Como criar um kit de mídia de publicidade
Como criar um kit de mídia de publicidade
Como criar um kit de mídia de publicidade

Com a explosão de popularidade dos podcasts, parece que quase todo mundo começou um nos dias de hoje. Lançar seu próprio programa nunca foi tão fácil graças a ferramentas como Anchor.fm e Zencastr (entre outras).

Dito isso, muitas pessoas que lançam um podcast o fazem com a ideia de que vão ficar ricos ganhando dinheiro apenas falando em um microfone. Infelizmente, não é tão fácil. No entanto, é mais fácil do que você imagina.

Se você tiver um kit de mídia de publicidade sólido que mostre seu podcast e seu impacto entre o público, os patrocinadores definitivamente vão querer trabalhar com você. E é aí que o dinheiro começa a entrar.

O que é um kit de mídia de publicidade?

Simplificando, é um pequeno pacote de informações que você pode fornecer aos anunciantes e potenciais patrocinadores com todos os detalhes do seu programa.

Você quer torná-lo o mais polido possível, porque essas pessoas veem dezenas, se não centenas, de kits de mídia por semana. Então você quer ter certeza de que o seu se destaca (pelas razões certas).

Existem alguns elementos específicos que seu kit de mídia de publicidade deve incluir, tipo de padrões do setor que todos os anunciantes procuram.

  • quem você é e sobre o que é seu podcast
  • estatísticas, como número de downloads de episódios, usuários únicos etc.
  • outros programas ou redes afiliadas
  • outras parcerias e patrocinadores
  • demografia do ouvinte
  • quais tipos de anúncio você oferece e quanto eles custam
  • suas informações de contato

Se você puder juntar tudo isso em um único pacote conciso, terá um documento facilmente atualizado que pode evoluir como o seu podcast. O que trará ainda mais parcerias, patrocinadores e anunciantes.

Juntando para enviar

E em termos do que você realmente envia, até mesmo montar um conjunto de slides no PowerPoint ou no Google Slides permitirá que você tenha um documento bem projetado.

Além disso, se você nunca usou o Canva antes, sugerimos isso. Você pode não apenas fazer sua arte de podcast usando a ferramenta, mas também um kit de mídia de publicidade muito bonito.

Observação: se você acabar usando uma ferramenta como o Canva e um modelo pré-projetado, certifique-se de personalizá-lo com sua própria arte, recursos e cores para que ele represente você e não pareça uma cópia carbono de outra pessoa mostre apenas no caso de eles escolherem o mesmo modelo.

Para este artigo, estamos usando um modelo pré-fabricado do Canva para criar um kit de mídia de publicidade para um podcast e um host fictícios.

1. Quem você é e o que você faz

Ou, de outra forma, qual é a sua declaração de missão ? Por que você criou este podcast e o que você traz para o espaço que outros não trazem?

Não precisa ser uma declaração longa, mas precisa encapsular o que seu podcast e sua marca representam.

Algo assim:

O Superfun Happytime Podcast se esforça para ter uma discussão aberta e honesta sobre a realidade de trabalhar na indústria de jogos, fornecendo dicas para melhorar a narrativa em todas as mídias.

Não precisa ser nada complicado, apenas diga o que você está tentando fazer. E em termos do que você realmente envia, basta carregar o Canva, escolher um modelo e colá-lo ali mesmo.

Certifique-se também de incluir todas as informações relevantes sobre você e outros anfitriões, especialmente informações relevantes sobre trabalhos anteriores ou experiências que fariam com que anunciantes e parceiros queiram trabalhar com você.

2. Estatísticas

Este pode ser o elemento mais importante do seu kit de mídia de publicidade. Seus potenciais parceiros e patrocinadores querem saber exatamente para quem estão anunciando. E quantos deles existem.

Portanto, você precisará ter uma ideia sólida do seu número de downloads, geralmente dentro de um período de 4 a 6 semanas a partir do lançamento de um episódio.

Inclua também o total de downloads nesse período (o que também inclui episódios anteriores) e qualquer informação demográfica que você possa obter.

Alguns hosts como o Anchor fornecem informações demográficas, assim como o Spotify for Podcasters .

Em geral, você vai querer saber o máximo possível sobre seu público. Como região, país, idade, sexo, etc.

Este também é o lugar onde você inclui todos os assinantes de e-mail que você possa ter, estatísticas do site, estatísticas sociais e assim por diante.

Você quer se tornar o mais atraente possível, alcançando o maior número possível de membros do público em todas as plataformas.

3. Parcerias e Afiliações

Em seguida, você vai querer mostrar com quem está trabalhando e com quem já trabalhou no passado. Se você puder mostrar que trabalhou com outras empresas, é como uma página de referência para um currículo.

Se você ainda não tem parcerias, não se preocupe. Você pode simplesmente excluir este slide até encontrar alguns patrocinadores de podcast para listar.

E se você estiver afiliado a outras redes ou programas, esses tipos de slides são um ótimo lugar para incluí-los. Se você tiver alguma informação estatística sobre eles, inclua isso também.

No entanto, também é bom mostrar que seu alcance não é apenas uma propriedade única, mas múltiplos.

4. Tipos de anúncio e planilha de taxas

A parte mais importante do seu kit de mídia é a folha de preços. Geralmente, os patrocínios de publicidade em podcast são feitos por CPM, o que significa que você recebe um valor X por 1.000 escutas. Os anúncios lidos pelo host são os mais caros, pois são os mais genuínos e eficazes.

Você também pode incluir anúncios pré-gravados, que podem ser inseridos onde quiser. Geralmente antes, no meio ou depois do show (pre-roll, mid-roll ou post-roll).

Além disso, você pode trabalhar com patrocinadores para oferecer brindes ou tê-los em seu programa para uma entrevista ou trabalhar um tópico de episódio em torno do produto (ou tipo de produto).

Por exemplo, você pode se oferecer para fazer um episódio sobre seus audiolivros favoritos patrocinados pela marca de um determinado autor, onde você está criando conteúdo normal para o seu programa, mas pode vincular o tópico ao seu patrocinador à medida que avança no episódio .

As possibilidades de tipos de anúncio são quase infinitas e, muitas vezes, parceiros e anunciantes trabalharão com você para encontrar algo que funcione para ambos.

Informações de contato

E, finalmente, esses anunciantes e parceiros precisam saber como entrar em contato com você. Portanto, certifique-se de listar todas as maneiras pelas quais eles podem chegar até você. Mas certifique-se de incluir apenas maneiras que você verifica e responde regularmente.

Você não deseja que um patrocinador em potencial envie um e-mail para um endereço que você verifica uma vez por mês. Ou para lhe dar um telefonema se você nunca atender as chamadas.

Portanto, certifique-se de incluir uma variedade de maneiras para que eles possam entrar em contato com você com o mínimo de atrito possível.

Finalizando seu kit de mídia de publicidade

Escusado será dizer que montar uma folha de preços e um kit de mídia de publicidade pode ser uma tarefa assustadora. Afinal, é um único documento que representa toda a sua marca.

No entanto, se você dedicar tempo e energia para criá-lo para mostrar aos anunciantes o quão bom você é trabalhar, pode ser um dos melhores benefícios para sua marca que você pode imaginar.