pelos mecanismos de busca para que uma empresa consiga se adaptar a eles, fazendo com que ela consiga um bom ranqueamento no meio digital.

Benefícios do SEO

Por ser uma postura que a empresa irá implementar em seu site, o SEO acaba sendo um fator importante para que haja uma otimização dentro de uma série de aspectos que vão desde a usabilidade da plataforma até a entrega em resultados de pesquisa.

Ao lidar de forma responsável com esses critérios, uma empresa que, por exemplo, trabalha com ferragem para forro de drywall pode atingir o cliente na hora e momento certo de sua reforma.

Por isso, é importante apontar para alguns benefícios que essa estratégia pode trazer para uma marca que está buscando implementar:

  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Maior destaque da empresa;
  • Potência competitivo;
  • Elevação de vendas.

Esses são apenas alguns dos padrões mais importantes que o SEO pode trazer para uma empresa, mas, para que isso ocorra, é preciso ter uma abordagem responsável a respeito do uso dessas ferramentas.

Como otimizar um conteúdo para SEO?

Atualmente, o SEO é uma estratégia bastante aplicada ao marketing de conteúdo de uma forma geral, o que pode ser um fator decisivo na hora de pensar em como fazer com que essa produção seja entregue.

Nesse caso, há algumas práticas que podem ser essenciais na hora de pensar em uma otimização do conteúdo para SEO.

Escolhas de palavras-chave

A escolha de palavras-chave faz toda a diferença na hora de pensar em um conteúdo em SEO, uma vez que é ela que irá informar ao mecanismo de busca que aquele site indexado está falando sobre o assunto da pesquisa.

Então, se um conteúdo que fala sobre empresa de limpeza e jardinagem fizer uso dos termos mais utilizados pelos clientes, há uma chance dele ser entregue em resultados mais altos.

Há, para isso, uma série de ferramentas que atuam dentro dessas estruturas, o que pode ser um fator importante nesse sentido.

Criar bons títulos e descrições

Ao indexar um site em um mecanismo de busca, é preciso entender com que aquele conteúdo será entregue.

Nesse caso, há alguns elementos importantes, como é o caso da produção de bons títulos e boas descrições.

Assim, uma loja conseguirá informar ao cliente e ao buscador que aquele conteúdo, por exemplo, fala sobre material gráfico para eventos.

Copywriting

Essa é uma estratégia complementar, uma vez que não é necessário entender de copywriting para estabelecer uma lógica de SEO.

Mas esse pode ser um elemento que vai garantir que o cliente continue na página, o que pode ser importante, já que a retenção é um ponto elementar para que haja um bom ranqueamento.

SEO e estruturas de um site

É fundamental entender, também, que o SEO precisa ser aplicado às estruturas de um site, sendo conhecido, também, como técnicas on page.

Por isso, é importante entender, também, quais são os critérios que podem auxiliar nessa dinâmica.

URL amigável

Uma URL amigável é um dos fatores mais importantes para que um mecanismo de busca consiga entregar alguns resultados importantes.

Nesse caso, é fundamental entender que, para que isso ocorra, é preciso que ela seja curta e descritiva, o que pode facilitar a compreensão do cliente e do buscador.

Sendo assim, uma loja conserto celular pode colocar em sua URL algumas palavras-chave que ela sabe que o cliente irá buscar.

Site responsivo

As plataformas de busca compreendem que grande parte de seus acessos são feitos a partir de smartphones e, por isso, é preciso que os sites estejam otimizados para esse tipo de exibição.

Um site responsivo, portanto, pode ser baseado em uma lógica que consegue otimizar esse tipo de resultado.

Um outro fator bastante importante é que o site consiga entregar uma navegação fluida e facilitada, uma vez que a experiência do cliente pode ser um elemento essencial dentro dessa lógica.

Assim, ao entrar em um site para contratar um painel propaganda digital, é preciso que, tanto a landing page, quanto a página de contratação sejam intuitivas.

SEO off page: criando autoridade

Um fator muito importante que os mecanismos de busca conseguem ver com bons olhos é a autoridade de um site.

Isso acontece, normalmente, a partir de uma lógica orgânica de link building, sendo uma estratégia que faz com que a empresa seja citada com backlinks em outros sites.

Nesse cenário, pode-se pensar em um site de eventos que pode fazer um backlink para uma empresa que faz ensaio fotográfico de aniversário.

Esse é um elemento que pode informar às plataformas que há uma lógica de confiança do ponto de vista da entrega desses elementos.

Considerações finais

Fazer-se presente no mundo digital pode ser um grande desafio para as empresas, mas há algumas estratégias que podem ajudar.

Portanto, o SEO é um grande aliado na hora de uma empresa pensar em como ela vai fazer para aparecer em uma pesquisa.

Se bem estruturado, esse é um recurso que pode fazer com que uma marca seja entregue dentro de uma pesquisa por rastreador GPS para caminhão.

Esse é um fator determinante que pode auxiliar na hora de produzir uma boa estratégia de inbound marketing.

Sendo assim, não há como fugir do SEO como um dos fundamentos mais importantes para uma produção de impactos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.