clínica

O marketing é um meio de sucesso para qualquer tipo de negócio e quando falamos de clínica odontológicas, isso também se enquadram. 

Para que a clínica odontológica ganhe visibilidade, é importante investir no marketing e principalmente em suas boas estratégias, seja para fidelizar os clientes ou até mesmo atraí-los.

Sendo assim, o marketing pode ser entendido como uma função empresarial que cria continuamente um valor para o cliente e gera uma vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio de uma gestão estratégica.

O marketing para a odontologia, é focado em vendas, para atração de clientes e pacientes, para que eles possam fazer parte empresa fechar o serviço. Uma boa estratégia faz com que a empresa ganhe mais visibilidade, e quanto mais pessoas veem a empresa mais possíveis clientes  aparecerão.

Uma das estratégias é manter uma excelente identidade da empresa, toda vez que for conversar com o cliente, seja de forma online ou presencial, é o momento de passar a imagem da empresa, apresentando alguns benefícios que podem oferecer, como por exemplo o plano dental. Poderá instigar a curiosidade do cliente e fazer com que ele se aproxime.

Quais são as principais estratégias para se destacar no mercado odontológico?

Conforme os dias foram passando, muitas pessoas possuem o  contato com a tecnologia,envolvendo a internet, e algumas redes sociais também. O marketing também pode ser implantado no modo online, e quando o paciente for buscar a sua empresa na internet, ele irá encontrar algumas informações, como:

  • Onde se localiza;
  • Feedback de clientes anteriores;
  • Quais tipos de tratamento a clínica oferece;
  • Como o paciente pode se beneficiar.

Todas essas informações podem fazer parte de um site, até mesmo de alguma rede social que for específica. É importante dar todo apoio que o cliente precisa, e ter todas as informações fazendo com que ele não tenha dúvidas.

Como as redes sociais podem ajudar as clínicas?

Como foi dito, hoje em dia as tecnologias são muito importantes, em fazer um investimento nas redes sociais, pode ser muito benéfico para as clínicas, desde que as postagens sejam feitas de forma adequada.

Como as redes sociais, é possível trazer diversas informações da marca, mostrar benefícios além de posicioná-la e trazer uma visibilidade muito grande atingindo possíveis clientes.

Além disso, as redes sociais oferecem um novo formato de comunicação em que é possível mostrar o plano dental empresarial, por meio de posts, como vídeos e imagens e até mesmo fazer a oferta dos convênios.

Quais são as melhores ideias de promoções para clínica odontológica?

Uma das melhores ideias é oferecer os planos odontológicos da clínica e mostrar os seus benefícios. Esses benefícios podem partir da promoção dos planos odontológicos que são disponibilizados na clínica, como por exemplo o plano odontológico particular.

Com base nesse plano é possível apresentar ao cliente da melhor forma possível, porque o primeiro contato, pode fazer com que o cliente já tire uma conclusão sobre quem está vendendo e sobre a clínica, por isso é necessário saber conversar.

Em termos de promoções é importante ouvir o cliente e ver como ele pode estar efetuando a forma de pagamento, é possível fazer um desconto dependendo do jeito em que ele for pagar. Extremamente imprescindível apresentar o plano da melhor forma possível dando todos os detalhes sobre o plano odontológico completo.

Para eles também clientes que já passaram pela clínica e já fizeram parte do mesmo plano, e conseguiram resultados extremamente bons, isso fará com que ele ganhe uma confiança e veja que realmente o que está sendo passado para ele é efetuado de forma honesta, isso fará com que ele se torne um possível cliente.

Observe e tente analisar o que o cliente precisa, por exemplo se ele está se queixando de uma má oclusão, até mesmo dores de ouvido, significa que ele está precisando iniciar um tratamento ortodôntico, então apresente para ele um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção.

Como atender o cliente com mais excelência no consultório?

O atendimento é uma das etapas mais importantes dos processos de compras, através dele o cliente pode ter intenções positivas ou negativas, que mudaram todo o curso da negociação. É importante ter velocidade, porque o paciente espera isso da clínica, o atendimento deve ser necessário e preciso, sem muita enrolação.

Mais do que ser atendido, às vezes o cliente quer mesmo é ser escutado, e nesse momento você deve demonstrar real interesse em escutá-lo, isso é muito importante Porque dependendo do que ele falar, poderá aproveitar a oportunidade e oferecer um dos tipos de planos odontológicos.

É importante ser honesto, e só fale de fato o que é possível oferecer, é melhor perder uma venda quando a sua solução não é mais indicada do que poderá reputação oferecer algo que não irá solucionar o problema do cliente. É importante se colocar no lugar do outro, e nunca subestimar o cliente, seja sempre gentil, não fique escolhendo pessoas, atenda todos de forma igualitária.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.