Cores e Marketing

A utilização de cores para cada público alvo é muito importante, pois cada uma delas têm algo a se destacar, e escolher as que conciliam com o seu negócio é imprescindível.

Antes de qualquer coisa, é essencial a pesquisa de mercado, entendendo quais são as necessidades de sua persona – personagem fictício para demonstrar o cliente ideal –  e qual a melhor forma de se conectar com os seus possíveis clientes.

Com a ferramenta de crm gratuito, é fácil e prático conseguir entender os seus leads e o comportamento deles.

Ao entender quem é o público que você quer impactar, é hora de escolher a cor do seu logotipo que definirá a sua marca em todas as plataformas que forem utilizadas. 

É indispensável escolher uma cor que case com o que você quer passar ao seu consumidor. Caso contrário, não irá alcançar o impacto que almeja. 

O que é psicologia das cores? 

A psicologia das cores é um estudo que visa compreender como o ser humano se comporta através delas.

Com isso, os profissionais da psicologia estudam o que determinadas cores podem causar no subconsciente de cada indivíduo,  que podem trazer sensações de calma, raiva, desejo e diversas outras emoções. 

Para um profissional do marketing, é muito importante saber utilizar as cores de forma certa para atrair clientes ao seus negócios, aprendendo sobre cada elemento e sensações que causam.

Muitas empresas têm uma campanha incrível, porém se os ideais não baterem com as cores utilizadas em sua marca, tudo pode ir por água abaixo. 

O sistema crm pode te auxiliar a entender quais cores despertam as sensações que sua empresa quer impactar, conseguindo então sucesso nos negócios. 

Qual a relação do marketing e as cores? 

As cores no marketing influenciam diretamente na marca, podendo gerar diversas sensações positivas ou negativas aos consumidores. 

Os anúncios e propagandas são conhecidos a partir de um logotipo e cores que marcam a presença de uma companhia em específico.

Um exemplo são empresas de fast food que têm cores bem impactantes, que faz com que sempre saibamos do que se trata quando aparecem em algum lugar. 

As cores utilizadas têm como objetivo passar uma mensagem do que se trata, fazendo com que o consumidor sinta-se à vontade para se conectar à empresa. 

Para saber como utilizar as cores para sua marca, é necessário entender as regras cromáticas que possuem. Existem várias que podem combinar e não deixar o visual “estranho”. 

Com o sistema para representante comercial grátis é possível automatizar as vendas. Mas, para que tudo dê certo, descubra como sua marca pode demonstrar o sentimento que é preciso para despertar a atenção dos compradores.

Qual o significado das cores? 

Todas as cores podem significar algo e despertar emoções em diferentes formas em um consumidor, saiba o significado das principais colorações usadas no marketing: 

  • Vermelho, Laranja e Amarelo;
  • Azul e Verde;
  • Lilás, Roxo e Rosa;
  • Preto, Cinza e Branco.

A combinação de cada uma delas pode gerar diversos sentimentos aos usuários. Entenda quais!

  1. Vermelho, Laranja, Amarelo

As cores podem significar diversas coisas dependendo do contexto da marca, por exemplo o vermelho por ser uma cor forte, tem vários significados como paixão, violência e fome. Ele pode deixar evidente promoções, principalmente em varejos. 

Laranja é uma cor energética que pode significar criatividade, alegria e jovialidade, e é bem utilizado em lojas que tenham um contexto infantil e juvenil. 

Assim como o vermelho, o amarelo pode despertar a “fome”, por isso é tão utilizado em fast-foods. Em outros contextos, também pode significar animação. 

  1. Azul e Verde 

A cor azul transmite confiança e costuma ser utilizada em empresas de tecnologia para transmitir poder. 

O verde transmite calma, saúde e frescor, sendo usado em marcas de produtos naturais e hospitais para transmitir essas sensações.

  1. Lilás, Roxo e Rosa

O lilás e o roxo transmitem tranquilidade, respeito e sabedoria, podendo gerar paz para quem olha, por isso é tão utilizado em empresas que trabalham com espiritualidade. 

O rosa pode significar romance e inocência, por isso é aplicado em marcas femininas e infantis. 

  1. Preto, Cinza e Branco

O preto é uma das cores mais neutras que existem, podendo ter diversos significados, como mistério, elegância e força. Essa cor é muito usada em tipografias. 

O cinza também transmite neutralidade, por isso é utilizado em corporações e empresas de tecnologia, pois os significados das cores estão associadas a formalidade e modernidade. 

O branco é uma das cores mais utilizadas, podendo transmitir paz e neutralidade, e é muito usada em blogs para facilitar a leitura dos usuários.

Quais os benefícios de utilizar cores no marketing?

O benefício que traz utilizar cores ao marketing é poder definir seu negócio, marcando presença no mundo empresarial. 

Para se obter sucesso e entender como estão as vendas da sua empresa, se suas estratégias estão dando certo é importante usar um pipeline de vendas

Os maiores benefícios de utilizar as cores certas é ter uma identidade de marca forte, criando conexões com clientes e crescendo no mercado do marketing. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.